Black Girls Rock!

Depois de mais uma edição sem diversidade do Oscar, o boicote ao evento, que foi promovido por Jada Pinkett Smith, e o protesto de Viola Davis ao receber o primeiro Emmy para uma mulher negra na categoria “Melhor Atriz em Série de Drama”, a premiação Black Girls Rock é tudo o que precisávamos para falar sobre diversidade e representatividade nas indústrias da música, televisão e cinema.

No último dia 5 de abril, homenagens significativas foram feitas à mulheres incríveis, como: Amandla Stenberg, Shonda Rhimes e Rihanna. Mas os nomes e a significância da ONG Black Girls Rock, que promoveu e deu nome ao evento, ainda não foram suficientes para mais destaque e repercussão.

A Black Girls Rock é uma organização não-governamental criada em 2006, a fim de dar mentoria e promover a arte de mulheres não-brancas, além de encorajar o diálogo da condição de representação dessas mulheres na mídia. Dez anos depois da fundação, a ONG marca história com a segunda edição da premiação.

Claro que não deixaríamos este momento histórico passar batido. Então separamos uma listinha dos momentos mais incríveis da cerimônia para você deixar o link salvo e acessar sempre que precisar de um gás empoderador.

 

Quando Bervely Bond explicou o que significa o verbo “to rock” para meninas negras

black-girls-rock

“Black Girls Rock não é só uma frase ornamental usada para nos destacar da maioria. É uma afirmação crítica e necessária, pois quando você cresce negra, percebe que existem privilégios associados a raça e gênero e que a sociedade a colocou no fim da fila. Então dizer que nós “arrasamos” é uma responsa à tremenda negligência que as garotas negras sentem enquanto crescem em uma sociedade onde elas são subjugadas e menos-apreciadas”, disse a fundadora da ONG.
 

A presença de Amandla Stenberg

black-girls-rock

A atriz de Jogos Vorazes, que estará no filme sobre o movimento Black Lives Metter, lançou um discurso super inspirador, quando foi homenageada por seu ativismo. “Por causa dessas mulheres negras, eu aprendi que eu não prospero apesar da minha negritude. Minha negritude não me inibe de ser bonita e inteligente. Na verdade, esta é a razão pela qual eu sou bonita e inteligente”.
 

Michelle Obama explicando a importância do acesso à educação

michelleobama-blackgirlsrock-01
michelleobama-blackgirlsrock-02

“Não importa quem você é, não importa de onde você veio, você é linda. Eu estou orgulhosa de você. Meu marido, seu presidente, está orgulho de você. Nós temos muita esperança e sonhos para você e o segredo para tudo isso é educação. Esta é a razão pela qual eu sou capaz de estar aqui esta noite. É assim que você você deixa de ser uma menina negra que arrasa, para uma mulher negra que arrasa”, disse a primeira-dama dos Estados Unidos.
 

E depois sendo mencionada por Jada Pinkett-Smith

michelle e jada

A atriz de Gotham ganhou o premio Star Power e, em seu discurso empoderador, usou Michelle Obama como exemplo da ascensão das mulheres negras no mercado de trabalho e cargos econômicos e políticos.
 

Falando em família Smith, a reação da Willow ao ver a demonstração de amor entre os pais é priceless

black-girls-rock
 

Este momento de empoderamento infantil protagonizado por Cicely Tyson

black-girls-rock

“Se você consegue ser negra e viver neste mundo, você pode fazer qualquer coisa”, disse a atriz. E a pequena na platéia entendeu o recado.
 

Quando Shonda Rhimes recebeu o título de Khaleesi*

black-girls-rock

“Nos bastidores, nós a chamamos de Khaleesi. Nós sabemos que a verdadeira Khalessi, é uma mulher negra com três dragões: Scandal, Grey’s e How to Get Away With Murder”. Acho que nunca vi uma melhor definição para a produtora e escritora de séries que está quebrando estereótipos em Hollywood, Shonda Rhimes.

No Black Girls Rock, ela foi honrada por inspirar outras criadoras do século XXI. Dá uma reparada na reação da filhinha da Shonda, a Harper, quando é mencionada no discurso da mami poderosa.

*Na série de livros Crônicas de Gelo e Fogo e na série da HBO Game Of Thrones, Khaleesi é um dos títulos de Daenerys Targaryen, conhecida por ser rainha por direito dos sete reinos, mãe de três dragões, libertadora de escravos e promotora de igualdade social.
 

Rihanna falando sobre representatividade e aceitação

black-girls-rock

“No minuto que você aprende a se amar, você não vai querer ser mais ninguém”, disse a cantora ao receber o prêmio de “Rockstar of the year”.

 

BLACK GIRLS ROCK!!!!!

 

Mais de Karoline Gomes

Os emojis para as crespas e cacheadas

Você lembra quando os emojis foram atualizados e ganharam tons de pele...
Leia mais