Universo Desconstruído

E-book Universo Desconstruído
E-book Universo Desconstruído

Praticamente no mundo inteiro, a literatura é um campo cheio de desafios para as mulheres. É constante o fato do trabalho delas ser considerado de baixa qualidade se comparado com as obras de escritores homens e relegado ao sub gênero women’s fiction.

De certa forma, parece que o trabalho delas só tem espaço no mercado com a criação desse gênero especifico.  Eu sinto como se alguém dissesse: “Ei… já que vocês não podem concorrer de igual para igual com um homem, toma aqui um espacinho. Agora parem de reclamar e não tentem se meter eu outros gêneros”. Posso estar completamente errada, mas é essa a percepção que tenho como leitora.

E os problemas não param por aí. A falta de representatividade se expande para as próprias narrativas. A falta de personagens significativos que não se encaixem no padrão homem-branco-heterossexual é gritante. Igualmente péssimo são os esteriótipos perpetuados da imagem feminina.

Notando esse problemas e incomodadas com isso, a professora e blogueira, Lady Sybylla, e a escritora Aline Valek tiveram a ideia de montar uma coletânea de contos de ficção cientifica feminista, intitulada Universo Desconstruído. “Queremos com isso quebrar dois estigmas extremamente negativos: que mulheres não sabem escrever ficção cientifica e que feminismo é um movimento que quer destruir o gênero masculino”, elas explicam na introdução do livro.

 

Defesa do site universodesconstruido.com
Defesa do site universodesconstruido.com

 

Um dos pontos que achei mais interessantes durante a leitura, além de ver representando personagens de vários tipo diferentes, foi como os contos tem em comum a desconstrução de um núcleo familiar tradicional, algo super atual, e como os preconceitos são a maior causa dos problemas que imageticamente teremos no futuro. A destruição da humanidade não vem de uma ameaça externa e, sim, da dificuldade de enxergar o outro como um semelhante mesmo sendo diferente.

 

Capa da versão impressa do livro "Universo Desconstruído"
Capa da versão impressa do livro “Universo Desconstruído”

 

A primeira edição saiu em 2013 e está disponível no site do projeto, onde você pode fazer o download gratuito em formatos para Kobo, Kindle e PDF. Também é possível comprar a versão física do livro, pra quem gosta do bom e velho papel.

Tags relacionadas
, ,
Mais de Mari Rodrigues

Mulheres no tatame

Eu me incomodo muito fácil com o papel atribuído a mulheres em...
Leia mais
  • Fernanda Fidelis Rocha

    Corri pra fazer o download e já devorei o primeiro conto! Adorei! Obrigada por compartilhar!