amo/sou: Donuts

arte por Sasha Katz

Estou aqui pra começar a sessão AMO/SOU da Ovelha, onde a gente fala das coisas mais banais e aleatórias do universo, mas que lá no fundo fazem parte de nós.

 
tumblr_o85if0NUhN1tcc3kjo1_540
 

Amor rosa glacê

Meu amor por Donuts começou quando ainda existia uma franquia do Dunkin Donuts no Brasil, lembro de ser algo meio fancy, acho que era uns 6 reais e eu quase nunca comia. Foi uma surpresa descobrir que lá nos USA é considerado um lugar meio podrão. Enfim, nada se comparava a aquele glacê rosa bebê com granulado colorido, essa combinação simplesmente brilhava aos meus olhinhos. Me sentia uma rainha quando comprava a caixa + um milkshake de morango do Bob’s. Combo rosa ternura e diabetes.

 
tumblr_o87f60s6oB1tcc3kjo1_500
 

Em maio desse ano, fui convidada para passar um mêzinho em Nova York, meio á trabalho, meio á rolê. Apesar de ter viajado para alguns lugares bacanas como Itália, França, Londres e Japão. Estados Unidos nunca foi minha primeira opção de destino, então tudo foi uma grande, calórica e boa surpresa.

 
tumblr_o7sgeuUbHi1tcc3kjo1_500
 

Donut Tour 2016

Uma semana antes da viagem, apenas digitei “Donuts” no Google Maps e adicionei todos os pins ao meu roteiro, peguei algumas dicas em sites especializados e assim começou o meu tour. Num país onde um pãozinho frito é mais barato que uma banana, nada poderia me impedir!

 
giphy (1)
 

Foram 20 donuts comidos e mais ou menos uns 10 lugares visitados. Não sou especialista, só gosto muito de comer. Depois de muito carbolove e picos glicêmicos diários, fiz meu top 5 Donuts em NY:

 
tumblr_o7sgeumaHh1tcc3kjo1_500
 

5. Dunkin Donuts

Ah sério? O lixão Dunkin Donuts que tem em toda esquina? Sim! Por motivos nostálgicos ou porque simplesmente o rosinha e o creme boston são maravilhosos. Meu quintinho fica com o DD, tristinho, gosmento mas que está sempre lá ao seu lado, quando você precisar carregar seu celular, checar o My Maps ou aquecer seu coração.

 
tumblr_nr4dufaOi61tcc3kjo1_1280
 

4. Dough

O Dough é menorzinho e tem uma atmosfera menos junkie, parece uma padaria tradicional e tem sabores bem exóticos. Escolhi um bostom cream  pois fiquei muito triste ao saber que esse rosa da foto era de Hibisco e não de morango :( fuen. O diferente desses donuts é que a massa parece um pãozinho e não tem recheio, o que poderia sair perdendo se a cobertura não fosse tão bem feita. Chocolate com gosto de chocolate mesmo, sabequalé? Comi muito felizinha esperando uma chuva passar, quase pedi outro se já não estivesse meio enjoada (foi no final da viagem).

 
dough
 

3. Doughnut Plant

Gostaria de ter ido no Doughnut Plant principal, porém uma franquia já me mostrou do que esse lugarzinho é capaz. O que mais me impressionou foi a quantidade de sabores diferentes e os formatos (eu sei que é tosco, mas alucinei nos donuts quadrados hahaha) Provei o de pasta de amendoim com geléia e o de bolo de cenoura, os dois maravilhosos, monstruosos e rechonchudos. O problema é que deixei de comer alguns por falta de espaço na pancinha e acabei me arrependendo. Segue a lista de traumas: Matcha, Blueberry e Pistache </3 fica pra próxima!

 
doughnut
 

2. Peter Pan Bakery

Só tem uma loja, que fica em Greenpoint (Brooklyn) e existe ha mais de 60 anos. Peter Pan é lindo desde a fachada pintada a mão, o interior bem antiguinho e as atendentes com o uniforme mais lindo que eu já vi. Um lugar bem familiar, que dá pra passar horas só observando os clientes irem e virem.

 
image (1)
 
Comi um red velvet , um de chocolate e um bagel com iced tea. Admito que no meio do lanchinho me imaginei trabalhando lá, usando aquele vestido verde água e boné rosa e comendo donuts eternamente. Me contratem, Peter Pan!

 

 

1.Moe’s Donuts

A fachada de arco íris, a variedade de sabores infinitos, o fato de existir um  rainbow donut e o lugar pequenininho tipo diner, tudo isso fez com que o Moe’s fosse o campeão. Dica de um morador (valeu, Tiago <3) me fez voltar no último dia de viagem e fazer o combo maravilha (strawberry, cream e maple). YOLO!

 
tumblr_o8j6b38MuC1vuswwuo1_1280 copy
 
Descobri que o dono Mohamed Saleh era um antigo padeiro do Peter Pan que trabalhou lá por 15 anos (treta) e os dois ficam em Greenpoint , bem pertinho um do outro. Pesquisei e vi que rola meio que uma “donut war” no bairro hahaha. Mas não odeie o Moe’s, isso acontece direto e claro que tem espaço para toda essa gordura trans em nossos corações e pochetes.♡

 

tumblr_o8dwrxJVgw1qzjqzoo1_1280
euzinha na fachada campeã
 

Eu te entendo Homer Simpson, eu te entendo Steven Universe, eu entendo todos que amam os Estados Unidos e sua extensa lista e cultura de lugares para fazer a melhor refeição do dia: o café da manhã. E que sempre será melhor ainda se for acompanhado por essas rodinhas coloridas e açucaradas.

Se você conhece algum lugar em SP que tenha donuts, me avisa, pois a saudade está apertando.

 

 


 
Fotos por Bárbara Malagoli. Artes e GIFs por Sasha Katz.
 

Tags relacionadas
, ,
Mais de Bárbara Malagoli

Um registro das minas no FIQ 2015

Como falamos aqui, o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos é um evento...
Leia mais
  • Taí um negócio que eu sou doida de amor: donut. Paixão de infância levada pra vida. E pô, amo esses sabores estranhos tipo hibisco, lavanda, rosas, matcha. Mor bom!