+ 1 ♡ sobre Coletor Menstrual

Oh Joy Sex Toy, por Erika Moen | Ovelha

Escrevo hoje do auge da minha menstruação e vou falar sobre um assunto que tem sido bastante abordado. Sou dessas que acha que não é nunca suficiente falar sobre um assunto quando o que ele realmente precisa é ser explorado e esclarecido, e provavelmente vocês já devem imaginar que eu vou falar do (rufando os tambores):

Coletoooor menstruaaaal!

Infelizmente a menstruação se tornou um tabu em nossa sociedade. Lidar com sangue mensalmente passou a ser um fardo para muitas mulheres. E eu não julgo jamais. Já tive amigas, de todas as cores, de várias e idades e muitos amores ou não pelas suas menstruações, hahaha. Eu passei a entender que cada umx tem uma relação diferente com seu ciclo e é importantíssimo respeitar essas relações.

Pessoalmente não gostava e aprendi a me relacionar melhor com meu ciclo depois que comecei a entrar no lindo mundo do feminismo. Entender nosso corpo, como ele funciona, o porquê é objetificado, o porquê é associado com impureza, pecados, sujeira, é extremamente importante para nos livrarmos de muitas imposições sociais. É libertador demais quebrar as construções sociais. É se libertar, se aceitar cada vez mais, é fazer as pazes consigo mesma. Gradualmente tem rolado pra mim, espero que pra você também. ♡
 

MINHA (MARAVILHOSA) EXPERIÊNCIA COM O COLETOR, VULGO COPINHO

 
Meu fluxo é grande, minha cólica é pungente, e isso se dá porque eu uso D.I.U.. Decidi parar de tomar pílula pra saber como era meu corpo naturalmente, sem hormônios. E aí ouvi falar do ~ copinho. Gente, qual é a primeira reação que alguém pode ter quando imagina um copinho com sangue dentro de si: ECA! Hahaha! E sem dúvida alguma a minha reação não foi diferente, até eu entender como funciona e dizer o meu “eca” para o absorvente descartável interno e pro externo também. Mas isso você vai entender lá na parte em que eu falo mal dos absorventes descartáveis, vamos falar de coisa boa, vem comigo.

O preço em média é de 65 a 85 Reais e pode durar até 5 anos dependendo da marca que você escolher, ou seja, um baita investimento! O sangue não entra em contato com você, ele não cheira mal, ele fica ali dentro do copinho até você decidir esvaziá-lo e colocar o copinho vazio novamente. E digo mais, isso se você lembrar que está usando o copinho, porque diversas vezes esqueci que estava com ele de tão confortável que é. Mas tudo bem porque você pode ficar até 12 horas com ele! Algumas migas minhas não curtiram o cabinho que vem nele para nos ajudar a retirar, ele pode ser cortado, não se preocupe. Algumas marcas já estão vindo sem, rola fazer uma pesquisa. Eu não tive o menor problema com o cabinho.

 

Coletor Menstrual | Ovelha
Miel dando um help na hora de escolher a posição de entrada (coletorsutra)

 

MAS BÁRBARA EU USO 3 NOTURNOS NO DIA A DIA!

Sinto sua dor. Mas vou te dizer uma coisa, você não tem a menor ideia de quanto você menstrua. Seu sangue fica esparramado lá ou faz o algodão inflar como uma bexiga e você não tem ideia em ml’s de quanto seu corpo expele, e é muito interessante ter essa noção, me senti mais pertencente a mim. Se seu fluxo é pesado como o meu, você pode esvaziar o copinho com menos tempo de uso, você vai aprendendo a lidar com isso, com seu corpo. Me surpreendi muito com a minha quantidade, achei que era infinitamente mais, no começo eu tirava o copinho toda hora com medo que já estaria pra vazar e estava longe disso!

 

MAS É GIGA, NÃO VAI ENTRAR, VAI VAZAR!

Também pensei a mesma coisa. E vou te dizer que no período de adaptação, é bom você testar em casa e testar as melhores posições (coletorsutra) pra colocar. Eu assumo, sou muito ansiosa e não tenho muito saco, as vezes vaza e aí eu preciso respirar fundo, consultar meu coletorsutra e colocar novamente, pronto, tudo certo. Quando eu fico insegura porque sei que estou com pressa, carrego comigo sempre um Eco Absorvente, que é reutilizável. Me sinto feliz por ter tomado essa decisão, sei que estou fazendo o melhor pra mim, e pro planeta (dando tchauzinho de Miss).

 

Pocahontas
Pocahontas aprova o coletor

 

PROBLEMAS (MIL) DOS ABSORVENTES DESCARTÁVEIS

Os absorventes descartáveis começaram a ser produzidos depois da Revolução Industrial, ou seja, com a implementação do capitalismo na sociedade (sou historiadora, me deixa). Sem dúvida, a indústria farmacêutica bilionária não liga se isso está causando problemas ao meio ambiente, e acredite, é bizarro de quão problemático a quantidade de fraldas e absorventes descartáveis têm trazido. Confira qui.

Enquanto você solta aquele punzinho (risos), troca a cruzada de perna ou levanta fazendo o sangue descer rapidamente, encharca o absorvente e enquanto o dia passa, a parte de fora da ppk, a bunda, as vezes até a coxa se sujam com sangue. Isso traz mal cheiro (quando você vai fazer xixi em um banheiro público, você já não sentiu aquele cheirão de “sangue véio”? É o odor do sangue em contato com o oxigênio + absorvente, pasme) e o plástico em contato com a pele, não deixa ela respirar, muitas mulheres têm alergias. O absorvente interno resseca a parte interna da vagina, sugando muitos nutrientes que não deveria, além do sangue menstrual. O custo mensal de absorventes descartáveis é em média 7 Reais por mês, totalizando 84 Reais por ano.

 

Léo fazendo cestinha
Isso aí, Leo.

 
Eu uso Inciclo e portanto só posso falar dessa marca da qual tenho experiência e curto. Meu Ecoabsorvente é o da Morada da Floresta, escolhi a cor branca porque sou basic bitch, haha mas há marcas com estampas para todos os gostos. Há muitas outras marcas recomendadas de coletores, inclusive por amigas, como a Meluna, Mooncup, Holycup, etc. Faça sua busca por qualidade e você vai ficar bem. Por favor, não compre produtos chineses, inclusive dildos, porque eles não tem fiscalização sobre os materiais utilizados, muitas vezes usando chumbo em suas composições, que é extremamente maléfico para nosso corpo e para nossa pepeka.
 

Se eu não convenci você, tenho certeza de que ela vai. E se você ainda não conhece a Jout Jout, de nada. Haha. :)


 
Imagem de capa: Oh Joy Sex Toy, de Erika Moen.

Tags relacionadas
, ,
Mais de Bárbara Gondar

Eat Girl: Receita de Karê Vegetariano

Receita de um prato típico do Japão muito delicioso: o famoso curry...
Leia mais
  • Victoria M.

    Oi, eu só tenho uma dúvida… E na hora de dormir? Rola o coletor? É que bem, se você tem fluxo grande deve saber o que acontece de noite às vezes e o que sempre acontece de manhã hahaha
    Tem problema usar ele enquanto dorme? Estou pensando em testar…

    • luna love(s)kills

      como eu uso pílula no momento, minha menstruação não é muito intensa; e uso o copinho durante a noite toda e não acontece nada, nunca vazou, etcs. como a bárbara escreveu, ele aguenta até 12 horas. eu diria pra você experimentar, sim. vale muito a pena e mudou minha vida (& não é exagero) ♡

    • Oi Vic! Então, meu fluxo também é uma loucura e eu sempre temi que o coletor não desse conta. Vale a regrinha: nos dias de fluxo mais intenso, não deixe o copinho mais que 12h dentro de você! Ou então, se tiver com muito medo da coisa não aguentar (mas é tranquilo, viu), basta tirar o copinho pouco antes de dormir, esvaziar, lavar e introduzir de novo. Super sussa! A coisa é tão boa que eu muitas vezes esqueço que estou com o copinho, hahaha!

      • Luísa May

        Façam um teste usando o copinho + um absorvente externo. se vazar o absorvente segura :)

        • barbarrá

          é, pode usar também o eco absorvente (aliás, eu recomendo muito nas primeiras vezes de uso do copinho)!

    • barbarrá

      Vic, eu antes de dormir faço meu xixizito, esvazio meu copinho, dou uma lavadinha, coloco de volta e muitas vezes no dia seguinte eu até esqueço que tô usando! Hahaha. Rola ficar 12 horas com o coletor! Testa, é muito bom :)

  • Maria

    Onde você comprou o seu?? :)

    • barbarrá

      Eu comprei o meu no site da Inciclo pela internet! E aqui no Rio de Janeiro, onde eu moro, tem algumas lojinhas que revendem!

  • Adriana Moura

    Comprei meu Inciclo há dois dias, e infelizmente descobri que ele é muito grande pra mim. Sugiro que pesquisem bastante antes de efetuar qualquer compra, lindes! Estou considerando adquirir outro de outra marca, mas preciso me ‘estudar mais’ antes.

    • barbarrá

      Aconteceu a mesma coisa com uma amiga minha! :( Ela comprou o menor e diz que o coletor samba dentro dela, muito ruim! Até porque como a gente vai saber o tamanho do nosso canal vaginal, né? :(

  • Marina

    Moça!! Nenhum problema em relação a usar o coletor com DIU?? Vou por o Diu segunda feira, e queria saber as tretas….

    • barbarrá

      Desculpa a demora pra responder, Marina! Não tem problema nenhum,eu uso DIU há 4 anos e ele fica no útero, dentro do útero mesmo. E o coletor fica no canal vaginal, pode usar os dois normalmente. :)

      Treta com DIU eu s´ø tenho porque minhas cólicas aumentaram e o fluxo também, porque eu uso o só de cobre, você vai botar esse que não tem hormônio ou o que libera hormônio? ♡

      • Luana Alves

        To com essa dúvida também. Botei o diu de cobre a três meses e já quase não tenho efeitos colaterais (a não ser aumento de fluxo) mas queria comprar o coletor e estou com medo dele acabar “puxando” as cordinhas do diu.

        • barbarrá

          Olha, uso o coletor já tem um tempo, uns 6 meses, não tive nenhum problema, até porque não é pra puxar o coletor quando ele está à vàcuo dentro do corpo, é preciso apertar uma das laterais pra que o ar entre e ele saia!

          Tirando isso, o local onde cada um fica é “longe”, hahaha! :) Mas só use se sentir à vontade, não tem porque usar e ficar grilada, você pode comprar os absorventes eco e continuar a contribuir pra um meio ambiente despoluído! <3

          • Luana Alves

            é, vou conversar com meu médico, mas to querendo comprar há um tempão, tenho umas amigas que usam e super recomendam!

          • barbarrá

            sim! se você for mesmo no seu médico, me avisa depois o que foi dito? só pra que eu possa passar a info certa! :)

  • Amanda

    Sou virgem, posso usar? Obrigada!!

    • barbarrá

      oi amanda, mil desculpas pela demora pra te responder, tive uns dias trevosos por aí! você usa ob? se você não tem nenhum problema com ob (que fica bem mais pra cima no canal vaginal), creio que não vá ter problemas com o coletor, MASSS…

      …se você ainda estiver receosa, e eu acho que eu ficaria sim e não tem o menor problema estar, você pode comprar os eco absorventes que funcionam como os descartáveis, só que você lava eles pra reutilizar, são feitos de material antialérgico e você vai estar cuidando do planeta de qualquer forma! ♡

  • Julia

    Isso não serve pra quem é virgem , a melhor opção e cortar logo com injeção depoprovera , a mulher tem direito de ficar livre de dor e sangue.

    • barbarrá

      é, cada mulher deve decidir o que é melhor pra si, sem dúvida. aliás, nem só toda mulher mas temos homens que menstruam também e isso muitas vezes causa disforia em homens trans, então quando tratando desse assunto, o melhor é realmente confiar na decisão que a pessoa toma pra si!

      • Déia Galvão

        Oi Ba… neste momento fazem dois dias q estou usando, pela primeira vez, meu coletor (inciclo tamanho A); e estou sentindo dificuldades porque além de vazar está saindo do lugar e entrando, metade de um dedo indicador, para dentro. Será q estou fazendo errado? Já acinteceu isso com as amigas? Estou me esforçando para dar certo e nada.

        • barbarrá

          Oi Déia, a primeira coisa que eu quero te dizer é: dois dias é pouco tempo, não desespera! :) Eu desesperei também, mas a verdade é que eu só consegui usar com louvor mesmo na terceira menstruação, por aí.

          Você tem mais de 30 anos e/ou tem filhos? Só pra a gente checar se está com o tamanho certo!

          Acho estranho estar saindo do lugar, você está dobrando em ‘U’ pra colocar? Não aconteceu com nenhuma amiga minha, não, na verdade. Mas com certeza deve acontecer com mais pessoas. Uma menina me disse que era muito pequeno pra ela e que ‘sambava’ dentro dela, e aí não temos como saber, só testando mesmo.

          No começo eu também fiquei com esse sentimento de ‘estou me esforçando e não consigo’, pra mim funcionou mais tarde, mas se você não se adaptar e não se sentir confortável, não force. Você pode comprar os eco absorventes se quiser e não poluir o meio ambiente. :)

  • flavia leite

    ADOREI!!! Tudo! O Coletor, o nojo ao Bolsonaro (kkkkkkkkk), o vídeo e a edição…kkkkkkkk

    • barbarrá

      eu também amo ela muitão! ♡

  • Fernanda Paz

    Porque ppk??? VAGINA!!! por quê é tão difícil falarem VAGINA? Feministas bla bla bla…mas não falam vagina?? Adorei o texto! ri!
    Mas precisamos falar sobre a VAGINA!!

    • Sim, Fernanda! Importantíssimo falar VA-GI-NA. Mas a gente ama os apelidos! É carinhoso. Assim como tem cara que fala peru, bilau, pau… a gente pode também chamar de pepeca, xota, petcheca, por aí vai (;

    • barbarrá

      pô Fernanda, só porque nesse texto eu tava afim mesmo, mas eu não tenho nenhum pudor em falar vagina, até porque eu tenho essa página aqui que se chama xereca, logo… HAHA. aqui a página: https://www.facebook.com/xerecaxereca?ref=bookmarks

    • carol_lony

      ai cara que chatice… pra começar a parte de fora chama VULVA, o canal que se chama vagina. E “ppk” é um apelido bosta, mas foda-se, cada um chama de como quiser… nunca vejo homens se referindo ao deles como “ai meu pênis isso, meu pênis aquilo, nossa vc viu como meu pênis está reluzente hoje?…” pqp parem de fazer o feminismo ficar chato, já deu. A porra da buceta é minha e seu eu quiser chamar de Claytinho vai ser Claytinho e ‘cabô.

  • Cris

    Mas, gente, e na piscina?
    Eu faço natação, hidro… não tem perigo mesmo de vazar??

  • Cristiana Menezes

    Achei super facil de colocar, mas tive uma dificuldade enorme para retirar, não consegui tirar o vácuo e foi um sufoco, e isso me deixou com medo de usar de novo. Será que o problema é o tamanho? Ou a marca?me ajudem plis

    • barbarrá

      Cris, acho que não! Acho que as primeiras vezes são meio desesperadoras mesmo. Quando eu olhei o copinho eu pensei que não fosse entrar má nem fodendo!

      Pra você tirar (e se tiver unhas compridas é um pouco ruim), coloca a mão em volta do copinho e com um dedo, indicador, sem lá, empurra uma parede dele, vai sair o vácuo e aí é mole de tirar.

      Sugiro que você faça isso ou sentada na privada ou dentro do box no banho, porque senão você pode ser a próxima Pollock, HAHA! Ou melhor, Dexter!

      Se tivesse ficado pequeno ou grande você saberia, pode acreditar. É só questão de adaptação mesmo! ♡ Me avisa depois se deu certo!

  • Pingback: D.I.U., uma experiência Intra Uterina ♡ | Ovelha()

  • Sika Sakugawa

    Olá Bárbara!!! Adorei o texto e fiquei interessadíssima em comprar um coletor pra mim….só fiquei na dúvida qto ao tamanho….Qdo falam que varia pra quem já teve filho é independente o tipo de parto?

    • barbarrá

      Sika, eu imagino que seja sim! Mas dá uma olhadinha no site que falam sobre os tamanhos, acho que é mais confiável do que eu! HAHA :)

  • carol_lony

    Eu estou optando por tomar aquele remédio para parar de menstruar. Odeio menstruação, odeio cólica, odeio sangue, odeio ficar usando essas porcarias de o.b, coletor, absorvente por causa desse período. Odeio TPM, odeio tudo isso, não me sinto mais mulher por ter essa fase, não me sinto mais feminista por aceitá-la, odeio tudo que acontece nesse ciclo. Estou pesquisando saber como funciona realmente esse processo de parar a menstruação e descobrir se não afeta futuramente quando eu decidir engravidar.
    Mas acho que cada mulher escolhe o melhor para ela, eu não tenho nenhum pouco de vontade de usar esse copo, a não ser pelo fato de ser ecológico (já odeio absorvente, usar outra coisa que eu detesto não faz diferença), mas o que busco mesmo é acabar com esse ciclo menstrual que não serve de nada na vida das mulheres quando elas não estão afim de engravidar.

  • holycup!

    Olá! :) Visitem o nosso site e obtenham mais informações à respeito do coletor mentrual holycup! A holy cup! oferece 3 tamanhos em diferentes maleabilidades para se ajustar melhor a sua necessidade evitando riscos de vazamento e garantindo conforto. Tecnologia e qualidade alemã feito para as brasileiras. Mais informações visite http://www.holycup.com.br Estamos sempre à disposição para tirar suas dúvidas.