X REAL e as garotas sem retoques

O X Real é um projeto fotográfico totalmente criado pela querida Camila Cornelsen (que além de fotógrafa é também dj, vocalista do Copacabana Club e – olha só – engenheira por formação).

Quando você pensa em editoriais de beleza e moda muito provavelmente vem a cabeça uma imagem padronizada e replicada do corpo feminino no qual grande parte das mulheres não se vê realmente representada. E é esse padrão que a Camila busca quebrar com o X Real.

 
20150212_092_PAMELA_ALVES
 
Além de ser um exercício fotográfico, o projeto tem a intenção de “buscar fotografar algo que eu não via e nem me identificava em publicações de nu feminino, que é um nu sem retoques digitais e com mulheres mais reais, que poderiam ser nossas amigas, colegas, vizinhas” segundo a Camila. Lá também tem um espaço para cada garota enviar suas selfies representando seu amor próprio. Além disso, como a Camila é bastante envolvida com música, ela posta uma playlist de cada ensaio a partir de uma seleção de músicas feita pela participante, apresentando as diferentes personalidades e gostos no projeto.

 
tumblr_nviqdubZjT1remryso7_1280
 
O X Real teve início com um convite da Camila para uma amiga a qual ela sabia que iria topar participar. A partir daí todas as garotas fotografadas se candidataram e participaram, sem nenhum tipo seleção. Não há “testes” ou processos de escolha das meninas, basta querer e então entrar em contato (hello@xreal.com.br). Recentemente a Camila postou um desabafo onde explica melhor sobre esse assunto.

Todos buscamos representatividade, mas ela só vem quando alguém com mais coragem dá o passo a frente. […] Recebi um comentário outro dia ‘Uma negra só? hmm’. No momento, tem 2 negras de 18 mulheres dentro do projeto. Considero a questão pertinente. Também me pergunto, cadê essas pessoas?!?! Pra mim, essa falta de candidatas de outros perfis é justamente um reflexo dessa imposição estética que vivemos, e é isso que estou querendo quebrar.

 

tumblr_ny14naHg101remryso4_400
tumblr_n219oxVYJm1remryso2_400
tumblr_n39rfg6fVo1remryso2_400
 
Agora a Camila pretende explorar novas mídias e tornar o X Real mais físico. Com isso, ela criou no Catarse um projeto para produzir e lançar o livro do X Real repleto de fotografias das meninas que participaram. A campanha caminha para os seus últimos dias e para conhecer melhor a proposta, valores, recompensas e, claro, apoiar, clique aqui!

 

 
BUTTONS_CATARSE

algumas recompensas da campanha
algumas recompensas da campanha
 

Acompanhe tudinho:
Tumblr
Facebook
Instagram
Snapchat: X.REAL.

Mais de Fernanda Garcia

Kia Labeija, poetisa visual

“Visual poet”, ou poetisa visual em português, é como Kia Labeija se define...
Leia mais
  • Débora

    Achei meio bad essa de botar a culpa no racismo da sociedade no fato de só terem duas meninas negras.

    • Fernanda Garcia

      Oi Débora! Mas por quê você acha que só tem duas meninas negras no projeto? Você acha que a fotógrafa se recusou a fotografar alguém? Quero entender.
      Beijos!

      • Débora

        Não acho que ela se recusou, e não acho o projeto ruim por causa disso. Mas acho que deveria ter um incentivo. Já não basta o racismo diários, não nos vemos representadas em projetos de “empoderamento feminino” e + auto-estima sempre baixa a vontade de se voluntariar não vem.