10 motivos para não ter uma Hermione Negra

Arte de Adele Sego

Lembra que contamos aqui sobre um fato incrível (e polêmico) sobre o elenco da peça “Cursed Child”, escrita por J.K Rowling para dar continuidade à história contada na saga Harry Potter? Sim! A atriz que interpretará Hermione Granger mais velha, 19 anos depois da Batalha de Hogwarts, é Noma Dumezweni. Uma mulher negra.

A novidade agora é que o site Pottermore divulgou uma foto oficial da nova geração da família Granger-Weasley, mostrando os atores caracterizados como Rony, Hermione e Rosa, filha do casal introduzida no final de “As Relíquias da Morte”. Ou seja, pela primeira vez a hegemonia ruiva vestesdesegundamão dos Weasley, como descritos nos livros e nos filmes, foi quebrada. Pelo menos na versão da peça, Rosa Granger-Weasley puxou a mãe!

 
Weasley_Granger_Cursed_Child
 
Assim como aconteceu na época do anúncio de Noma como Hermione, os fãs não receberam bem esta nova imagem da peça. Nas FanPages ou fóruns de fãs da série, a maioria diz que não é por causa de racismo, mas sim porque, supostamente, a cor da pele da Hermione tira a essência e, consequentemente, a fidelidade à personagem conhecida e querida há tantos anos.

Aham, sei.

Mesmo com a própria J.K Rowling lembrando que a pele da Hermione nunca foi especificada nos livros (onde o personagem surgiu ORIGINALMENTE), aparentemente, a cor da pele é uma coisa assustadoramente perigosa para a caracterização de uma personagem tão significativa para a série.

Reunimos algumas ilustrações de artistas ~malucos~ que imaginaram a Hermione negra ao ler o livro, para provar que, realmente, mudar a cor da pele dela é um erro que mudaria tudo na saga. Então liga o modo ironia para continuar nesse post, ok?

 

1. Ela não seria tão bonita quanto a Hermione dos filmes

Black Hermione Granger

Aposto que “a bruxa mais inteligente da sua idade” se importa muito com aparência, inclusive!

 

2. Hermione deixaria de ser a bruxa mais brilhante de sua idade

Black Hermione Granger

Porque toda a habilidade que ela tem iria embora com o acréscimo de melanina em sua pele!

 

3. E não seria tão estudiosa

Black Hermione Granger

Uma das características mais fortes na personagem se perderia por causa da cor de sua pele!

 

4. Ela não saberia conjurar feitiços

Black Hermione Granger

Claro que o maior impedimento pra isso ela já superou: o fato de ter nascido trouxa! Mas a pele negra pode acabar com tantas habilidades, né?

 

5. E as poções que ela faria seriam um fracasso

Black Hermione Granger

Harry e Rony que se virem quando eles precisarem de uma polissuco!

 

6. Suas relações afetivas mudariam, começando pelo gato. Hermione nem teria o Bichento.

Black Hermione Granger

~ Isso é tão absurdo e surreal que não consigo ironizar! ~

 

7. Ela não seria a melhor amiga do Harry

Black Hermione Granger

Mulher negra é objeto, não amiga, namorada, parceira etc.

 

8. E não formaria uma família feliz com o Rony!

Black Hermione Granger

Onde já se viu? Uma mulher negra em um relacionamento feliz e saudável!

 

9. E ela não gostaria tanto de beber cerveja amanteigada nos bares de Hogsmeade com os amigos

Black Hermione Granger

Obviamente, os gostos característicos da personagem mudam junto com a cor!

 

10. E o “Golden Trio” não seria mais o mesmo

Her 4

Harry. Check. Rony. Check. Hermione. Chec… Ah, não! Ela é negra!

Enfim… Para uma jovem que originalmente já precisa combater preconceito por não ter nascido nos padrões que a elite bruxa espera, a cor da pele dela é tão importante para a composição da personagem, quanto o fato de que Dumbledore é gay seria determinante em sua vida como grande bruxo estudioso!

Para nós, espectadores da saga, a cor da pele da Hermione vira o jogo em um quesito: Representatividade importa!
 

Mais de Karoline Gomes

A incrível sensação de ser protagonista

Quando você era criança, quem você queria ser quando crescer? Para você entender...
Leia mais
  • A-H-A-Z-O-U

  • Alexandre Gomes

    Algo me diz que a galera que marcou “Angry” não deve ter entendido a ironia, apesar dela ter escrito “ironia” em negrito ali em cima… Enfim, excelente artigo, parabéns mesmo, é graças a jornalistas como você que me fazem ainda acreditar nessa profissão <3

    • <3 Acho que quem marcou "angry" também pode ser porque esses motivos aqui colocados como ironia já foram dados pelos fãs racistas da saga Harry Potter como argumentos de verdade. Imagina isso. A ironia desse texto é muito também porque os 10 motivos são SURREAIS. Enfim! Karoline arrasou, mais uma vez! (:

  • flávia j

    Confesso que antes da peça eu nunca tinha imaginado a Hermione como negra. Mas eu amei a ideia. Achei tão perfeito que agora sempre que releio um livro de HP ñ consigo mais imaginar a Hermione como branca. Hermione negra rules. E esses fanarts <3 <3 <3
    Parabéns pelo artigo! :)

  • José Ricardo Sampaio

    Credo que nojo desses argumentos….

  • Luiza Tulani

    É óbvio que a imagem mais marcante da personagem será a Emma Watson, mas bom, ela só fez uma das tantas representações que a Hermione pode apresentar. J.K. deixou claro que não há cor de pele pré determinada originalmente, e porque seria absurdo uma atriz negra ser uma das tantas a representar uma personagem tão sensacional? Porque? Qual seria o motivo que não o racismo? Será que quem tem se posicionado contra realmente não enxergar o absurdo que são seus falhos argumentos? Me entristeci com o fandom de uma maneira absurda, o sentimento de família que antes reinava foi abalado infelizmente.
    Parabéns pelo post, Karoline, comecei a ler já pensando “Ah, não, mais uma” mas me surpreendi de uma maneira boa.

  • Achei o s Comentários da matéria muito Racistas e isso é Crime !

    • Oi “Meste Bruce”. Obrigada por lembrar que SIM, racismo é crime! Agora, você deve ter chegado na Ovelha sem conhecer a proposta do site e não deve ter lido que todos os “motivos” descritos pela autora do texto (que é negra) são UMA IRONIA, justamente por serem absurdamente descabíveis.

      • Então, li a Matéria a principio não entendi direito a ironia. e só fui me dar conta bem ao final até então já tinha postado meu comentário em sua pagina, ou seja vcs conseguiram me enganar e chocar ao mesmo tempo, e depois refletir sobre o assunto obrigado por me esclarecer e viva a igualdade racial que ao meu ver somos uma só raça, o meu sangue é vermelho igualmente a do meu irmão Negro ou não !

        Em 8 de julho de 2016 15:39, Disqus escreveu:

  • Dani Dani

    Por mais que seja um texto no modo IRONIA, acho que a causa racial deve ser trabalhada pela positividade, e não de pejorativamente (embora saiba que não foi a intenção da autora). Por que não um título como: “10 MOTIVOS PARA NÃO TER UMA HERMIONE NEGRA”? A ironia poderia ser tratada da mesma maneira, além de agredar orgulho e afirmação ao negro que lê.

  • Sérgio Augusto Jr.

    Se pegasem o super choque e colocassem um ator branco eu ia ficar puto! Assim como muitas pessoas ficaram quando mudaram a Hermione , que já tinha uma imagem formada, por motivos de “motivonenhum”

  • ana paula

    Esqueceram do “ela não teria uma filha ruiva (como é descrito no livro que ela tem)”. Bom dia!

    • João Pedro Alves

      Acho que alguém matou as aulas de biologia no ensino médio, boa noite ;)

      • Karla Cruz

        É muita vontade de “lacrar” mesmo não é? Daniel Rodrigues inclusive postou parte do livro, em que fala que a Hermione ficou corada, negras não ficam coradas, nem eu que sou parda fico “corada”. Querem “clarear” (se ela fosse personagem negra, e tivesse uma branca fazendo o papel dela, seria o APOCALIPSE) a Hermione e a autora que é “lacradora” endossa, mas ela teria que reescrever os livros tirando as partes que sugerem que ela seja de pele bem clara.

  • Heracles Patroclo

    Olha li a matéria e gostei, não vejo problema algum dela se negra, já que a própria autora deu o seu aval, o que não me entra na cabeça são personagens fictícios ou reais serem interpretados por atores que não tem nada a ver com a personagem, exemplo, como poriamos um ator branco para interpretar zumbi dos palmeras, da mesma forma como iriamos por um ator negro para interpretar tiradentes, da mesma forma que seria inconcebivel colocar um ator branco para interpretar o pantera negra ou um ator negro para interpretar o batman, achei que alteraram completamente o personagem nick fury pois ele sempre foi branco, o tocha humana também, imagina representar a tempestade por uma atriz branca em vez de uma atriz negra.

  • Fabio

    A questão não é racismo, e sim a caracterização do personagem. Imagina Chaning Tatum como “Luke Cage”? Ou Daniel Radcliffe como “Blade”? Se eu for contra isso, ok, mas se sou contra uma outra atriz com o esterótipo diferente da Hermione Granger, sou racista? Me desculpe, mas não concordo com isso. Não é tom de pele que vai me fazer ficar puto com esse tipo de troca, até pq quando Rachel Weisz não pôde trabalhar em “A Mumia 3” e trocaram por Maria Belo eu fiquei puto, e elas são bem semelhantes. Acho que a maioria que não gostou não foi por racismo, e sim por descaracterização de uma personagem tão marcante para todos. Quem acha bom tudo isso, tranquilo, mas opinião é individual, e merece, no mínimo, ser respeitada.

  • Camila Oliveira

    Me parece que há diferenças estéticas entre a Hermione real na imagem deste artigo em relação às Hermiones dos desenhos. Quando se trata de personagens negros masculinos, não há essa “regra” pela estética tanto quanto há com as mulheres negras dentro da mídia, em qualquer meio profissional que seja, ou melhor dizendo: Por ser mulher já é mais difícil, por ser negra.. mais ainda, e se as formas do rosto não obedecem a uma regra geométrica especial chamada de Proporção Áurea… vão achar mais que 10 motivos absurdos para rejeitarem essa mulher :(

  • Daniel Rodrigues

    Eu não tenho nenhum problema com cores de pele, mas sou contra ela ser negra devido ela já ter sido criada Branca, no filme ela é Branca, no livro ela é Branca. Se fosse para ela ser negra, ela deveria ser negra em todos. A não ser que o teatro seja um universo paralelo.

    • João Pedro Alves

      No livro em nenhum momento a J.K cita o fato dela ser branca, só deixando um breve aviso ao desavisado.

      • Daniel Rodrigues

        Fala que a hermione ficou rosa/corou, em algum momento, pessoas morenas como eu conseguem ficar rosa de vergonha? acho que não parceiro.

        • Daniel Rodrigues

          “No,it’s just. . . how did she know Viktor asked me to visit him over the summer?” Hermione blushed scarlet as she said this and determinedly avoided Ron’s eyes.

          Não sabia que pessoas morenas ficavam vermelhas quando nervosas. Isso deve ser realmente estranho de se ver.

          • Karla Cruz

            Daniel Rodrigues – Touchê

          • Daniel Rodrigues

            As pessoas confundem o preconceito com a desconstrução do personagem, o que eu acho que o teatro não deveria nem ter mudado de atores (deveriam ser os mesmos do filme ou no mínimo semelhantes), uma coisa eu queria saber, porque só Hermione mudou? porque todos os outros personagens são semelhantes?

            Há casos muitos mais polêmicos como a de Lavander Brown, que virou branca quando ela foi namorar o Rony, ou quando ela ganhou papel principal, interprete como quiser.

            https://uploads.disquscdn.com/images/7f9ea91bafdffbe929f7b5a2f976fbad62f3d772f13725b36755ff9f27f9b739.png

            Estranho, será que ela pediu ajuda pro Michael Jackson para mudar o visu?

  • João Pedro Alves

    Comentários muito maldosos os seus, revejam seus conceitos gente, o mundo não gira mais em torno da segregação e nem de pré-definições criadas para estereotipar uma mulher, até pq lutamos hoje para combater exatamente isto. ;)

  • Karla Cruz

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh tá! Ai quando você vê uma negra “clara” fazendo o papel de uma negra “escura”, as africanistas *surtam* e tentam linchar a atriz não é? Ridículas.
    .
    Vejam os ataque que a Andreia (Negra, filha de negros, mas sua cor não foi “aprovada” pelos coletivos) está tendo por interpretar Carolina: https://www.facebook.com/carolinamariadejesusbitita/photos/a.1047696605294081.1073741834.987234211340321/1606536346076768/?type=3&theater
    .
    HIPOCRISIA E CINISMO é pouco!

  • O pessoal dos comentários poderia ler isso aqui, né?
    http://ovelhamag.com/guia-ovelha-para-ser-uma-aliada/