♪ City Pop Girls ♪

Arte de capa por Bárbara Malagoli (Baby C)
A era de ouro do Japão

Os anos 80 foram muito importantes para o Japão. O fim da guerra colocou o país em uma Bolha Econômica, uma época de muito dinheiro para os japoneses, que deu acesso à tecnologia e luxuosos bens de consumo. Essa era de ouro influenciou toda a cultura pop, especialmente a música. E aí surgiu o City Pop, um gênero musical que mesclava jazz, rock, sintetizadores, e outras muitas referências que vinham da América. O City Pop tem esse nome justamente porque representa essa o progresso do Japão economicamente em um visual urbano e tecnológico que guiava o país para um futuro promissor. Foi uma época glamurosa para a música, com muitos novos artistas (chamados de idol).

“Mas o que um gênero musical da época dos meus pais tem a ver com esse século XXI?”

Internet, bitches! A rede permitiu nossa entrada no túnel do tempo para garimpar e resgatar certas pérolas que ok, muitas vezes não fizeram parte nem da nossa cultura, mas que por isso mesmo se mostram tesouros. O vaporwave, que tem como base o uso de samples de músicas dos anos 70/80, lofi e outras batidas, desenterrou o City Pop (que nunca esteve morto). Pra quem ama as referências do Japão dessa época como um todo, como os animes e mangás clássicos, é um gênero musical que faz muito sentido reviver.

O YouTube é o canal mais incrível para essas descobertas. Mas vou deixar a dica para a melhor fonte de todas: a newsletter City Pop Weekly, criada pelo designer recifense Pedro Nekoi. Foi assim que conhecemos esse gênero incrível. Arigato!

Buscamos apenas as gatinhas que representavam o gênero para montar essa playlist (ainda que muito tristes pois muitas ficaram de fora por não estarem no catálogo do Spotify): Junko Ohashi, Minako Yoshida, Wink, Hitomi Tohyama entre outras lindinhas. Além disso, trouxemos novas artistas que se inspiram no City Pop, como a Asako Toki.
 

Siga a Ovelha no Spotify!

 

 
Assine a City Pop Weekly e conheça o trabalho do Pedro Nekoi! Aliás, ele também já fez uma playlist City Pop bem massa no Soundcloud, ouve lá! Arte de capa por Bárbara Malagoli (Baby C).
 

Tags relacionadas
, , ,
Mais de Nina Grando

Placenta em exposição: a arte de dar a vida

Nós já ouvimos falar sobre a ideia de ingerir sua placenta, uma...
Leia mais