Negras nos quadrinhos: as irmãs Gibbs

As escritoras de Los Angeles Shawnee’ e Shawnelle Gibs foram discretamente criando uma marca na produção de histórias atemporais para de animações e quadrinhos, centradas em protagonistas mulheres e corajosas.

No dia 25 de fevereiro estreou um crowdfund do Kickstarter para seu último projeto, “A invenção de E.J. Whitaker”, uma história sobre as aventuras de uma jovem negra estadunidense e inventora cuja última criação, uma máquina voadora, causa um certo rebuliço na virada do século 20.

 
Gibbs2
 
Embora seus trabalhos em tempo integral sejam como produtoras televisiva para canais como NBC, Food Network e National Geographic Channel, as jovens gêmeas passaram a maior parte da década contando diversas histórias em quadrinhos e animações independentes. Com “A invenção de E.J. Whitaker”, elas esperam engajar uma nova audiência de futuros criadores. Shawnee’ disse:

Shawnelle e eu conseguimos achar uma maneira de trabalhar um pouco com ficção científica e magia em quase todas nossas histórias, provavelmente porque éramos crianças muito imaginativas. Em um de nossos primeiros desenhos animados, contamos histórias sobre meninas negras pilotando naves espaciais, Adotados por aliens, e agora com EJ Whitaker, estamos contando a história de uma jovem mulher que poderia construir uma.

 
Gibbs1
 
Centrada em dois protagonistas afro americanos, era importante para as irmãs que  ‘E.J. Whitaker’ tivessem o foco tanto no feminino como masculino. Shawnelle disse:

Ás vezes, num esforço para empoderar meninas, estamos deixando os meninos de lado. Queremos contar a história de uma dupla – homem e mulher –  corajosa e ousada que superam suas diferenças criativas e de personalidade para ajudar a mudar o mundo

O objetivo das irmãs é que este seja apenas o começo para a história de “A invenção de E.J Whitaker“. Shawnee’ disse:

Esperamos que a nossa primeira edição transforme-se em uma série de livros sobre a nossa jovem heroína e seus aliados. Eu acho que neste país, tendemos a nos concentrar sobre a história dos afro-americanos durante a escravidão e a era dos Direitos Civis e muitas vezes ignoram a riqueza de histórias entre esses períodos. 1900 foi um momento tão importante para nós como um povo -e na América como um todo – que é essencial este período ser redescoberto de uma nova maneira.

A campanha Kickstarter para “A Invenção de E.J. Whitaker” começou dia 25 de fevereiro, com ilustrações feitas por alguns dos colaboradores favoritos das irmãs Gibbs: Mark Hernandez, Hasani McIntosh e Earl Womack. Starline Hodge, do Candi Comics, criou o emblema do projeto.

Para mais informações, visite: ejwhitaker.com
 

  • Texto publicado originalmente no Black Girl Nerds, traduzido por Fabi Oda.
  •  

    Escrito por
    Mais de Fabi Oda

    Negras nos quadrinhos: as irmãs Gibbs

    As escritoras de Los Angeles Shawnee’ e Shawnelle Gibs foram discretamente criando...
    Leia mais