Ouça: Ive Seixas

Ive Seixas. Foto: Catu Gabi Rizo

E quando você percebe está ouvindo, sentindo a beleza e remexendo de forma pausada e fluida. Isto é o que sempre acontece quando eu ouço Ive Seixas, cantora e musicista das ruas, dos palcos, da natureza e de todo os lugares. Há mais de um ano ela abandonou tudo da rotina tradicional, colocou a mochila nas costas e o violão também, e saiu cantando pelo Brasil.

Em seu primeiro EP, Andorinha Só, mostra para o mundo o seu timbre único. Canta os percalços, clama os augúrios, faz dançar com notas que remetem ao que acho que chamam de ‘Nova Música Popular Brasileira’. No Sul Fluminense (região Sul do Rio de Janeiro), especialmente entre Resende, Barra Mansa e Volta Redonda todos já têm múltiplos afetos pelo seu cantar e a sua ciranda, que sempre finaliza seus shows. O mesmo tanto que ela é real – no que vive, que canta, que sente – ela é mágica, e sua música carrega isso.

 

 
A maioria de suas apresentações é pelas ruas das cidades, de forma acústica. Mas claro, ela também faz shows elétricos, nos palcos, acompanhada por uma super banca. O EP é muito bem gravado e as três músicas dão um ‘gostinho de quero mais’. Depois de lançá-lo, ela disponibilizou o single ‘Praia no Inverno’, que dá aquela vontade de com um outro alguém, lançar dois passos para cá e dois para lá.

 

 
Com Erico Junqueira, o Valentin, ela teve o projeto Viajeros, de canções e viagensparacantar dos dois. Eles fizeram um tour que passou por algumas cidades do Sul e do Nordeste no ano passado.

Não tem mistério, pai rico ou patrono. É com o que recebe das suas apresentações que ela vive e produz suas músicas. A música é o alimento que a alimenta, por isso, sempre que a vejo jogo o cascalho no chapéu, valorizando o trabalho que admiro.  Como ela mesmo diz – e obrigada por repetir isso – ‘coragem é agir com o coração’.
 

Se você a encontrar por aí, aproveite para se encantar!

Site | InstagramFanpage | Soundcloud
 

 

Tags relacionadas
,
Mais de Carla Duarte

Ouça: Colour Me Wednesday

Para quem gosta de Pop Punk, Colour Me Wednesday (de Uxbridge, Londres)...
Leia mais
  • Amanda Branco

    Valeu a dica, Carla! Tenho procurado conhecer mais da música brasileira, principalmente a que não chega pra nós pelo rádio, mas cavando um pouco na internet..e tenho descoberto tanta coisa boa! É animador, pra quem já cansou de escutar que a música do passado que era boa, e a feita hoje em dia não presta.

    Adorei o trabalho dela! Estou escutando faz uns dias. Tão leve, sincero..e com uma bela voz!
    Espero encontrar ela aqui em São Paulo em breve.

  • Larissa da Costa Novo

    Adorei a dica! Obrigada! :)