Atriz de Hollywood e inventora do Wi-Fi

Hoje é o aniversário de 101 anos da atriz de Hollywood Hedy Lamarr, que foi uma estrela de cinema nos anos 30 e 40. Porém, muito mais que seu talento e beleza, ela também foi uma importante inventora. Se você fala hoje no seu celular, tem que agradecer a essa mulher. Por isso mesmo que o Goodle Doodle fez um vídeo incrível para homenageá-la.

Hedy Lamarr é na verdade Hedwig Eva Maria Kiesler, austríaca radicada nos Estados Unidos. Sua grande contribuição tecnológica deu-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido a sua co-invenção, juntamente com o compositor George Antheil, de um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos, que serviu de base para a atual telefonia celular. Esse sofisticado aparelho de interferência em rádio foi usado para despistar radares nazistas.

 

Hedy Lamarr musando em Hollywood
Hedy Lamarr musando em Hollywood
 
Hedy Lamarr musando na inovação
Hedy Lamarr musando na inovação
 
Apesar de tê-lo patenteado, Hedy Lamarr nunca ganhou um único centavo com sua invenção. No máximo, ganhou um prêmio por sua contribuição em 1997 pela Electronic Frontier Foundation, além de uma menção honrosa “por abrir novos caminhos nas fronteiras da eletrônica” do governo dos Estados Unidos, recebida no mesmo ano.

Considerada a “mãe do telefone celular”, sua ideia do aparelho de frequência serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, usada em conexões de Wi-Fi e CDMA em telefones celulares. O despertar para essa invenção aconteceu quando Lamarr fora casada com um fabricante de armas alemão, do qual se separou ao perceber o envolvimento dele com o nazismo. Ela notou como era fácil a um terceiro bloquear o sinal contínuo usado para o controle dos mísseis e resolveu erguer as mangas para fazer algo a respeito.
 

Pra inspirar, pra agradecer, pra honrar. MUSA <3
Mais de Nina Grando

BitchCoin

Sim, você leu certo. Não é Bitcoin, mas sim BitchCoin. Essa moeda...
Leia mais