Links da semana

@amaliaulman via Instagram

Olá, ovelhitas!

Aqui vai um monte de coisas legais, importantes e inspiradoras que vimos durante a semana e que achamos que merece sua atenção.


// AMALIA ULMAN

A artista argentina (foto acima), que mora em Los Angeles, usou seu Instagram para fazer um experimento chamado “Excelências e perfeições”. Em 2014, ela resolveu parar a programação normal de sua vida para interpretar uma personagem considerada atrativa nas redes sociais. Não deu outra. Com suas fotos posadas em frente ao espelho, ela atingiu mais de 90 mil seguidores.

Agora, esse trabalho da Amalia será exposto no Tate Modern, em Londres, na mostra “Performing for the camera”, que explora a relação entre fotografia e performance. Colocar uma “artista de Instagram” ao lado de nomes como Cindy Sherman, Yayoi Kusama e Marcel Duchamp será algo inédito na história da arte. Leia mais aqui.

 


// SABRINA PASTERSKI

Apelidada de “a nova Einstein”, ela é a promessa atual da Física Quântica. Aos 22 anos, Sabrina é graduada pelo MIT e candidata a PhD pela Harvard. Sua pesquisa quer entender melhor a “gravidade quântica”, que procura explicar o fenômeno de gravidade dentro do contexto da mecânica quântica. Leia aqui um perfil dela.

0x600

 


// MELHOR MÃE

Essa mãe pintou para sua filha de 7 anos um mural da Rey, de “Star Wars: O despertar da força”. VEJA.

 


// SANTIGOLD

Saiu o clipe de “Chasing shadows”, da Santigold!

 


// MAMILOS

A escritora feminista Clementine Ford falou em sua coluna no Daily Life sobre a misoginia que rolou na página de evento no Facebook de um picnic “Free the niple” (mamilos livres) que aconteceu em um parque de Brisbane, Queensland, na Austrália. Leia aqui.

 


// ABORTO

O Center for Reproductive Rights divulgou uma série de vídeos com as atrizes Elizabeth Banks, Amy Brenneman, Mercedes Mason, Mary McCormack, Dascha Polanco (“Orange is the new black”), Retta e Bellamy Young, em que elas lêem histórias de mulheres que decidiram fazer um aborto.

Esses vídeos foram feitos para chamarem a atenção sobre os direitos das mulheres sobre seus corpos.

 


 // MOSTRA SÓ DE MULHERES

“Why Are All-Female Exhibitions So Problematic?” (Por que exposições só de mulheres são tão problemáticas?) é uma crítica da mostra “Champagne Life”, da Saatchi Gallery. O texto, publicado na revista de arte Sleek, aponta o machismo encontrado mesmo quando a intenção é boa. “Se a Saatchi Gallery tivesse montado uma exposição com 14 artistas do sexo masculino, ninguém diria que é uma exposição só de homens”. Leia aqui.

 

Soheila Sokhanvari/Saatchi Gallery
Soheila Sokhanvari/Saatchi Gallery

// 12 TIPOS DE GENTILEZA

O novo projeto da Jessica Walsh com o Timothy Goodman. “Dois nova-iorquinos autocentrados, muitas vezes focados no que está à frente em vez do que está ao redor deles, criaram uma série de 12 etapas como uma maneira de se tornarem mais amáveis, pessoas mais empáticas. Como uma resolução, eles praticaram isso por 12 meses.”

http://12kindsofkindness.com/
http://12kindsofkindness.com/

 


// AMANDA PALHA

A transexual foi aprovada em primeiro lugar pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. “Eu tenho muito interesse em pesquisa. Tenho bastante proximidade com estudos de economia política e gênero.”

 


Até a próxima semana! Força \o/

Mais de Letícia Mendes

Links da semana

Bom dia, ovelhas! Mais um links da semana com várias coisas inspiradoras...
Leia mais