Links da semana

Olá, queridas!

Mais um monte de coisas legais, importantes e inspiradoras que vimos durante a semana e que achamos que merece atenção.


// SHONDA RHIMES

“Vou ser totalmente honesta com vocês: eu mereço isto completamente”. Com esta frase, Shonda Rhimes (foto acima), produtora e roteirista de séries como “How to Get Away with Murder”, “Grey’s Anatomy” e “Scandal”, se tornou a primeira mulher a vencer o prêmio Norman Lear, por realização na TV, do Sindicato dos Produtores dos EUA. LEIA MAIS.

 


// NÃO É PAQUERA

 

A Nana Queiroz, da revista AzMina, fez um guia didático sobre a diferença entre paquera e assédio para um #carnavalsemassedio. Está explicado bem direitinho para quem ainda não entendeu. VEJA AQUI.

 


// VIRGINIA WOOLF

Você já imaginou como seria a voz da escritora Virginia Woolf (1882-1941)? Pois aqui está o único registro dela, em uma gravação de abril de 1937 de uma transmissão da rádio BBC. A conversa é intitulada “Craftsmanship” e é parte de uma série chamada “Words Fail Me”. Ouça:

 


// COMO FAZ

A Bia Bittencourt, criadora da Feira Plana (evento de publicações independentes que, neste ano, aconteceu de 15 a 17 de janeiro no MIS-SP), escreveu um texto intitulado “Como se faz um projeto sem projeto sem saber como se faz um projeto”. Ela divide o texto “em cinco tópicos de dores” para mostrar os bastidores da reunião dessa galera toda.

Banquinha Maria Nanquim
Banquinha Maria Nanquim

 


// ST. VINCENT

A St. Vincent, aka Annie Clark, se uniu a Ernie Ball Music Man para fazer a sua própria guitarra. No vídeo abaixo, ela visita a fábrica e fala sobre a concepção e a construção do modelo, e sobre sua obsessão ao longo da vida com guitarras. “Um monte de pessoas não pensa sobre isso, mas esta é uma grande madeira que já foi uma árvore, sendo esculpida e moldada nesta coisa que lhe vai dar vida”, diz.

A guitarra será vendida a partir do dia 1º de março e custará US$ 1,899.99.

 


// HIP HOP FEMININO

Saiu o clipe de “Respeita Nosso Corre”, da Issa Paz, com participação de Sara Donato.

“Um som que exige respeito e denuncia o machismo na cena, que desvaloriza a mulher no movimento e concede poucos espaços”, diz a Issa Paz em seu Facebook.

 


// BIENAL DE VENEZA

Ao ser escolhida para presidir a 57ª Bienal de Veneza, a francesa Christine Macel se tornou a quarta mulher em 122 anos a ser a diretora artística do evento. Christine é curadora e inspetora de criação artística da comissão de artes plásticas do Ministério da Cultura francês desde 1995 e curadora-chefe do Centre Pompidou desde 2000, organizando exposições de artistas como Sophie Calle e Nan Goldin. LEIA MAIS.

 


// ZIKA VÍRUS

O governo de El Salvador pediu para a população evitar ter filhos até 2018 por causa do zika vírus. SÓ QUE, conforme observado pelo site da Vocativ, o aborto é ilegal no país e o controle de natalidade é de difícil acesso. Segundo dados de 2011 das Nações Unidas, há apenas seis países no mundo que negam às mulheres o aborto em qualquer circunstância: a Santa Sé (Vaticano), Malta, República Dominicana, El Salvador, Nicarágua e Chile. LEIA MAIS.

 


// FAST FASHION

O Repórter Brasil conversou com costureiras sobre relatos abusos e físicos que elas sofreram para cumprir metas do sistema “fast fashion”, em que as peças têm que ser produzidas com agilidade e em grandes quantidades. LEIA MAIS.

 


// MULHER DO TEMPO

O “El País” entrevistou as apresentadoras do tempo da TV mexicana, que são tachadas como mulheres-objeto, e levantou a questão do machismo no país. “O mais difícil do meu trabalho é provar, a cada dia, que não sou apenas um rosto bonito, que também sou uma boa profissional”, afirma Zelenny Ibarra, de 36 anos, apresentadora do tempo no grupo Multimedios y Milenio Televisión há 10 anos. LEIA MAIS.

 


// ENQUANTO ISSO NOS EUA

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, anunciou que as empresas que tiverem 100 ou mais funcionários devem informar a Comissão para a Igualdade no Emprego sobre os pagamentos feitos aos empregados, discriminados por gênero, raça e grupo étnico. LEIA MAIS.

equal pay

 


// MULHERES INAMORÁVEIS

Para fechar, um texto sobre pessoas que são tudo menos rasas. AQUI.

 


Até a próxima semana, ovelhitas! Força \o/

Mais de Letícia Mendes

Elena Ferrante é uma mulher e pronto

Saiu na semana passada lá na gringa o quarto romance da série...
Leia mais