Conheça: Misaki Kawai

Misaki Kawai é uma artista nascida em 1978 no Japão. Seu trabalho combina brincadeiras infantis com uma sensibilidade sofisticada. Kawai cresceu em Osaka e estudou no Colégio Kyoto of Art antes de se mudar para Nova York em 2000

Misaki veio de uma família artística onde seu pai era um arquiteto e pintor amador e sua mãe faz roupas e bonecos. Casada com o fotógrafo Justin Waldron, ela diz que ele a inspira e ajuda muito, mas fica feliz de não seguirem a mesma carreira. (oun <3)

 
misakiabout1
 
Kawai cria instalações de papel-machê, madeira, tecido, feltro, adesivos e outros materiais inusitados. Ela tem um estilo considerado ” amador” mas que explode cores e personalidade ou mais conhecido como “naif art”. Gosto muito do fato dela não ter uma técnica bem definida porém seu imaginário e bom gosto atravessa essas barreiras e transborda através de outras plataformas.

 
misaki-kawai-1

Misaki Kawai, Fuzzy Love at LOYAL

nada-2015
 
Conheci seu trabalho primeiramente pelas suas pinturas, que me lembram muito a arte de Keita Takahashi, criador do jogo Katamari, que aliás, já fiz um post aqui sobre esse muso. Mas fui pesquisando mais sobre suas instalações e universo, sempre mantendo uma atmosfera irônica e leve, ela combina diversos estilos artísticos e tradições artesanais dentro de sua prática.

 
Misaki Kawai, Fuzzy Love, 2007, Acrylic and collage on canvas, 48 x 60 in, 122 x 152 cm

Misaki Kawai, Pink Bird Lover, 2007, Acrylic and collage on canvas, 30 x 30 in, 76 x 76 cm

Misaki Kawai, Easy Riders, 2007, Acrylic and collage on canvas, 48 x 60 in, 122 x 152 cm
 
Quando estive em Nova York tive a chance de ver uma mini expo dela na livraria Printed Matter, apenas com materiais manuais tipo uns “zines” e colagens.

 
tumblr_o8j3h37qlu1vuswwuo1_1280
 
Também tive a felicidade de me deparar com sua colaboração com a loja lindinha Flying Tiger (onde meu orçamento da viagem quase foi pro saco).

 

 
img_2250-e1462515114375

tiger-misakikawai-collection-2
 

Obviamente não me segurei e comprei essas duas bags maravilhosas que levo para todo o lado. Me arrependo de não ter comprado mais coisas? SIM!

 
fbae709f9c06864286cadda55dba0934
 
Um universo de quadrinhos, que quer trazer crianças e adultos, ou simplesmente divertir a criança dentro de nós. Do belo ao bizarro, seu talento para a mistura do imaginário infantil com humor absurdo dá vontade de entrar no mundo paralelo que ela cria e não sair mais.

 
misaki-kawai-9-1542x1028
 
No vídeo ela mostra que a arte é um reflexo muito direto de sua personalidade, Kawai é kawaii! <3
 

 
Kawai teve exposições individuais em locais incluindo Museu das Crianças das Artes, em Nova York, ICA Boston, Malmö Konsthall e MoMA PS1. CHIC! Para saber mais  acessem  e se divirtam com o site dela! <3
 

Mais de Bárbara Malagoli

nostalgia nerd: Katamari Damacy

Quero apresentar a alguns e lembrar outros um jogo muito especial. Talvez...
Leia mais