D.I.U., uma experiência Intra Uterina ♡

Depois do texto sobre o coletor menstrual, fui abordada algumas vezes por migas, comentários e mensagens via foicebook, me questionando sobre o D.I.U.. Acho que é porque nós não ouvimos falar muito sobre esse método anticoncepcional e ele é bom porque é de longo prazo, podendo ser interrompido a qualquer momento. Mas antes de começar a falar sobre o D.I.U., quero deixar clara uma coisita muito importante:

Vou falar sobre a minha experiência com o D.I.U. e migas, nenhuma experiência é universal. Isso você pode levar a todos os campos da vida (dica de miga)! Então não vamos generalizar minha experiência, esse é daqueles casos em que é diferente pra cada pessoa.
 

Contexto Histórico Pessoal

Há quatro anos resolvi conhecer meu corpo sem estar sob o efeito de hormônios, no meu caso eu fazia uso do anticoncepcional oral, vulgo pílula, haha. Pra quem não sabe, a pílula anticoncepcional pode trazer muitos malefícios para o corpo, muitas vezes os médicos nem pedem exames para saber se é seguro que você possa pílula e já prescrevem porque é um dos métodos mais populares. MAS É PERIGOSO e pode baixar significantemente a sua libido, que é nada mais é do que sua vontade de trepar, desculpe meu francês. Além do que, existem alguns medicamentos que se tomados juntos com a pílula, podem enfraquecer seu efeito.

Então, eu pesquisei as minhas opções e resolvi colocar o o D.I.U., vou explicar passo a passo, sigam-me os bons.
 

MINHA EXPERIÊNCIA COM O D.I.U. PARA ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS

 

O que é o D.I.U.?

O D.I.U. (dispositivo intra uterino) é um método anticoncepcional que consiste em colocar dentro do seu útero um pedacinho de 2cm de cobre. Vou colocar uma foto senão vão achar que é uma parada medieval, mas na real parece mais com um bug do matrix. Brincadeirinha! Hahahaha. É em formato de ‘T’, parece mais um pula pula da década de 90. Sim sou velha, próximo tópico.

3

Existe mais de um tipo?

Migas, é o seguinte, existem dois tipo de D.I.U., o que libera hormônio (mais conhecido pela marca Mirena) e o que é só um pedaço de cobre mesmo. O que libera hormônio funciona como um anticoncepcional subcutâneo, ele vai liberando periodicamente pequenas quantidades de hormônio. Muitas mulheres até param de menstruar, mas como esse não era o meu propósito, coloquei o de cobre que não faz nada além de ser um objeto não identificado dentro do seu útero, tornando o ambiente inóspito para o espermatozóide, o fazendo morrer na praia. Muahahaha. Não é abortivo, tá? Só pra esclarecer, o D.I.U. mata os espermatozóides antes de chegaram ao óvulo, apenas. Ah, dado importantíssimo, dura de 5 a 10 anos, podendo tirar no momento em que você quiser.

 (ahã, fala mais)
(ahã, fala mais)

 

É caro pra colocar?

Olha, quatro anos atrás eu tinha seguro saúde, meu pai pagava e eu fiz num ginecologista gourmet que cobrou bem caro, em torno de 600 reais. Me arrependo de ter colocado nesse cara porque é de graça pelo SUS. Ouvi dizer que alguns planos de saúde cobrem, só é preciso fazer a solicitação, cheque isso no seu plano, se você se interessar.

(não, nem sou rica na real, hahaha)
(não, nem sou rica na real, hahaha)
 

Dói pra colocar?

Dói. Não vou eufemizar aqui não, dói pra caralho, mas é rápido. Sabe quando você bate o dedinho numa quina daí você tem umas mandingas suas pra dor passar? Tipo, pular, passar a mão, gritar de algum jeito bizarro (HUHUHU)? Pois é, não dá pra ~ controlar ~ essa dor. Você fica lá, naquela posição super agradável (só que não), toda arregaçada enquanto colocam algo dentro do seu útero. Mas é rápido, em 5 minutos já está feito. Ouvi dizer que em alguns consultórios que tenham laboratórios, estrutura e são autorizados, podem aplicar anestesia local.

O procedimento é bem simples, primeiro você tem que estar no final da sua menstruação para que o colo do seu útero esteja mais aberto do que o normal. Facilita a colocação. Depois x médicx insere um aplicador e aperta como uma seringa. Como um aplicador de O.B., sabem? E aí ele fica lá dentro do útero com uma cordinha pra dentro do canal vaginal, pra quando você quiser tirar, você ir ao médico mais e ele tira pela cordinha, como um O.B. mesmo. Não, a cordinha não me incomoda, nem sinto ela de nenhuma forma (não, nem transando).

tá, exagerei na escolha do gif, mas é rápido, prometo ♡
tá, exagerei na escolha do gif, mas é rápido, prometo ♡

 

Como é o período de adaptação?

Depois que você sai do consultório, fica uma cólica por alguns dias, mais forte que a normal. Seu corpo está se acostumando com um objeto estranho e é mais que natural que esse processo demore um pouco. Há perigo de inflamar, há possibilidade do corpo rejeitar, pode ser que seja mal colado e precise refazer o procedimento, e por isso é extremamente importante que você converse com x médicx, pra que você tenha confiança e siga as instruções do pós procedimento, que são básicas, mas necessárias. Se eu bem me lembro não pode trepar até tanto tempo (relaxa, última coisa que você vai querer é isso por causa da cólica), não fazer esforço, levantar peso, por uma semana mais ou menos. Você vai sentir o seu corpo recuperar e gradualmente pode voltar sem medo ao seu dia a dia.

Me perguntaram se eu tive crise de abstinência do hormônio. Se eu tive, não reparei, sempre oscilei muito na balança, nunca levei uma vida muito regrada pra perceber algum desequilíbrio nesse sentido.
 

Posso usar O.B. ou coletor menstrual?

Pode e pode. O D.I.U. fica dentro do seu útero, o absorvente interno tanto quanto o coletor ficam no seu canal vaginal, não há (pelo menos não deveria hahaha) muita proximidade entre os dois, ficam em lugares diferentes.
 

Previne DST?

Não, não previne D.S.T. alguma, só inibe a gravidez. O melhor método de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis continua sendo a camisinha.
 

Posso engravidar depois, se eu quiser?

Pode, sem dúvidas, tanto com o D.I.U. com ou sem hormônio. Não há nenhum impedimento na sua fertilidade, assim que retirou, já é possível engravidar.
 

Quais são os contras?

Olha, meu fluxo aumentou e minha cólica também. Imagina que pra expelir o sangue, o útero se contrai, e com um pedacinho de cobre dentro dele, pode aumentar sim a cólica. Dizem que só no primeiro trimestre, eu digo: não. Aumentou de vez, hahaha. Aumentou meu fluxo também, mas menstruo somente por 4 dias, e dois desses dias é tsunami mesmo, mas meu coletor segura numa bowie.
 

E os prós?

Bom, não engravidei nos últimos 4 anos, não tive que me preocupar nem uma vezinha com isso, não fico a mercê de hormônios, economizei até agora por volta de 2 mil reais e provavelmente vou economizar muito mais até eu decidir tirar.

 

(hue)
(hue)
 
 
Bom gente, é isso. Se quiserem me fazer mais alguma pergunta, podem deixar aí nos comentários que eu respondo se eu souber. Me desculpem pelas imagens toscas, o google images é muito ingrato com esse assunto, hahaha.

O que eu realmente espero é que a indústria farmacêutica libere logo os anticoncepcionais masculinos. Fico triste por terem liberado os femininos ainda com inúmeros efeitos colaterais. Mas como o post é só sobre minha experiência, fico aqui sem mais delongas, beixotas ~ ♡
 

Imagem de capa: Oh Joy Sex Toy, de Erika Moen.

Tags relacionadas
, ,
Mais de Bárbara Gondar

Assista: 3%, a série brasileira da Netflix

Nossa mãe, que rebuliço que deu essa primeira série brasileira original da...
Leia mais
  • Eu uso DIU. Já estou no meu segundo Mirena. Escolhi o Mirena porque não queria mais menstruar. Nunca gostei, nunca me dei bem com menstruação e nem com pílula. Já são mais de cinco anos sem menstruar, sem cólica e acho isso ótimo. Não acho antinatural não menstruar e faço o exame de ultrassom intravaginal sempre após a aplicação para ter certeza de que foi colocado direitinho. Mas é verdade, dói bastante, mas só nos primeiros 3 dias, depois você até esquece que usa o DIU. Bacana trazer o assunto, muita gente sofre com pílula e poderia ser bem mais feliz com o DIU e simplesmente não conhece essa outra forma contraceptiva.

    • barbarrá

      Eu tô querendo colocar o Mirena ano que vem. Cansei de cólica e fluxo grande e não pretendo engravidar nos próximos 5 anos. :)

  • Cara, confesso que sempre tive um pouco de medo. O mais curioso, que nunca entendi direito o motivo, é que (a maioria d)os ginecologistas sempre recomendam a pílula, adesivo ou anel vaginal, não o D.I.U.. Mas… por que? Porque é invasivo? Porque dói? Porque impede a gravidez por longos anos? Vou perguntar sobre isso pra minha gineco.

    • barbarrá

      Não sei! Dizem que é recomendado para mulheres que já tiveram filho, fico pensando talvez que seja porque o útero é maior e devem sofrer menos com cólicas? Eu nem escrevi isso mas a ~ bula ~ do DIU é uma parada de ficar com medo real, assim como a da pílula mas ninguém fala sobre isso!

      • Natália

        Coloquei ontem , e nunca tive filhos. A médica falou que em mulheres que nunca tiveram filhos, o canal e o útero são menores, então dói mais. Mas não é nada de insuportável… Se você falar que nao está aguentando, ela marca um dia com uma anestesia local (pelo menos a minha). Mas não cheguei a precisar disso.

        • Regiane Dos Santos Xavier

          Acho que o médico que irá colocar em mim não da anestesia, ao menos ele não falou nada sobre isso.

    • Nathalia Mayumi Tsukamoto

      Oi! A recomendação de não inserir DIU em mulheres que não tenham filhos é mais antiga, de um tempo em que não se seguia a técnica totalmente estéril, dessa forma as mulheres ficavam sujeitas a infecções e, consequentemente à infertilidade. Hoje já é liberado porque demonstrou-se que com a técnica adequada esse risco é mínimo.

  • Ana Paula Alcântara

    Vou ser bem sincera e dizer que seu post só me deixou com mais medo de colocar o D.I.U., hahahahahah Sou a pessoa mais frouxa e fresca, NO MUNDO, com essas coisas. Prefiro arrancar um dente do que ir ao ginecologista fazer aqueles exames super confortáveis (SQN). Mas estava considerando a possibilidade de colocar o D.I.U. já tem uns meses, pois tomo pílula a mais de 3 anos e sinto meu corpo sofrendo com isso (ela é de baixo teor hormonal, mas me causa alguns problemas, como cansaço extremo e baixa libido )= ). Fora isso, a questão “$$$” é um ponto bem interessante…. hehehe Tenho que ponderar minhas preferências, né? Alguns meses (MEDO!) sofrendo um pouco com o DIU ou anos sofrendo com a pílula?!
    Mas enfim, obrigada pelo seu post! Me deu muito no que pensar! ;)

    • barbarrá

      Olha, vou te ser muito sincera, esse medo não é algo subjetivo, haha, é real. Diu não é para todes, como nada é para todes, claro! Hoje em dia eu já gostaria de colocar o DIU com hormônio, sabe? não quero engravidar mas também tô cansada de ficar sentindo dor de cólica e ter fluxo grande. Como eu já sei como é a experiência da dor de colocar, fico um pouco mais tranquila, mas eu assumo ter medo da dor na hora de tirar. Já me falaram que é melhor do que a dor de colocar, mas eu acho que é história pra boi dormir. HAHA.

      Ou seja, desculpa por te fazer ficar com medo, haha. Eu também tive/tenho e eu acho muito chato que sejamos nós que tenhamos que passar por procedimentos sofridos pra não engravidarmos. :(

      • Ana Paula Alcântara

        Pois é! Nós nunca ficamos livres de sofrimento: ou sofre com hormônio, ou sofre com cólica, ou sofre parindo, ou sofre abortando… Cansei de brincar de ser mulher. :(

        Mas achei seu post super importante! Existem poucos artigos ou reportagens sobre esse assunto, principalmente escritos de forma tão sincera. Todas as vezes que li algo sobre DIU, era apenas sobre as vantagens dele sobre a pílula, com termos técnicos demais e estatísticas desnecessárias, e sempre abordado por um ginecologista. Nós precisamos saber sim, os prós, mas também precisamos saber os contras, pra decidirmos daí se é mesmo a melhor solução (ou não). Meu medo de colocar (e agora de tirar! O_O hahaha) o DIU não vai passar nunca, mas pelo menos agora posso tomar essa decisão mais informada! ;)

        • barbarrá

          Você tem toda razão! Quando eu coloquei foi um tiro no escuro totalmente, eu não sabia como seria! Que bom que você gostou do texto! :3

      • Regiane Dos Santos Xavier

        Espero que essa dor não seja pior que meu parto anormal. Estou com mega medooooo.

        • barbarrá

          Mulher, pior que o parto normal? Não, magina, não deve ser nem 1/4 dessa dor, hahaha! :) Eu nunca pari, então não tenho como dizer, mas, entre um bebê e um pedacinho de metal do tamanho de um clipe, tem muita diferença, hahaha! <3

          Devo ter deixado tantas mulheres com medo da dor que na hora H nem vai doer nada porque a expectativa não deve ser parecida com a realidade, hahaha <3

          • Regiane Dos Santos Xavier

            Tomara!!!! Obrigada!!!

          • Regiane Dos Santos Xavier

            Realmente, coloquei ontem e doeu bem menos do que imaginei, e nada comparado aos meus partos. Porém estava tb sob efeito da medicação, e mesmo sob efeito dela senti dor sim na inserção e após muita cólica.

          • barbarrá

            Falei, mulher! Hahaha :) Pois é, eu não tomei nenhuma medicação, mas daqui a pouco passa, demora uma semana em média pro corpo se acostumar. Mas caso você sinta que a dor não esteja diminuindo a cada dia, procure o seu médico!

          • Si Andrade

            Coloquei o meu hoje pelo SUS e teve anestesia, doeu mais é algo super rapido,compensa demais, agora estou com um pouco de cólica tomando diclofenaco de 8 em 8 hrs, mais ta tranquilo estou feliz por ter dado tudo tao certo.

          • Isabela B.

            Oi, tudo bem? Eu tenho 22 anos (sem filhos) e queriar colocar o diu de cobre pelo SUS, mas estou com um pouco de medo. Você sabe qual é a marca do diu que eles usam? Se é boa, conhecida e tal?
            Anestesia você pediu?

        • Viviane Antunes

          Entao coloquei hj estava com as maos soando de medo mas fui em um ginecologista muito bom … Na verdade na hora que ele colocou ‘eu’ realmente nao senti muita dor foi mais um desconforto por ficar naquela posiçao “agradavel” SQN logo depois senti uma colica terrível mas n foi maior do q a dor do parto (obs: tive dois filhos e os dois foram cesarias mas senti as dores da terrível contraçao agr vou torcer pra q este metodo seja eficaz

  • Sarah Portella

    Na hora de aplicação são 5 minutos seguidos de dor?A dor posterior é menor?É pior que a dor de uma cauterização?

    • barbarrá

      Oi Sarah, é uma dor que não dá pra controlar, é a dor de alguém colocando um negócio no seu útero, não é seguido, mas é bem aflitivo. A dor posterior é diferente, e uma dor de cólica, uma dor que a gente já conhece e sabe lidar, mas é constante. Nunca cauterizei nada, mas pode ser que cauterização seja pior, é só no colo do útero, né?

  • Regina Santos

    Uso DIU a 9 anos. Desde quando meu filho tinha 1 ano e 2 meses. Ano que vem vou tirar, mas não pretendo ter mais filhos.Então meu marido vai fazer vasectomia. Até pq ele não quer que eu tenha queda drástica e permanente dos hormônios e fique uma lesada na cama por causada laqueadura. Mas o único problema que tive com o DIU foi o aumento das cólicas e sangramento mesmo. Fiquei sangrando até 1 mês depois que coloquei, mas depois não tive o menor problema. Nunca deslocou, minha prima pôs e o dela saiu sozinho 1 mês depois. Uma conhecida teve rejeição. Mas eu nunca tive nada.Só tô com um problema pq acho que a cordinha do meu saiu.Já fiz diversos exames e todos os médicos dizem que não tem cordinha nenhuma aparecendo. Tô tentando imaginar como vou tirar ele.

  • Jana De Ross

    Oi Meninas, achei esse blog e resolvi compartilhar também minha experiência, pois realmente isso não é abertamente falado pelos ginecologistas. Acho que a maior parte deles receita pilula por enorme influencia da industria farmaceutica… achei um médico super contra hormonios artificiais. Tenho enxaqueca e quase morria de dor de cabeça com anticoncepcional, fora a falta de libido e inchaço. Estou com DIU há um ano e essa é minha segunda tentativa. Na primeira, confesso que doeu muito pra colocar, quase desmaiei, mas também sou fraca pra dor. Fiquei muito inchada e com muita cólica por uns dois meses, e sentia dor durante a relação. Resolvi tirar, me incomodou bastante. Mas encontrei outro médico muito legal que, ao contrário do anterior, disse que o convênio cobriria colocar o DIU no hospital com sedação. Coloquei, não vi nada, foi super rápido, senti cólicas depois e nos primeiros 3-4 meses sentia muita cólica. Hoje melhorou, mas o fluxo em alguns dias é bem intenso. Já acostumei e gosto bastante, não sinto nada, só que eu sempre tenho um sangramento entre os ciclos, quando tenho meu período fértil. Até queria saber se isso acontece com alguém… Mas em geral, super recomendo o DIU e acho que essa prática deveria ser mais disseminada!!!

    • Mariana

      oi! qual é o seu médico? e de qual cidade? estou a procura de um que seja contra hormônios artificiais e é extremamente difícil encontrá-lo!!! obrigada!!

  • Trillian

    Quando coloquei o DIU de cobre, eu estava preparada para alguma dor, mas não para essa dor absurda!! Sim, dói muito, e a dor é relativamente rápido – uma cólica forte com pressão na hora que entra o primeiro tubo (eu acho), depois uma dor muito forte enquanto insere o DIU propriamente dito, mas é questão de segundos. O problema é a reação associada – a minha médica disse se chamar “reflexo vagal”: a vista escurece, a perna amolece, a pressão cai de uma vez e você fica ofegante, uma suadeira absurda. A médica teve que parar a inserção no meio por causa dessa reação, eu quase desisti, tive que beber uma água e passar uns minutos respirando antes de tomar coragem de continuar. Depois uma cólica forte, mas totalmente controlável com remédios comuns. Então eu diria que a dor, apesar de forte, é rápida e dá para suportar, mas dependendo de como seu corpo reage o procedimento como um todo é muito tenso, e não só por causa da dor. Mas eu coloquei fora do período menstrual, o que pode ter dificultado bastante. Sugiro que quem vá colocar não deixe de levar um acompanhante, porque mesmo depois que termina você se sente bem mal por um tempo.

    • Kathleen Fernanda

      Oi, acabei de colocar o meu… Dor da p…. Pqp!! Muita cólica, não imaginei que doesse tanto

    • Thaís Dallmann Tomazeli

      Meu médico aplicou anestesia, pra aplicar a anestesia eu quase morri, senti alguma coisa beliscando meu útero, foi uma dor exatamente com esses sintomas que você descreveu, tanto que eu falei pra ele: Dr. Eu vou desmaiar, mas ai não senti mais dor e acabou

  • Cristiane Valeria

    Olá, adorei a forma que se expressou!!!,dói bagarai mesmo!!!…coloquei o diu hj,o meu foi o de cobre tbm,estou agora sentindo apenas uma colicazinha chata.Minha pergunta é a seguinte: dói na hora de namorar,o parceiro sente de alguma forrma essa tal cordinha,pode fazer todos os malabarismos?…uffa!!de 1 sairam 3 perguntas…. Obrigada, se puder me responder.

    • Kathleen Fernanda

      Por quanto tempo vc sentiu dor?? Acabei de colocar o meu, e to com tanta dor que tive que pedir para o meu noivo vir me buscar….

      • Thaís Dallmann Tomazeli

        Miga, coloquei também faz um mês e pra não sentir dor me entupi de buscopan e buscofem, buscopan de 4 em 4 horas e buscofem de 8 em 8. Foi com essa frequência nos primeiros 5 dias, ai depois eu passei a tomar 1 de cada por dia. Só que ontem começou minha primeira menstruação depois de colocar o diu e eu tô com uma cólica do capetaaaaa

        • Kathleen Fernanda

          Coloquei na sexta, quase desmaiei de dor 😣 Não imaginei que fosse tão forte. Mas, hoje a dor esta bem mais leve, só uma cólica “normal”. Depois do procedimento tbm me entupi de remédios…Fora que to parecendo uma torneira aberta 😅😅😅😅
          Você sabe algo sobre esforço físico? Meu médico disse que eu podia voltar pra academia, mas, to insegura.

          • Louise Neith

            Eu coloquei há 3 dias…. gostaria de saber sobre esforço também…

          • Larissa Carneiro

            Meninas a dor de vocês demorou quanto tempo pra passar? Coloque há 2 dias, na hora foi uma dor do the monio, ontem o dia foi sob remédios e hoje nada faz passar essa dor. Confesso que já estou preocupada.

          • Larissa Piacente

            Eu tb… Coloquei na sexta e hj (3 dias depois) senti dores fortíssimas nas costas e até falta de ar… Não consegui falar com a médica mas isso me assustou um pouco… Mas lendo as experiências acho q a dor deve ser normal… Cada uma c uma reação…. Só espero que realmente seja normal…. Não queria ter q tirar…

          • Karolina Mattos Roeder

            Oi queridas, melhoraram? Eu coloquei há três dias, também estou com uma cólica infernal, bem diferente da cólica que eu tinha, literalmente parece que tem um corpo estranho dentro de mim, dor na lombar, cólica e enjoo por conta da dor. Estou tomando Buscopan de 4 em 4 horas e em repouso, direto. Espero que passe logo. Beijos!

          • Ana Paula Ferreira

            Olá! Eu coloquei tem 9 dias e minha médica disse que só poderia voltar a malhar depois de 15 a 20 dias…

          • Kathleen Fernanda

            Oi Ana! Apesar do meu médico ter dito que eu poderia treinar normal (caso eu conseguisse), eu demorei alguns dias pra conseguir voltar.

      • Regiane Dos Santos Xavier

        Eu estou morrendo de medo. Devo colocar essa semana, só esperando a menstruação descer. Já o médico passou remédios pra eu tomar antes do procedimento: Tomar Feldene 01 comprimido sublingual 30 minutos antes do procedimento e 01 Zitromax 1 hora antes.

  • Natália

    Olá! Não me dei bem com pílulas anticoncepcionais e com a proximidade do meu casamento resolvi colocar o DIU. Coloquei ontem. To sentindo uma cólica bem forte, mas acho que é normal… Na hora doeu bastante, minha médica falou que a dor foi mais forte porque, como nunca tive filhos, meu canal é menor. Enfim, espero que me acostume logo!! =)

  • Angeli

    Olá!!
    Bem eu usei DIU por 10 anos, quando coloquei senti um leve desconforto, quase igual ao preventivo e uma fisgadinha de cólica. Mas fiquei bem relaxada e não foi nada insuportável, Já a cólica logo após colocar essa eu senti. Mas usei Profenid e em 1 hora não senti mais nada. Faço preventivo e ultrassom anualmente. Agora está na data de retirar ou melhor trocar, pois foi a melhor escolha que fiz em relação a anticoncepcionais.
    Tentei Pílula e sentia um gosto de remédio na boca que consigo sentir até hoje 10 anos depois de nunca mais por ela da boca, e sinto ânsia só de pensar rsrsr. Tentei injeção, onde engordei quase 7 quilos e o fluxo era quase 15 dias , uma verdadeira hemorragia. A camisinha sempre gostei, pois você fica limpinha depois do love, é ótima hahahaha. Mas não vou negar, aquela paradinha pra colocá-la dá um certo gelo,
    O DIU você só lembra dele quando vai fazer o exame de toque da mama, dar aquela depilada na menina e lembra de colocar o dedo lá pra sentir a cordinha, pra verificar se ele está mesmo lá. Sim temos que verificar. Mas ele é bem discreto, quase não se sente. Perguntei ao marido se sentia, ele disse que não. Então eu recomendo a todas as amigas e conhecidas. Tenho o mesmo 58 kg de 10 anos atras, estou com 38 anos e vou colocar novamente por mais 10 anos, E espero que seja o mesmo sucesso que foi o anterior. Estou com um pouquinho de medo de trocar, encontrei o teu post porque estava procurando alguém que já havia trocado , pra saber outras experiencias, mas vou na fé, e vai dar certo. AH! o meu foi colocado pelo SUS, gratuito e sem hormônios!

  • Cristina França

    Coloquei o DIU de cobre há quase um mês, mas acho que vou ter que retirar e colocar outro porque os fios ficaram curtos, aí incomodam em certas posições. Mas tenho medo. Muito medo da dor porque fiquei uma semana com contrações, medo de piorar (merd* quanto mais mexe, mais fede?), medo de estar tomando a decisão errada. Então vou esperar mais um pouco, se eu e meu marido não nos adaptarmos vou ter que retirar e pedir pra cortar o fio um pouco maior. Aconteceu com alguém aí?

  • Isabela Zanini Santos

    Coloquei o DIU de Mirena ontem. Na hora senti uma dor pavorosa! Sério! Nunca senti tanta dor na minha vida. Mas durou menos de 10 segundos. O problema foi depois, que eu senti uma cólica absurda e tive queda de pressão, suor frio, perna bamba. Hahaha chegou a ser engraçado. Tive muita dor por uns 15 minutos, tipo uma cólica maluca! Mas com medicamento passou e consegui trabalhar, fazer minhas coisas, normal. Hoje já consegui reduzir a quantidade de medicamento pra não ter cólica e reduzir o risco de rejeição e expulsão do DIU.
    Foi o melhor investimento que já fiz, falo isso baseada no cálculo de dinheiro que vou economizar (isso inclui anticoncepcional, absorvente e remédio pra cólica) e do fato de ter hormônio apenas local e não um monte circulando pelo meu corpo.
    Sou meio cagona pra procedimentos invasivos, mas indico de-más!

  • Mariana Reis

    Oi, preciso muito tirar essa duvida… Quanto tempo você teve que esperar até poder transar de boas, sem dor e tal? Vou visitar o boy que mora a 800km de distancia e lá na cidade dele vou colocar o DIU, quero saber qnto tempo mais ou menos vamos ter que ficar sem penetração.

  • Ni Korn

    Oi. Queria dizer que amanha vou trocar meu diu, ja estou a cinco anos com ele, e estou morrendo de medo, pois me lembro q a primeira vez, alem de doer muito, eu desmaiei quatro vezes. Sim. Acordava, sentia dor e desmaiava. Fiquei uma hora no consultorio sem entender e me sentindo traída por minha medica de nao ter me avisado dessa dor insuportavel. Estou triste de ter que trocar amanha, gente. Nao dava pra fazer com anestesia. :( entao qm for colocar eu aconselho com anestesia certeza! É tipo aquela primeira puxada da depilaçao sabe? Só que pior…

  • Yllanna Haiduke

    Parabéns pelo texto, dei muita risada lendo, você parece ser super divertida. Estou procurando opiniões de outras mulheres que também optaram pelo D.I.U., pois as vezes sinto um certo desconforto abdominal e fico em dúvida sobre retirá-lo, mas não gostaria de partir pra uma solução hormonal. Senti que com a prática de exercícios físicos nem tive cólica pré-menstrual, só durante (quando a gente torce pra que as porteiras se abram duma vez, sabe…). Apesar de quase nunca ter tido incômodos com cólicas antes do D.I.U., o jeito é se acostumar e tomar um remédio pra aliviar quando estiver difícil de suportar. Quanto à colocação senti a dor da pior cólica que eu já senti na vida na hora que o médico pinçou o colo do útero para introduzir. E cólicas que vão amenizando com o tempo também. Um abraço e fique com Deus

  • Ingridi Martins

    Eu tive relações após 4 dias que coloquei o DIU e senti cólicas e uns pontadas as vezes, é normal pois coloquei o diu a pouco tempo ou nao?

  • Clarianna Matos

    Eu coloquei o Mirena hoje e doeu horrores! Pior que uma cólica forte. Minha pressão foi pra 8/5, tive tremores, suei frio e chorei. Mas foi super rápido. Espero que valha a pena.

  • Joelma Araujo

    Dóoooiiiii muittoooo!!! Putz meninas !! Nem no parto senti tanto.. fiquei 02 dias com cólicas fortes…mas hoje no 4º dia estou bem melhor…azeda mas melhor!!! Tô olhando pro meu marido com um ódiooo kkkk tipo encosta em mim pra tu vê? kkk

    • Nadya Lirio

      kkkk ja esou me imaginando assim tb ,vou colocar amanha o de cobre ai JESUS

      • Joelma Araujo

        Já fazem dois meses e as dores continuam … marquei doc de novo pq é só de um lado…e tem uns miomas vamos ver ; ( Quanto á libido…afffff ….

        • Nadya Lirio

          serio nossa eu fui colocar hoje mais o medico não pode teve um imprevisto vou colocar segunda feira ,agora fiquei com medo

          • Joelma Araujo

            Quanto á dor pode ser do mioma e realmente falaram que não tem á ver com o DIU ….libido ai ai ai

          • Nadya Lirio

            Coloquei ontem e não doeu nada e nem to sentindo cólica forte estou com uma leve colica

          • Joelma Araujo

            Fiz o ultrassom hj e o Diu está no lugar… tõ me sentindo a mulher biônica…. as dores podem ser inflamação vamos ver ….

  • Jacky Rodrigues

    Tirei o meu hoje após 5 anos ,mestruando 15 dias fluxo intenso , inflamação e anemia.😕 não dói para tirar , mas fiquei ansiosa e a pressão caiu

  • Thaís Dallmann Tomazeli

    Vou deixar aqui a minha experiência… Meu médico sempre me falou do diu, tanto o de cobre quanto o mirena, antes de começar a me relacionar sexualmente eu fui com minha mãe conversar com ele sobre os métodos contraceptivos, e ele me explicou um a um e disse que a melhor opção seria o diu. Isso foi a 5 anos atrás, mas pela visão da sociedade de que pílula é o meio mais “fácil” eu e minha mãe optamos inicialmente pela pilula, mas sempre quis colocar o diu e fui adiando, adiando, até que ano passado fazendo meus exames de rotina o médico disse que eu estava com uma ferida no útero e que a mesma se dava pelo fato de eu estar usando anticoncepcional, fora os diversos casos que fui buscando e conhecendo sobre TEP, uma mulher da minha cidade morreu com um avc por conta do anticoncepcional, e resolvi parar de usar. Comprei o DIU e fui colocar, umas semanas antes uma amiga minha havia me relatado que foi a pior dor que ela sentiu na vida, que teve que ir pro hospital mais tarde tomar injeção pra dor porque não estava aguentando, já fiquei com o cu na mão, mas perguntei pra minha prima que vai no mesmo médico que eu e ela disse que doeu, mas que não foi nada insuportável, isso deu uma tranquilizada. Chegou o dia de por, como já havia conversado com o médico e ele me falou que antes do procedimento era pra eu tomar um buscopan, eu fui sozinha, mas minha mãe foi me buscar depois, fiquei com muito medo, meu médico é obstetra também, e as vezes ele dá uma atrasada na clínica por conta dos partos, fiquei agonizando esperando ele chegar por umas 3 horas hahahaha. Ele me chamou, conversou comigo e me tranquilizou, disse que era rapidinho e que ele aplicava anestesia local, na hora do ato de fato, não sei dizer o que ele fez, se ele pinçou pra poder dar a anestesia, mas eu sei que eu vi um instrumento de metal e uma dor que eu urrei na maca, ele aplicou a anestesia em seguida e esperou ela fazer efeito, mas nisso minha pressão já tava la no pé, depois disso ele me perguntou se eu tava sentindo alguma coisa, que qualquer coisa que eu sentisse ele me aplicava mais anestesia, e quando eu senti um leve desconforto mas nada como a “pinçada” e comentei com ele, ele disse que já estava colocado. Me disse que eu não podia sentir cólica de forma alguma nesses primeiros dias, porque a cólica é a contração do útero e isso poderia fazer o aparelho sair, falou pra eu tomar buscopan de 4 em 4 hora e o buscofem de 8 em 8 horas, não senti dor depois, e depois de uma semana já não estava mais usando os remédios a não ser que eu começasse a sentir algum incomodozinho. Só que ontem começou a minha primeira menstruação depois que eu coloquei, e hoje eu tô com uma cólica medonha, eu tomei 2 buscopan já, e ainda assim tem hora que dá umas contrações horríveis

    • Kathleen Fernanda

      Miga, que maravilha fazer com enestesia hein!! Você fez por convênio ou particular? Quando eu precisar tirar já vou cogitar isso pro meu médico!

      • Joelma Araujo

        tomei anestesia tb…porém foi lá… hunf!

  • Fernanda

    Coloquei diu a 4 dias. Doeu pra cara***! Agora estou melhor. Tive muita colica nos 2 primeiros dias e essa noite tive novamente. Hj estou sem colica mas definitivamente sinto que há algo diferente ali em baixo (sim, o diu kkkk). Minha duvida é sobre academia. Eu treino bem pesado e queria saber se ja posso voltar a treinar normalmente… Vejo pessoas falando que nao precisa de repouso, outras 1 semana, outras 10 dias. Meu medico não está atendendo no consultorio essa semana, portanto nao tenho como consulta-lo sobre essa questao. O que vcs me recomendam? Volto a treinar? Fico ansiosa sem ir pra academia… Mto bom o post!

  • Sonia

    Boas, ainda bem que encontrei este post! Coloquei o DIU de cobre quarta feira, e ainda sinto desconforto abdominal, estilo o toque para acelerar o parto! Quem já teve filhos sabe k dor é! Estava a pensar que este desconforto era anormal e pronta a ligar ao meu genecoligista e dizer -lhe TIRE-ME ESTA PORRA DAQUI! Ainda bem que vi este poste pelos vistos no mínimo 1 semana tenho de aguentar com esta dor chata! Vida de mulher é mesmo esta! Sofre para ter filho e para não ter etc..

  • Nadya Lirio

    bom dia seu post me ajudou muito,vou colar amanha o de cobre e estava morendo de medo,mais igual vc falo e um dor rapida fiquei mais tranquila,pq em todos os outros videos que via falavam que era uma dor insuportável mais você explico direitinho realmente doi mais da pra aguentar Obrigado por ajudar

  • Kira Carvalho

    Oi eu vou por o diu e para o meu desespero sem anestesia, será que tem algum remédio que eu poderia tomar, para amenizar a dor na hora da colocação?

    • Louise Neith

      O meu médico exigiu que eu tomasse um buscopan composto e um anti inflamatório 2 horas antes do procedimento. :)

  • Nadya Lirio

    Bom dia meninas eu antes de colocar pesquisei muito e todos os lugares falava que doia muito então ja fui com medo e muito tensa para colocar,coloquei ontem dia 20 de junho pelo sus coloquei o TCU 380 A o de cobre ,então meninas eu entrei e o medico muito atencioso um senhor ja muitos anos de medicina me perguntou vc está nervosa falei sim com muito medo pq dizem que doi muito ele falo deita então começamos a conversa ele foi falando o passo a passo do que estava fazendo então ele me perguntou esta sentindo dor ,falei não so senti uma colica fraca ai ele falo vc morreu ou desmaio pq eu ja coloquei o Diu 😲😲falei serio ele sim i ele me deu um toque pra ver se estava tudo correto e falo isso depende muito do médico e da mulher eu ja coloco o Diu a muitos anos .Gente fiquei super feliz não doeu nada e não sangrei tanto so umas manchinhas de sangue e não estou com a quela colica absurda igual me falaram estou sim sentido uma leve colica mais nada de mais então não fique com medo pq ninguém e igual bjus quando tiver um mes eu falo oque achei

    • Luana Matarazzo

      Muito obrigada por me acalmar, eu vou colocar o meu semana q vem e estava em pânico já, espero q tudo dê certo!!

      • Nadya Lirio

        Vai tranquila pq fui muito nervosa e com medo e não senti nada e até hoje não sinto nada so hoje que tive uma colica e mestruei normal não aquele monte sangue igual vi nos relatos boa sorte

  • JACQUELINE

    Olá mes passado em maio coloq
    uei o diu de cobre,so que mestruei 2 vezes e muitaaaaa colica,tipo de ficar na cama e nao aguentar ir trabalhar! Pensei ate em ir ao médico tirar…vc tomou algum remedio para as colicas ?

    • Olá Jacqueline. Como correu depois? As dores passaram? É que estou sentindo o mesmo e coloquei faz 3 dias.

  • Esther Loibman

    Boa noite, coloquei o meu DIU de cobre há 15 dias e no momento da colocação não senti nada, pois fiz em hospital com sedação pelo plano de saúde. Segui todas as recomendações, mas dois dias depois, menstruei, e após a menstruação, continuei com muita cólica, ventre inchado e corrimento amarelado. Voltei na médica que observou e disse que estava tudo aparentemente bem, o DIU no lugar….mas receitou um antibiótico oral e um antifúngico pomada. Estou com medo de ter que tirar, alguém teve algo parecido? A médica disse que devia ser apenas adaptação, por meu útero ser pequeno….mesmo com remédio para dor, a cólica continua fraquinha . Aconteceu com alguém? Obrigada!

    • Olá Esther. Coloquei faz três dias e estou sentindo o mesmo que você. Como correu, depois? Obrigada

      • Esther Loibman

        Desculpa a demora, não acesso muito este e-mail, mas tive que passar uma pomada antibiótica e ficou tudo bem. Ainda hj sinto umas cólicas fora de hora….mas graças a deus, não é tão incômodo! Bjs

    • Helena Gomes

      Olá Esther. Estou completando duas semanas de Diu e realmente sinto algo inchado. Sinto cólicas de vez em quando e estou com corrimento amarelado e pastoso. O que a sua médica te receitou? Creio que tudo isso é por causa da inflamação que causa.

      • Esther Loibman

        Desculpa a demora, só vi agora! Ela passou um antibiótico vaginal para ser colocado por 7 dias. E realmente, fiquei bem! Graças a deus, tudo ok, agora! Bjs

  • Evanira F. Lebrão

    Boa noite, gostaria de dividir minha experiência com vocês, coloquei o diu no dia 25/04 (bem no dia do meu Aniversário)foi feito ultrasom para garantir que não estivesse grávida, a dor da colocação foi suportável, senti um incômodo como uma picada de agulha, após a colocação as cólicas foram mais fortes do que costumava sentir, Não sangrei por muito tempo, mas quando tive relações com meu marido tivemos uma inusitada situação pois o diu acabou cortando a cabeça do pênis dele, liguei para o médico, marquei consulta, ele acabou cortando um pouco mais do fio que fica pra fora, no caso ele disse que foi esse o problema pois afirmou que o diu estava correto, porém logo após, novamente passamos por mais um momento constrangedor, não chegou a cortar, mais foi como se tivesse feito furinhos, a partir daí começamos a usar camisinha até a próxima consulta que marquei com outro ginecologista para tirar as dúvidas onde ela constatou que o diu estava sendo expelido pelo corpo, e ainda por cima informou que seria possível eu estar grávida e que era pra esperar descer minha menstruação para começar com método anticoncepcional, estou aguardando já que isso foi na semana passada, espero que não, mas se for da vontade de Deus que venha minha menininha dessa vez!

    • Regiane Dos Santos Xavier

      Está ou não grávida Evanira??? E o fato de ter cortado o pênis está relacionado com a possível gravidez?

      • Evanira F. Lebrão

        Bom dia Regiane,

        Não estou, tive que retirar o DIU e esperei minha menstruação descer, mas mesmo assim fiz o teste de gravidez, como deu negativo comecei o uso de pílula anticoncepcional.
        O fato de ter cortado o pênis, foi justamente porque meu organismo estava expelindo o DIU, e ele ficou fora do ponto correto e como a própria ginecologista informou que seria um grande risco de engravidar e que poderia ocasionar lesões no meu útero, foi feito a retirada do mesmo.

        • Regiane Dos Santos Xavier

          Nossa, então teve q voltar pra pílula. Que chato. Coloquei ontem e espero que dê certo pra mim. E boa sorte pra você. Daqui um tempo, tenta usar novamente.

        • Vivian Sanavio Barros

          Oi Evanira, bom dia tudo bem? DOi pra tirar o Diu? Menina estou ha 1 mes com ele, e nao aguento mais essas colicas fortes, que nao passam por nada! Estou me entupindo de remedios, o que não é legal ne, mas mesmo assim após umas 2hr de ter tomado ja começa a voltar =( E sao colicas fortes sabe, sem contar a menstruação que está uma cachoeira! rs Mas ai vem a duvida, tiro ou nao tiro…Tenho retorno daqui 3 meses somente, e imagine sofrer até la…e ja estou com medo de doer pra tirar, como foi pra colocar kkk

          • Evanira F. Lebrão

            Oi Vivian, pra retirar é bem mais tranquilo, não senti dor alguma. Creio que se está fazendo mal à você recomendo tirar, tudo bem que cólicas sempre iremos ter, esse é um grande problema na vida de toda mulher, mas sofrer em dobro ninguém merece!!! Eu voltei a tomar pílula mesmo, já que tive problemas. Espero que dê tudo certo pra vc!!!!

          • Evanira F. Lebrão

            Oi Vivian!
            Muito pelo contrário, não dói nada. E se está tendo esses problemas aconselho a tirar pois talvez seu organismo não se adaptou também, cólicas são normais, mas se são em dobro alguma coisa tem, principalmente se os medicamentos não ajudam.

  • Sarah Maria Rodrigues dos San

    Muito obrigada, precisava de um texto assim, explicativo com experiências pessoais, e o jeito que vc escreve parece conversa de amiga mesmo hahaha adorei! Obrigada mesmo, vou procurar logo um médico, pq nao aguento mais esquecer de tomar pílula e to com medo de trombose e essas coisas..

  • ruslania furtado

    Olá meninas, coloquei o DIU de cobre a um ano e realmente senti uma dor super incomoda para colocá-lo. A minha pergunta é vocês sentem como si fosse uma cólica bem pequena uma semana e meia depois da menstruação? Minha médica me falou que estou ovolundo e por isso sinto esse incômodo por quase 3 dias… Vocês sentem isso também!?

  • Poliana Morais

    Ola! Resolvi colocar o diu e estou super empolgada. Gostaria de saber qual marca de diu vcs usam, sendo o de cobre tcu 380a. Obrigada, boa noite!

    • Bárbara Gondar

      Putz Poli, não sei qual é a marca não, inclusive tirei o DIU recentemente, não tenho mais o papelinho que eu guardava com as instruções! Beijo

  • Amanda

    Oii, estou com umas pequenas dúvidas,

    -Coloquei o DIU MIRENA dia 26/07/2016, quando que posso ter relação sexual ?

    -Estou sentindo somente hoje dia 28-07 dores no corpo, é normal? Por quanto tempo deve sentir ainda ?

    – Se sábado eu quiser fazer uma caminhada ?Posso realizar ? Por quanto tempo devo ficar de repouso ?

    Aguardo

    • Bárbara Gondar

      Amanda, eu não coloquei o DIU com hormônio, então é melhor você ligar pra sua ginecologista e perguntar! Mas creio que assim que o DIU esteja dentro (risos) e você esteja sem dores por causa da colocação, já esteja pronta para a ação!Beijão!

    • Louise Neith

      O meu médico disse que 5 dias eram suficientes….
      A não ser que você tenha alguma dor ainda…

      • Regiane Dos Santos Xavier

        Louise, o médico te deu atestado médico??? Qt tempo depois vc retornou ao trabalho?

  • Natalia Fonseca

    Só uma curiosidade, você ficou quanto tempo entre parar a pílula e colocar o DIU? Pergunto porque a própria pílula reduz bastante o fluxo, então o aumento poderia ser na verdade só a menstruação normal, entende.

    Ps: Uso Mirena e não achei que doeu tanto pra colocar, na verdade foi uma cólica forte que durou segundos, eu achei que seria bem pior!

  • Grace Castro

    Oi. Coloquei o Diu tem quase uma semana. Foi desconfortável…mas.
    Queria saber se ocorre algum corrimento após a colocação do msm.??

    • Louise Neith

      Fiz há 3 dias e há um corrimento parecido com o final do período…. o médico me disse sobre sangue… que poderia ficar até 15 dias sangrando….
      Eu retorno ao médico daqui 15 dias, aí te conto o que ele disse :)

  • Louise Neith

    Amei seu blog!!! Assim que completar 15 dias ou 30 dias eu retorno pra dar meu relato.
    Beijos!!!

  • katia de castro da silva

    Eu uso o MIrena, e não senti dor pra colocar. Senti um desconforto como no exame de prevenção. Estou me dando super bem. Coloquei pelo plano de saúde.

  • Dhayanna Ferreira

    Nossa amei o seu texto! kkkkk Super curti, tirou muitas dúvidas que estavam em minha cabecinha ! Só tenho uma dúvida, quanto ao trabalho é preciso se ausentar por alguns dias ou não se faz necessário?

    • Regiane Dos Santos Xavier

      Pois é… tb queria saber. Devo colocar o Mirena essa semana, e depois que vcs falaram das dores, fiquei em pensando em como trabalhar, ainda mais que faço plantão de 12 horas seguidas.

      • Vanessa Machota

        Oi, então dia 21/10 completará 1 mes que coloquei o DIU Mirena. Minha ginecologista não comentou nada a respeito de afastamento do trabalho, e eu também não senti essa necessidade. Mas ela me pediu pra não fazer esforço ou levantar peso até fazer o exame pra verificar se o DIu estava no lugar. Ao contrario de muitos relatos, não tive quase nada de sangramento após colocar o DIU, só uma colica FDP nas primeiras horas, mas no fim do dia ja não tinha mais dor alguma. Fiz o intravaginal depois de uma semana da colocação. Minha vida ja voltou totalmente ao normal, academia, sexo, etc. Se tivesse encontrado esse texto antes de colocar com certeza teria ficado ainda mais calma.

        • Regiane Dos Santos Xavier

          Ué, mas não tem que inserir o DIU menstruada??? O médico me orientou assim… tô só esperando ela vir pra colocar. Até sexta eu coloco. E era isso que queria saber, então coloca e já volta ao trabalho no mesmo dia. Eu não perguntei nada disso. Obrigada.

          • Vanessa Machota

            Tem que estar menstruada sim, mas li muitos depoimentos de mulheres que ficam menstruadas por muitos dias e com muito fluxo após a colocação, e não tive esse problema. Eu diria pra vc pegar atestado pro dia da colocação, pq a cólica é bem forte, pra mim foi pelo menos no dia!! Agora que vi que minha resposta ficou no comentário errado!! Hahahah… Desculpe!!

          • Regiane Dos Santos Xavier

            Obrigada Vanessa. Coloquei ontem e realmente da cólica forte mesmo depois. Na hora do procedimento não senti muita dor, porém estava sob efeito do remédio, que analgesia a dor. Pedi o atestado da data de ontem, e o médico deu, mas colocou que era a meu pedido. Hoje vou pedir pra ele alterar, até pq ele não colocou o CID tb, e existe sim CID para inserção de DIU.

          • Regiane Dos Santos Xavier

            Obrigada. Coloquei ontem, e realmente a cólica é forte. Tomei remédio forte pra dor, e mesmo assim senti.

        • Regiane Dos Santos Xavier

          Pois é, coloquei ontem e tb tive muita cólica. Ontem não conseguiria trabalhar não, mas hoje está de boa. No meu caso, essa ecografia será daqui 30 dias. E durante esses 30 dias só pode fazer sexo com camisinha, e tb fui orientada a não pegar peso até fazer a eco.

  • Natália

    boa noite meninass!
    Graças a Deus alguém que me entende hahaha
    Coloquei o DIU DE COBRE HOJE. Que dor! pra mim doeu muito, mas é rápido bem rápido…ardeu, cutucou e acabou..Fui levantara minha pressão caiu e tive que esperar um pouco sentada na maca. E a seguir..cólicas! e ainda estou assim, aqui na minha cama desde então com medo de me mexer..é normal?? haha as vezes parece que sinto umas agulhadinhas e dor nas pernas, acho que esta meio misturado com cólica e medo..Coloquei no último dia da minha menstruação, desceu mais um pouquinho e por enquanto só..e essa cólica com um pouco de dor cutucadas… e eu sou mega medrosa! mas pelo o que li deve ser normal né?!

    • Regiane Dos Santos Xavier

      Vocês ficaram de atestado ou voltaram ao trabalho imediatamente após o procedimento?

  • Helena Gomes

    Mulheres do meu Brasil! Coloquei Diu a uma semana, já fiz a primeira ultra transvaginal e ele está na posição certa. Normalmente para quem não tem filhos, colocar o Diu é total sofrimento. Doeu pra caceta, e olha que sou super tranquila para dores, mas foi fooooda. Já uma amiga minha que colocou antes e depois de ter filho disse: realmente após ter filho a colocação não dói nada.
    Bem, o motivo mesmo por eu estar escrevendo é que mesmo depois de uma semana sinto incômodos e na hora de transar dói. E além disso estou com corrimento pastoso amarelo. Q saco!

    • Regiane Dos Santos Xavier

      Tomara que não sinta dor. Já tenho 2 filhos… kkkkkkk

    • Regiane Dos Santos Xavier

      Você ficou de atestado ou voltou ao trabalho imediatamente após o procedimento?

      • Helena Gomes

        Nada de atestado. Vida normal.
        Não se preocupe, uma amiga já tem filho colocou q disse que foi tranquilo e antes de ter filho disse que doeu.
        Eu, graças a Deus estou muito bem agora. Nada de dor, incomodo.
        Estou adorando viver sem anticoncepcional. Me sinto mais saudável e com a cabeça livre.
        Mesmo que doa colocar, o que vem depois é só satisfação. Beijos

        • Regiane Dos Santos Xavier

          Eu coloquei ontem, e realmente não aguentaria voltar ao trabalho imediatamente não. Coloquei de manhã e fiquei a tarde inteira com dor, cólica forte e não podia tomar outra medicação, somente as 20h q pude tomar outro comprimido. Acho que o atestado no dia da colocação é o suficiente, pois hoje estou bem. O atestado foi do dia de inserção mesmo. Agora é só seguir as instruções até a ecografia de 30 dias.

  • Isis Naomí

    Vocês poderiam traduzir os gifs em inglês ou até a primeira imagem, né? Ficaria mais acessível pra quem não manja de inglês. :) Abraços.

  • Sara Ferreira

    Olá Bárbara. Gostei muito do post e do seu jeito sem reservas de falar.
    Tive endometriose e fiz cirurgia pra tirar um coágulo em 2008. A partir daí uso pílula sem interrupção pq não posso menstruar. O médico me disse que o plano está cobrindo o uso do DIU e resolvi colocar. Optamos pelo Mirena pq não posso menstruar e Deus me livre das cólicas que só passavam com Buscopan intravenosa (por causa da endometriose – meninas nem toda cólica menstrual forte é normal, viu?)
    Então… estou esperando a menstruação descer pra colocar o DIU Mirena.
    Mais uma coisa. Muito foi falado aqui sobre DOR. É bom lembrar que as pessoas têm um limiar de dor diferente: isso significa que, quem tem um limiar baixo (como eu) precisa de pouco estímulo para sentir dor. Por exemplo, pra mim, fazer as sombrancelhas é uma sessão de tortura. Quem tem um limiar de dor alto, vai precisar de um estímulo mais forte pra sentir dor.
    Eu já tenho filho. E por isso vou colocar o DIU Mirena considerando tudo isso pra “avaliar” a dor.
    Agradeço a todas pelas informações e compartilho as minhas pra quem sabe, ajudar alguém que está sofrendo com cólicas ou na dúvida do melhor método contraceptivo.
    Bjs e boa sorte a todas.

    • Sara Ferreira

      Coloquei o DIU Mirena numa quinta-feira pelo plano de saúde. O meu médico sempre coloca no centro cirúrgico por segurança. Ele mediu o tamanho do útero e eu senti muita dor. Não suportei ele colocar o DIU e ele chamou o anestesista pra me sedar. O médico disse que não precisava de repouso e eu fui resolver a vida.
      Fiz a ultrassom na segunda pra ver se ele estava no lugar. Não estava. Ele havia descido para o colo do útero e o médico precisou retirar.
      Vou tentar colocar novamente nas férias pra ficar mais quieta. Preciso trocar a pílula pelo DIU. Quando colocar novamente postarei aqui como foi.

      • JennysoneBruna Campos

        Você tentou colocar novamente? Deu certo?

  • Débora

    Eu optei pelo DIU de cobre pq n posso usar hormônio, tenho problema de circulação e alguns casos de AVC na família então estou super proibida se tbm n quiser ter um AVC, além dos efeitos colaterais horríveis. Mais uma dica meninas, se vcs tem problemas de circulação, ou histórico familiar de trombose, AVC e qualquer problema do tipo não pode usar hormônio, eles agem de uma forma que fazem com que os vasos e veias fiquem bem mais apertados, o que piora demais esses casos. Vou colocar o meu DIU daqui a dois dias, to bem ansiosa, confesso que vim aki só pra ver se alguém ia indicar um remédio pra aliviar ou pra nem sentir dor. Tenho uma entrevista de emprego no mesmo dia e preciso estar apta a pegar ônibus, metrô e ser entrevistada sem desmaiar de dor kkk. Cruzem os dedos e torçam por mim.

  • Dandara Bueno Espíndola

    Tenho uma dúvida, o sus faz a colocação para todas as mulheres, ou é necessário já ter pelo menos um filho?

  • Malila Santos

    coloquei o Diu ha 1 semana (doeu ..porem nao foi o fim do mundo) ….
    agora tenho pesquisado sobre o coletor x diu e alguns posts tem sido negativos, dizendo que desloca e tal..
    alguem tem experiencias pra trocar ?!

    • Janice Vilela

      Acho q não interfere! Amiga minha usa sem problemas!

  • Ana Carolina Viana

    Eu coloquei meu Diu nessa quarta dia 07/12. Na hora de por senti uma dor ok, como estava em horário de trabalho continuei trabalhando normal, tomei o Ibuprofeno que o médico receitou e fiquei de boa. Depois mais tarde no mesmo dia, tive muita cólica, como se fosse menstrual só que pior, durou umas duas horas mas depois passou. No outro dia continuei com o medicamento e não senti mais nada. Continuo com a medicação de 8 em 8 horas que o médico receitou e estou com a rotina normal, sem nenhum desconforto muito grande, só meu fluxo menstrual ainda não normalizou. Essa semana já vou realizar o exame pra ver se está tudo no lugar certinho e depois compartilho também como vou me sentir depois de suspender a medicação.

  • Janice Vilela

    Cheguei aqui procurando quanto tempo depois de colocar o DIU continuam as cólicas… Coloquei ha 5 dias e todos os dias ta doendo um pouco. Ninguém me disse pra não fazer esforço, tenho um bebê de dez meses, ou seja, não dá pra não pegar peso, heheh. Estou torcendo pra estar tudo no lugar.
    Não senti tanta dor pra colocar, não, mas em 5 minutos minha pressão caiu e eu desmaiei. Ainda bem q estava sentada. Cólicas fortes que irradiaram pra perna depois. Ainda to sentindo dor na perna junto com a cólica… Torcendo pra isso ser normal e estar tudo no lugar, pq não quero mais pílula na minha vida e nem quero passar por isso de novo tão cedo, heheh!

  • Livia Campos

    Adorei o blog! Coloquei ontem o de cobre, pense na dor rs. Pressão caiu, mas ele me passou um remédio maravilhoso para a cólica. Cheguei em casa me senti um pouco mole, mas hoje já estou melhor, ele me passou pomadas e um antibiótico para o casal tomar. Torcendo para me adaptar bem rs

  • Lidiane

    Olá gurias, coloquei o diu de cobre ontem, mas minha médica é uma querida e só coloca sedada no hospital, dormi e não vi nada, quando acordei já estava com o trequinho dentro de mim hehe. Senti colicas ontem um pouco chatas, mas tomei ponstan e usei bolsa de água quente e passou, hoje acordei com cólica e tomei remédio de novo, agora estou somente com um pouco de desconforto. Parei de usar o adesivo evra faz 2 meses, comecei a ler muito sobre hormonios e fiquei com medo de trombose, avc, fora que sempre me senti meio fadigada e a libido nunca tava aquelas coisas…. Já usava ac há quase 10 anos e resolvi dar um basta, meu ciclo ta bem louco, atrasou, adiantou… acredito que leve um ano para normalizar. Minha vida está bem melhor sem hormónios, espero que ajude na diminuição da celulite, sou magra mas sofro bastante com essa nhaca. Estava usando somente camisinha com o namorado, recomendo muito a skyn, vc nem sente que o parceiro está usando pois é feita de um material diferente do latex, espero que meu ciclo regule pois vamos continuar usando durante os dias férteis, proteção nunca é demais né? Estou acompanhando meu ciclo através de um app no celular.
    enfim, tenho 11 dias pela frente sem relações e farei a eco, se estiver no lugar só alegrias e 10 anos bem mais despreocupada. Estou um pouco receosas de voltar pra gym amanhã, vou esperar uns dias antes de fazer exercícios físicos. Quero garantir que tudo ocorra bem.

  • Marilia Gil

    Amei, amei e amei o post! Só amor por vc!

  • Fabíola Branco

    Olá coloquei o diu faz cinco dias e ainda sinto essa cólica desagradável é normal? Tem hora que ela vem com tudo, estava pensando em tirar com medo de não ser normal. Quanto tempo depois posso fazer ultrassom?

    • Karolina Mattos Roeder

      Passou? Também coloquei há 3 dias e nada de parar a dor.

  • taina

    [ Medo ] [ Diu ]
    Meninas eu sair do ac pouco tempo e hoje completa 2 semanas e 4 dias com o diu , sou nova nesse ramo rs’ , coloquei pelo sus , e só agora a medica marcou minha ultra , estar marcada pra março ainda e estou com muito medo de esperar , pra saber si estar tudo certinho ! ate ai ok ! a maios ou menos três dias atras tive relação com meu parceiro iae depois tive um sangramento bem leve e bem ralo e parou , meu esposo disse que tinha algo que estava incomodando e a medica disse que é a cordinha e vamos corta-la mais um pouco , iae depois desse dia logo pelo manhã tive outro sagramento , bem mais intenso , bem grosso , bem escuro , e hoje comecei a sangra novamente mais agora parece ser menstruação , por estar bem intensa e nn parar ! sendo que eu ja menstruei esse mês iae no final do mês menstruo de novo ?
    estou com muito medo e estou pensando seriamente em tirar o diu e voltar pro ac :'( !
    alguém ja passou por isso ?
    eu fui na medica hoje e ela disse que esse sagramento pode ter sido por causa da relação que tive e deve que machucou e o sangue foi descendo aos poucos , so que agora de noite desceu novamente e não parou ! isso é normal sangra assim ?

    • Daiany Dos Santos

      Olha eu estou passando por isso. Faz apenas 15 dias que coloquei o diu, ja o ultra e fiquei sabendo que ele esta fora do lugar, estou tendo sangramento faz 7 dias e, mas não sinto nada de dor nem incomodo, nem no dia que coloquei o DIU. Estou esperando a médica entrar em contato comigo para poder tirar e colocar de novo. Eu não sei se devo me preocupar pelo motivo de não sentir nada, o sangramento sai em pouca quantidade bem pouca, só aumenta um pouco quando tenho relação, mas mesmo assim eu sinto um pouco de medo por não sentir nada. :(

  • Coloquei o DIU hj e foi super tranquilo. A medica avisou que ia me beliscar e eu senti ela encostando em mim. Me preparei psicologicamente e…. nada. O ato de encostar já tinha sido a pinçada. Senti um pouquinho de cólica durante a colocação mas depois q acabou não senti mais nada. Demora mais pra trocar de roupa do que pra colocar o DIU haha.

    • Bruna Aureliano

      Virgínia, você colocou o de cobre ou o que libera hormônio?

      • O Mirena. Agora depois de 20 dias, senti um pouquinho de colica alguns dias. No geral está tudo ok.

  • Priscila

    Oie… Nosso coloquei meu terceiro hoje… É quase morri de tanta dor na hora uns minutos que foi de terror e não acabava logo não demorou mas a dor foi tão forte q mais tempo não ia aguenta… É estranho que nem o primeiro doeu assim que era nacional depois de 5 anos foi importado este aí ‘mirena’ e também não lembro de ter duido tanto assim… Pois do jeito que foi este não era esquecer jamais… E além dá dor depois saindo do consultório acho que minha pressão caiu comecei a me sentir mal… Um calor mal star, coração acelerou qdo olhei para meus braços tava brilhando de suor… nossa nunca fiquei assim nem qdo foi para ter meus filhos… Estranhei muito porque será? Nem tava nervosa antes, nada tava super de boa normal como se fosse em uma loja ‘gastar’… Não entendi de ter ficado assim… Tenho diabetes hoje e antes não tinha, será que tem haver, o DIU por caso tem algo químico tipo nestesia que solta qdo colocado ou algo assim…? isso que gostaria de saber pois passei mal depois que sai do consultório e entao nem o médico soube…

  • Alice Silva

    Ei coloquei tem uns 11 dias estou tendo muito encomodo ao sentar ou levantar vc acha melhor eu procura um medico?

  • Marta Baptista Marques

    Eu coloquei o Diu ontem e estou com dores inexplicáveis. Mesmo a tomar clonix. É normal? Desculpem a pergunta. Obrigada

  • thyel .

    Olá meninas. Que ótimo esse post! Há 3 dias coloquei um diu de cobre (não posso colocar o de hormônio, pois tive câncer), e que cólica fdp! O meu procedimento a medica fez no hospital com sedação junto com um exame de histeriscopia, pra ver o encaixe no útero, pois atrofiou um pouco com o tratamento. Já saí de lá com dor. Ela pediu pra não fazer atividade física, nem relações pelo menos durante 5 dias. Fiquei com medo de ainda estar com cólica pq não deu pra repousar como queria e ter saído do lugar, ou coisa do tipo. Mas lendo os comentários, vou comprar um remédio pra dor e aguardar. ;-)

  • Vivian Sanavio Barros

    Eu coloquei o DIU de cobre no dia 17/3 (sexta) na segunda tentativa, pois na primeira eu não estava menstruada (não tenho filhos) e imagino que isso tenha dificultado, alem do meu útero ser retrovertido então da um trabalhinho…
    No momento da colocação quase morri de tanta dor (se eu soubesse que seria assim não teria colocado), e não levei anestesia pois coloquei pela Unicamp, ai beleza, cheguei em casa e a dor insuportável voltou, eu mal conseguia respirar de tanta dor, chorava parecendo que ia morrer, voltei para o pronto socorro, já pedindo ”pelo amor de Deus, tira isso de mim”, a medica veio me acalmar, dizendo que isso é comum em algumas mulheres, que é um bom metodo e que não me aconselharia tirar (na verdade ela tentou me convencer de toda forma e parecia que mesmo que eu quisesse iam me enrolar para não tirar…), recebi medicação na veia (Buscopan nao faz nenhum efeito em mim, caso alguem ai tenha um bom remedio para essa dor fale por favorrrrr), e ai a dor começou a diminuir, meu desespero foi passando e eu me acalmando. Parecia que ate o DIU eu sentia me beliscando. No momento da colocação o médico fez a ultra para ver se estava no local, mas sei la tenho medo de sair do lugar com tanta dor que senti…
    Sai de la ( sem tirar), e em casa fiquei de repouso (o medico que colocou deu atestado para o dia), dor durante o dia mas leve, no sábado só leve cólica em alguns momentos, e domingo também. Notei um corrimento desde o dia que coloquei, e ainda persiste (hoje é dia 20/3 segunda), espero que logo passe, e a colica que as vezes sinto também. O primeiro retorno é somente em Julho, se ate la nao tiver melhora vou retirar… Sera que doi para tirar como para colocar? kkkkk

    • Tatiana Jatobá

      Vivian, bom dia.

      Eu estou me planejando para colocar também. Como está agora? Ainda com dor?

      • Vivian Sanavio Barros

        Bom dia Tatiana,
        Estou beeeem melhor, o primeiro dia foi de terror, os outros dias foram de cólicas leves (tipo, eu não conseguia me esquecer que o diu estava ali sabe, pq sempre tinha cólica, mas ate com dipirona passava), e apos isso estou tranquila ja, ontem que eu tive uma cólica meio fortinha mas passou tb, é só o período de adaptação…Ja estou preparando o psicológico para a menstruação que dizem vir bastante nos primeiros meses, espero que a minha não mude muito rs…
        Do mais, a unica coisa que tive também e tenho e que segundo umas amigas continuará por um tempo (ou não) é corrimento, mas os médicos dizem que é normal ter.
        Mas na boa, o começo (primeiro dia) para mim foi tenso e eu queria tirar de qqer foram, porem tenho amigas que relatam o oposto, que não sentiram dor, ou só pra por (algumas colocaram com anestesia), ou que não tiveram esses colaterais sabe? Varia muito, então só testando mesmo…

        • Tatiana Jatobá

          Ah, que ótimo! Muito obrigada pelo feedback.

          Eu ainda estou na busca de um médico disposto a colocar em mim, pois a maioria se nega pelo o fato de eu nunca ter tido filhos, mas enfim…

          Sucesso! Beijão!

  • Natalia C. Mello

    Caracas! Nem sabia que este blog era seu! ahahhaha
    Coloquei o DIU há 20 dias, tive um sangramento (não sei se é menstruação) e tô sentido cólica pacaceta, sem descer quase nada de sangue. Aff quemedo do meu corpo rejeitar. Vou na médica daqui a uns dias.
    Bjuxxx

  • Eliane Camargo

    Oi, meninas! Li tudinhoooo… Rsrs. Estou num desespero só! Coloquei o meu DIU há quatro dias e a dor foi FDP!!! Pior do que isso, é não ter passado até agora! Já tomei uma caixa de Biprofenid e nada!!! 😢 Estou morrendo de medo do meu organismo rejeitá-lo. Dores no corpo todo… Parece que tomei uma surra. A cólica não dá trégua…

  • Danielle Santos

    Parabéns pela didática leve , clara e divertida utilizada na sua explicação.Ontem pus o DIU, vomitei, senti muitas dores, mas hoje estou bem melhor.Essa foi a minha experiência, pois conheço pessoas que não tiveram todos esses transtornos.O fato de não precisar mais fazer uso de hormônios me fortalece e me faz perceber que vale a pena essa mudança, pois o desconforto do diu é efêmero, mas os benefícios são a longo prazo.

  • Camila de Sousa

    Oi, boa noite! Bom, coloquei o DIU a um mês. E desde então não tem sido algo agradável. Sangro desde o procedimento de colocar o dispositivo. Com 15 dias senti muitas cólicas e o sangramento aumentou. Voltei ao ginecologista e pelo ultrassom estava super bem. Então ela me passou o anticoncepcional ciclo 21 e um antiflamatorio. Errei os horários do ciclo 21. E foi por isso que n parei de sangrar. E resolvi por conta própria iniciar outra cartela. Mas essa vida tá insuportável. Eu tomava anticoncepcional aplicável antes. E resolvi colocar o diu porque minha libido estava diminuindo. E também toda vez que eu aplicava o local ficava coçando ou inchava. Queria muito que o diu desse certo. Eu sou muito esquecida e os comprimidos não dariam certo. Hoje, penso sinceramente em tirar, mesmo querendo tentar suportar meu corpo se adaptar. Menstruar por tanto tempo é horrível! Não aguento mais. Queria alguma dica de alguém que passou pela mesma experiência e quanto tempo precisou para seu corpo se adaptar.

  • Rebeca Storch

    Hello!!
    Coloquei o DIU ontem. Foi com sedação no hospital. Ou seja, não vi nada na hora. Mas depois que terminou e fui pra casa meu deus do céu. Foi a pior dor qe eu já senti na vida! Contração mesmo. Desmaiei. Senti enjôo. Demorou muito a passar. Mas assim que os remédios fizeram efeito foi passando. E te falar. Eu nunca agarrei tão forte que nem eu agarrei a bolsa térmica haha.

  • Milena Marques

    Coloquei hj, Dói muito, eu cheguei a perder as forças, gritei, pedi pra parar , não esperava sentir tanta dor.. e a cólica é insuportávelc estou aqui inquieta sem ter mais o que fazer pois estou tomando medicação e tenho q esperar fazer efeito.😭

  • Betinha Gomes

    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii =D

  • Thays Melonio

    Olá!
    Coloquei o Diu de cobre essa semana e não sentir dor ,apenas uma leve cólica e logo depois passou. (Ainda bem.haha). E esses dias tbm estou sem nenhum tipo de dor, agora vou esperar só mais uma semana para fazer uma ecografia pra confimar se está tudo no lugar. Amei o post sobre o contraceptivo.

  • Marianne Nunes

    Coloquei hoje, a descrição da dor é exatamente essa : dói pra caralho!!!! Mas é suportável, apesar de ter usado todos os palavrões inventados pela humanidade (e os que eu inventei hoje tbm) em um único dia. Inclusive acho q entrei pelo Guiness book pelo maior número de palavrões soltos por minuto! Adorei o texto, MT esclarecedor!!

  • Oliziario Victor Martins

    O diu corta o efeito da injecao que foi tomada ums 10 dias antes de colocar o diu de cobre recomendado pela ginecologista? Pode transar tranquilo porque a injecao vence so dia 29/09 e o diu foi colocado dia 09/09 e e normal vim algo parecido com mestruacao bem vermelho e continuo ja agora nessa segunda semana de DIU eu e minha esposa queremos saber pois esquecemos de perguntarr a ginecologista.

  • JennysoneBruna Campos

    Oi. Eu coloquei meu DIU de cobre pelo SUS, a médica é um amor e me explicou tudo bem direitinho desde a aplicação, como seria feito e tudo o mais, porem foi sem anestesia e não tomei remédio nem nada do tipo. Ela me explicou que eu sentiria 3 cólicas: 1 – quando ela segurasse com a pinça / 2 – pra medir o útero / 3 – pra colocar o DIU. A primeira ela me disse ser a que doi mais, porém não senti nada, só na terceira quando ela colocou eu já comecei a sentir cólica, e de lá tô até agora com dor, coloquei hoje dia 07/11 ás 16h, e fui até na USB tomar algum remédio na veia pois comprimido não resolveu. Tô ansiosa esperando a dor passar! Eu tomava anticoncepcional oral, nunca me deu reação, não sentia incomodo, nem nada, só que já passei susto umas 2x mesmo tomando o remédio e com medo de estar grávida, decidi que meu coração não aguenta essas surpresas e eu precisava de um método contraceptivo mais seguro e eficaz, já que eu e meu esposo não usamos nada além de eu tomar o medicamento para previnir gravidez. Pelo que li aqui algumas duraram 3 dias de cólica, faz muitos anos que não sei o que é sentir cólica então tô estranhando muito, espero que passe logo, não sangrei, coloquei absorvente é só percebi um corrime tô um pouco escuro, mas não menstruação. Vocês podem indicar algum remédio pra amenizar essa dor? Se continuar com essa cólica, e minha menstruação ficar com um fluxo maior, eu vou tirar. Sentir dor pra mim não compensa! Alguém que também sentiu assim e depois melhorou?

    • Emily

      Eu coloquei o Diu em setembro,quase nao senti dor na hora de colocar mas assim que ela colocou eu tive cólicas TERRIVEIS de me jogar no chao de dor, tomava 3 a 4 comprimidos de uma vez só de buscopam e nao passava,mas achei que era normal pois eu nao tenho filhos, no segundo dia ja melhorou graças a um remedio chamado PONSTAN (tiro e queda) ,depois de 1 mes eu fiz o ultrassom e deu que ele estava mal posicionado, segunda agora eu tirei e coloquei outro e foi TOTALMENTE DIFERENTE, senti uma dor MUITO FORTE na hora de colocar mas assim que a G.O terminou nao senti mais nada,ai eu vi e ela me explicou que a outra medica que colocou o primeiro pudia nao ter chegado no ponto certo dele ficar, e ele ficou em lugar errado por isso a dor terrivel depois, entao agora eu sei que si eu sentir dor é pq tem algo de errado e ja vou logo procurar um medico!

  • Isabella Souza

    Coloquei de cobre tem 3 dias, mas como tive bebe a 2 meses e sou muito sensível a dor optei pela sedaçao, entao dormi e acordei ja com diu. No dia senti uma colica leve e um descoforto irritante pq dormi então me senti violada por nao ver e so sentir o procedimento. No dia seguinte tive febre fui a emergencia achando q era o diu mas era uma infecçao urinária, que ja estava antes de)colocar o diu. To me sentindo bem, nao senti colica quase nenhuma, o que eu sinto è. A barriga abaixo do umbigo bem dolorida quando aperta e um nerrvoso pq eu to sentindo q tem alguma coisa tipo quando se usa ob. Nao è pra sentir nada?? Dor eu nao sinto ma Sinto ele sera normal ?