SDDS SATOSHI KON ♡

Ahh… que saudade Satoshi! Fazem 5 anos que Satoshi Kon, um dos melhores e mais consagrados diretores e roteiristas de animação japonesa não está mais entre nós :(

* sniff sniff *

Um gênio que influenciou diretamente diretores como Darren Aeronovsky e Christopher Nolan. Nesse vídeo dá pra entender em detalhes suas obras e como elas inspiraram criativos do mundo inteiro.

 

 

O pessoal do ramo cinematográfico impõe limites à animação. Para eles, é tudo sobre garotas lindas, robôs e explosões, e não é bem assim (Satoshi Kon)

 
tumblr_mwzz9k9kVD1rk0ux3o1_500
 
Ele usou a animação como meio de tratar assuntos e abordagens cinematográficas. Mais do que “animes”, fazia cinema com animação. Seu desejo era, através da disso, ampliar o público-alvo e oferecer entretenimento aos adultos. Pra quem não conhece, esse ser iluminado dirigiiu e escreveu filmes maravilhosos como:

 

Perfect Blue

(meu favorito <3 )

 

Tokyo Godfathers

https://www.youtube.com/watch?v=7Q6mcx2qF4Q

 

Paprika

 

Roujin Z

(quem escreveu foi o Katsuhiro Otomo, o cara do Akira.)

 

Patlabor 2

midnight bluuuue ♫

 

A série para TV Paranoia Agent

 

Tem esse curta lindo chamado “Ohayo” (bom dia), que eu amo também.

 


Enfim, vale assistir todas suas obras! A maioria era animada pelo estúdio Madhouse, no qual ele fazia oficialmente parte da equipe como diretor. Mas diferente dos outros diretores, ele apenas dirigia filmes dos quais ele mesmo criou. Seus filmes se destacam pela complexidade psicológica, personagens e planos de fundo realísticos, e a distorção do sonho e da realidade. Dando um nó na nossa cabecinha ocidental não preparada pra tal maluquices.

 
tumblr_nsmu50XRTl1uca9y7o1_500
 
Nesse ano também foi lançado o seu artbook com várias imagens sensacionais, uma mais linda que a outra.

 
kon-works-11

kon-works-9
 

“Então, a todos que permaneceram comigo através deste longo documento, obrigado. Com meu coração cheio de gratidão, por tudo de bom no mundo, soltarei minha caneta. Agora, com licença; eu preciso ir” (Satoshi Kon, em sua carta de despedida, Agosto de 2010)

 
r-i-p-satoshi-kon-e4bb8a-e6958f-1963-e28093-2010

 

Obrigada por tudo, Mestro Kon ♡

 

Mais:

OST de todos os filmes / Artbook / Character Design / Outros livros / Entrevista (em inglês)

Tags relacionadas
, , ,
Mais de Bárbara Malagoli

Nostalgia nerd: Jet Set Radio

  Jet Set Radioooooo!   Jogo maravilhoso e pouco conhecido desenvolvido pela...
Leia mais