Carolina em nós

A escritora, poetisa e sambista brasileira Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977) será homenageada a partir do dia 3 de outubro em  exposição no Museu Afro Brasil.

Carolina em nós” é idealizado pelo grupo Ilú Obá de Min, que há dez anos ocupa as ruas de SP com atividades para promover a cultura afro-brasileira. A exposição é gratuita e vai até o dia 31 de janeiro de 2016.

Cortejo Barra Funda - 15-02-2015 - foto de Vanderlei Yui 6Carolina Maria de Jesus é conhecida pela obra “Quarto de Despejo”, que teve a 1ª edição publicada em 1960 e foi traduzida para 13 idiomas. Ela escreveu ainda outros livros, alguns que sequer foram publicados, além de centenas de textos, entre poesias, peças de teatro e marchas carnavalescas.

“Carolina em nós” vai contextualizar a vida e obra da escritora em painéis, fotos e cenários montados na lateral do prédio. Ao homenagear mulheres negras desde sua criação, o grupo Ilú Obá de Min pretende estimular o empoderamento feminino, o enfrentamento ao sexismo, racismo e à intolerância religiosa por meio das oficinas do toque dos orixás, tradicionalmente mantidos pelas casas de candomblé, e percussão afro-brasileira.

Nesta exposição, a reciclagem também vai ser ressaltada, já que Carolina Maria de Jesus era catadora de papel. O programa da mostra vai contar com um informativo sobre o tempo de decomposição dos produtos e, entre as oficinas que vão ser oferecidas, está a de confecção de cadernos a partir de material de reuso.

Outro ponto alto do evento vai ser a mesa redonda com Vera Eunice, filha de Carolina, com o jornalista Audálio Dantas, que revelou a escritora, e a pesquisadora Rafaela Fernandes. A partir de 20 de outubro também podem ser agendadas visitas monitoradas à exposição.
 

EXPOSIÇÃO “CAROLINA EM NÓS”
Abertura: 03/10 – às 14h com show com grupo Ilú Obá de Min
Encerramento: 31/01
Programação: disponível no www.museuafrobrasil.org.br

Tags relacionadas
Mais de Letícia Mendes

Links da semana

Olá, ovelhitas! Aqui vai um monte de coisas legais, importantes e inspiradoras...
Leia mais