Leia: ‘At work’, de Annie Leibovitz

Um livro autobiográfico sobre o trabalho de uma das fotógrafas mais importantes do nosso tempo

Annie Leibovitz é uma fotografa estadunidense, que ficou conhecida por seus retratos caráter íntimo, onde sua marca é a relação do retratista com o retratado. Essa mulher já foi diretora de fotografia da Revista Rolling Stones, é fotografa-retratista da revista Vanity Fair e Vogue, participou um dos projetos mais bacanas sobre contos de fadas, o “Disney Dream Portrait” um projeto da Disney World.

Eu, Janis, me interesso por fotografia com uma curiosa mesmo, então sempre procurei nos livros suprir essas algumas dúvidas e curiosidades. Deixando um pouco de lado os livros “tutoriais” ou livros técnicos, meus interesses na fotografia estava na relação foto e fotógrafo, portanto na experiência de um fotógrafo, como ele se encontrava com uma foto, lugares que visitou, inspirações, primeiro contato com a câmera e por aí vai, assim os livros biográficos de fotografia me agradavam muito. Me deparei com livros fantásticos, como a biografia de Robert Capa, Boris Kossoy, Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson etc, no meio desses livro senti falta de uma FOTÓGRAFA, uma voz de uma mulher.

Foi então que encontrei ‘At work’ de Annie Leibovitz.

Em seu livro, Annie conta como se tornou fotografa e seus principais projetos. A escrita é intíma, como se você escutasse a voz da própria Annie contando tudo pra você, de maneira clara e muito pessoal, sua escrita nos dá espaço para construirmos o retrato de Annie, assim como ela faz com os artistas que retrata.

O livro está inglês e infelizmente não possui tradução para o português e recentemente ele ficou meio que esgotado nas livrarias daqui, maaas quem quiser se aventurar na leitura (que vale muito a pena) tem na amazon gringa e tem como achar o pdf dele de grátis na internet.

Tags relacionadas
, , ,
Escrito por
Mais de Janis Souza

As animações de Min Liu

Animações incríveis em preto, branco e vermelho, no maior estilo The White...
Leia mais