Un’ruly: sobre a beleza de mulheres negras

A cineasta Antonia Opiah, criadora do site Un'ruly

Antonia Opiah é uma cineasta nigeriana-americana que produz vídeos incríveis sobre a relação da mulher negra com beleza e cabelo.

Por muito tempo, a Antonia trabalhou com marketing digital para empresas, mas um dia, ela resolveu se mudar para Paris e criar seu próprio site de lifestyle para mulheres negras, o Un’ruly. Lá, a Antonia escreve um pouco de tudo, sobre música, sobre cultura, sobre arte, sobre movimento negro, sobre Black Lives Matter.

O Un’ruly também tem uma seção super legal chamada working girl, onde Antonia entrevista com mulheres negras com as mais diversas profissões: cantoras, professoras, musicistas, designers, escritoras, estilistas, consultoras, atrizes. Foi através do Un’ruly que a Antonia desenvolveu os projetos “You Can Touch My Hair”, “Pretty” e “On the Street”.
 

 

You Can Touch My Hair

O trabalho da Antonia ficou conhecido em 2013, quando a cineasta lançou um curta-metragem chamado You Can Touch My Hair, onde mulheres negras discutem como seus cabelos estão sempre submetidos a um tipo de atenção que nem sempre é positiva.

 

 

 

Pretty

Em janeiro deste ano, a Antonia lançou uma websérie chamada Pretty. Em “Pretty” mulheres negras de cidades como Londres, Paris, Milão e Nova York falam sobre o que elas acham que significa ser bonita e sobre a relação da mulher negra com os ideais de beleza.

 

pretty1
A blogueira Fréderique foi entrevistada em Londres, para o décimo-primeiro episódio da série Pretty.
 
Citação da Fredamily, que foi entrevistada em Milão.
Citação da Fredamily, que foi entrevistada em Milão.
 
Pretty já tem 16 episódios e a Antonia posta vídeos novos toda semana!

 

A Sonia deu uma entrevista em Paris para o quarto episódio da série Pretty.
A Sonia deu uma entrevista em Paris para o quarto episódio da série Pretty.
 
Na reportagem abaixo, ela fala um pouco mais do projeto, contando que recentemente esteve em Casablanca e em Tel Aviv para gravar episódios. Uma das pessoas que ela entrevistou em Tel Aviv é a Yityish Aynaw, a primeira Miss negra de Israel.

 

 
No primeiro episódio da série, gravado em Paris, as entrevistadas falam sobre o que é considerado bonito ou não na cidade onde elas vivem. Elas contam que pouco a pouco, com o aumento a imigração, a mulher negra passa a ser incluída na noção de beleza francesa, mas também contam que a representação ainda é insuficiente e que ainda rola muita exotificação da mulher negra.

 

 

 

On the Street

A Antonia também tem uma série chamada “On the Street”, onde ela mostra o estilo e cabelo de mulheres negras na rua.

 

Entrevistaram a Zoe em Nova York, e ela contou sobre seu processo de transição capilar.
Entrevistaram a Zoe em Nova York, e ela contou sobre seu processo de transição capilar.
 
São vídeos super curtinhos (de um minuto no máximo), em que as entrevistadas falam um pouco do seu visual e das suas escolhas capilares.

 

onthestreet1
A fotógrafa Christina, que foi entrevistada para a série “On The Street”.
 
No vídeo abaixo, a Christina conta um pouquinho das suas box braids:

 

 

Siga a Antonia Opiah e seu projeto Un’ruly: Youtube / Facebook 

Mais de Bárbara Paes

Girl Crush: Mama Cax

Representatividade inspiradora e lacradora!
Leia mais