A boneca que representa meninas negras

Angelica Sweeting é mãe de duas meninas. Quando ela estava fazendo compras, ela percebeu que não haviam opções de bonecas que se pareciam com suas filhas.

Com apenas três anos de idade, sua filha mais velha, Sophia, já estava tendo problemas com sua auto-imagem. Ela queria ter cabelos loiros e lisos, pele clara e rosto fino – como a Barbie.

 

Angelica e suas duas filhas
Angelica e suas duas filhas
 

Angelica então sentou com seu marido para pensarem em uma solução, já que no mercado não haviam bonecas que pudessem de fato trazer representação para as meninas negras (já que, de fato, não adiantava simplesmente dar uma Barbie negra magra e alisada para elas).

Então decidiram criar uma boneca, do zero. Uma que tivesse as feições do rosto como as de suas filhas: rosto arredondado, maçãs expressivas, nariz mais largo e boca carnuda. Além disso, a cor da pele é negra e o cabelo crespo. O cabelo, aliás, é a coisa mais incrível da boneca. Ele funciona como um cabelo de verdade: você pode lavar, passar cremes, enrolar, fazer penteados…

 
angelicadoll-02
angelicadoll-03
 
O design é da própria mãe e o projeto está atualmente no Kickstarter, afim de conseguir o dinheiro inicial para sua produção. Futuramente, Angelica Sweeting pretende produzir outras versões da sua Angelica Doll, representando carreiras na engenharia, programação, jornalismo, relações públicas e claro: como empreendedora. Acho que o slogan “tudo o que você quer ser” ganhou uma nova dona, Barbie.

 
angelicadoll-04
 

Imagens via.

Mais de Nina Grando

Ouça: The Anna Thompsons

Quando estive em Berlim em junho de 2013, minha amiga Juliana de...
Leia mais
  • Gabriela de Matos

    maravilhoso! que ótima ideia! tomara que consiga o financiamento! ,)