nostalgia nerd: Katamari Damacy

tumblr_nifplzw9OV1u146luo1_400

Quero apresentar a alguns e lembrar outros um jogo muito especial. Talvez o meu favorito de todos. O jogo que nos conquistou, que nos deixou confusos de início, que fez nossos dedos doerem, que fez a gente cantarolar suas músicas. O maravilhoso, o bizarro, o colorido: Katamari Damacy! ♡ ♡

 

Já meio que citamos Katamari Damacy nesse post. Mas nessa sessão (virou sessão agora? não sei, vamos ver) entraremos mais a fundo no mundo desse pequeno príncipe intergalático com cabeça estranha.

 

Mfw+when+i+reach+frontpage+katamari+damacy_b294c9_4554822
They see me rollin. They hatin.

 

Essa pérola do PlayStation 2, desenvolvida pela Namco, foi lançada primeiramente no Japão em 2004, dirigida e criada pelo muso: Keita Takahashi.

 

tumblr_nspi1dg7ys1s9q4mho1_540

 

O jogo concentra-se em um pequeno príncipe que tem a missão de reconstruir estrelas, constelações e luas de seu pai, o Rei dos Cosmos. Prático, normal. Pra isso você precisa coletar objetos na Terra, com uma bola chamada Katamari. Isso inclui pessoas, prédios, monstros e por aí vai.

 

tumblr_n5d676eiSW1rl8erso1_540

 

picgifs-katamari-forever-2185103

 

Tudo o que é menor que a bolinha gruda nela e ela vai crescendo até se tornar grande o suficientes para ir para o espaço e formar as estrelas do céu. Bling bling!

tumblr_nias4rGKgX1u6lhf4o1_500

 

Franquia recheada

Ao desenvolver da franquia, os jogos continuam bem parecidos e o que muda são apenas as situações, sempre absurdas.

 

N9wtZTd

 

Katamari Damacy (ps2),  We Love Katamari (ps2),  Me and My Katamari (psp), Beautiful Katamari (xbox 360), i Love Katamari (iOS, Windows Phone 7, Android), Katamari Forever (PlayStation 3), Katamari Amore (iOS), e Touch My Katamari (PlayStation Vita). Todos maravilhosos! ♡ ♡

 

featured-katamari-universe-illustration-620x400

 

Trilha sonora 

Mais um ponto alto do jogo é a trilha sonora. Super eclética, vai do samba ao jazz, do japonês clássico ao rock farofa. Uma faixa é cantada e escrita por Charlie Kosei, compositor da trilha sonora Lupin III (se você não conhece  esse álbum, pare tudo e ouça agora!)

 

giphy

 

Por mais extensa e incrível que seja, provavelmente a música mais marcante é essa primeira. ♪ La-la-la-la-la-la Katamari Damacy ♪

 

Tap My Katamari.

Em novembro do ano passado, a empresa confirmou a chegada do novo Katamari mobile. : )))   E que o jogo chegará em breve para os sistemas iOS e Android. Viva!

katamari2

O criador

O game designer e artista Keita Takahashi cativou muita gente com seu estilo inocente, criativo e único. Desde cedo ele esclareceu que não estaria nos seus planos criar um jogo como todos os outros, e é bem isso que faz todos eles especiais.

keita_takahashi_01
Keita, durante a Pictoplasma Academy em Berlin (2011)

Takahashi, entretanto, deixou a indústria de jogos e atualmente trabalha como freelancer desenvolvendo um parque infantil para as crianças em Nottingham. :(

 

game-playground1_1664595c

 

Em seu blog pessoal uvula, que ele atualiza junto com sua esposa, podemos ver algumas fotos de projetos, desenhos e gifs de seu filho. Fofo!

 

tumblr_nfati9u3Ix1s62ty0o1_500

 

Noby Noby Boy

Pra quem acompanha as criações desse cara, vale a pena espiar  Noby Noby Boy para PS3 e pra iOS.

Nele, você controla o BOY, um bonequinho colorido em forma de cilindro, e o “objetivo” é meio que esticar a minhoquinha rs em um ambiente simples, mas cheio de coisas legais. Toda distância desse estica-estica é agregado a GIRL, outra “minhoquinha” que se estica pelo Sistema Solar.

noby-noby1-e1331330121245

4096125633_ce9d1e1f36
a hora do lanchinho chegou!

 

Wattam

Agora, se você já tá com uma grana sobrando e tem um play 4 aí dando sopa, faz um favor e me convida pra jogar esse jogo novinho desse mesmo brother, chamado Wattam, em parceria com Robin Hunicke, produtora de JourneyEle vai ser lançado no começo desse ano. Alguma dúvida que é incrível?

 

wattam
Personagens estranhos? Check!
E pra finalizar, uma citação do criador de todos esses mundos, um dos gênios do video-game. Keita conseguiu criar atmosferas repletas de personagens e sistemas interessantes de jogabilidade. Conceito, estética e humor não faltam em suas criações. Uma brisa fresca em um mundo de jogos explosivos, repetitivos e cinzentos de hoje em dia.
Não uso drogas. Eu não bebo. Por favor, não se preocupe comigo.
images

 

Por mim, Keita, você poderia até tomar um chazinho de fita desde que continuasse a fazer coisas maravilhosas para nós. </3
 tumblr_npat79188H1td14xwo1_540

 

 

Tags relacionadas
, ,
Mais de Bárbara Malagoli

Desenhe os personagens de Adventure Time

Olha que legal! O artista Phil Rynda ( que já participou na produção...
Leia mais
  • La-la-la-la-la-la Katamari Damacy ♫

    ta aí um jogo que merecia urgentemente uma versão remake pra PC