Arrumando letras de música pelo bom senso

"Nem sempre as músicas tem bom senso. Mas não tem problema não, a gente arruma ♥"

Essa é a definição da Arrumando Letras, uma página do Facebook que examina letras de músicas populares (a maioria sendo do atual sertanejo) e “conserta” sua intenção.

Recém criada, os posts avaliam letras de músicas nacionais de sucesso que pregam o ciúmes, a possessividade, o slut-shaming e a insistência como demonstração de amor, como justificativa de ações duvidosas. Nós da Ovelha já fizemos algo parecido, na nossa releitura de Hotline Bling, do Drake. Clique nas imagens abaixo para ver algumas das letras corrigidas pelo time do Arrumando Letras:

 
Este projeto vem de encontro com a crítica ao vivo que a apresentadora do Multishow Titi Muller fez sobre o DJ Borgore, durante sua transmissão no Lollapalooza:


 
“Na medida que ganhou visibilidade, as letras compostas por ele, totalmente machistas, misóginas, babacas, foram ganhando visibilidade e muitas críticas. Teve muita gente que foi em defesa. A própria Nervo (dupla de DJ’s), que vai tocar aqui hoje e não autorizou nossa transmissão, falou que apesar de compor letras tipo ‘aja como uma vadia mas antes lave louça’ isso é só um personagem. Querido, na próxima encarnação, invente um personagem melhor. Eu gostaria de falar ‘machistas não passarão’, mas vai passar nesse canal agora.”
 
Mesmo sendo música, mesmo sendo entretenimento, mesmo com batidas que nos fazem querer dançar, cantar ou rebolar, é fundamental que nos mantenhamos críticas com o conteúdo que consumimos e promovemos. Parabéns pela iniciativa dessa página e pela coragem da Titi Muller. Precisamos observar, apontar e nos posicionar.

Abuso não é amor.
Machismo não é engraçado.

 

Mais de Nina Grando

Ouça: Lullatone

Lullatone é a banda ideal para ouvir de manhã, para começar o...
Leia mais