Links da semana

'Over my dead body' (2013), de Nona Faustine

Olá, ovelhitas!

Mais uma semana com um monte de assuntos importantes e inspiradores que achamos que merecem a atenção de vocês.


// WHITE SHOES

A Folha entrevistou a fotógrafa norte-americana Nona Faustine (foto acima), que fica nua e usa apenas sapatos brancos de salto alto para se autorretratar em lugares de Nova York que, há 200 anos, foram palco da violência escravagista. Leia aqui.

 


// JORNALISMO HUMANIZADO

A Olga elaborou um minimanual do jornalismo humanizado que “pretende fornecer aos profissionais de comunicação ferramentas básicas para uma redação limpa de sexismo, racismo, homofobia e transfobia, apontando erros de abordagem básicos cometidos na cobertura de crimes de gênero – não apenas pelo dever moral do tratamento humanizado para todos os envolvidos, mas também para que o jornalismo não colabore com a perpetuação de discursos de ódio”.

A primeira parte aborda a violência contra a mulher.

 


// VIOLÊNCIA RACIAL

A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no Brasil, diz relatório final da CPI do Senado sobre o Assassinato de Jovens. Matéria da BBC.

 


// AS RUAS FALAM

Mulheres usam lambe-lambe para combater e denunciar abusos em SP. Matéria da Folha que fala dos projetos Se Essa Rua Fosse Nossa, organizado pela escritora Ryane Leão, Onde Jazz Meu Coração, e do Frida Feminista.

 

#fridafeminista

Uma foto publicada por Frida Feminista (@fridafeminista) em


// SOBRE MACHISMO

“As pessoas não estupram porque estão loucas, estupram porque são machistas”, diz a jurista Silvia Pimentel, da Faculdade de Direito da PUC-SP, em entrevista ao Estadão.

 


// 90 MULHERES

Juristas criam grupo feminista contra desigualdade de gênero. Fazem parte do grupo juízas, defensoras públicas, promotoras, sócias de escritórios de advocacia, professoras universitárias e pesquisadoras. Leia aqui.

 


// #NOMAKEUP

A cantora Alicia Keys publicou um texto na Lenny Letter em que fala sobre a decisão de não usar mais maquiagem.

 


// HOLLYWOOD

“Sempre fiquei fascinada sobre como as mulheres têm que ser mais bem comportadas do que os homens”, desabafa Jennifer Lopez sobre ser chamada de “diva” no set de filmagens. A “Hollywood Reporter” entrevistou Lopez, Kerry Washington, Julianna Margulies, Sarah Paulson, Kirsten Dunst, Regina King e Constance Zimmer.

 


// TECNOLOGIA

Matéria do Nexo sobre o risco de exposição indevida via webcam do computador. “A ideia de que possa existir alguém nos assistindo sem nosso conhecimento, aliás, é digna de filme de terror. Por isso, um número cada vez maior de pessoas está tomando uma medida simples: tapando a webcam com um adesivo ou um post-it.”

 


// VIBRADORES, UMA HISTÓRIA

Mulheres usam vibradores há muito mais tempo do que se imagina.

VÍDEO do Super Deluxe.

 


// ESTÉTICA NEGRA

Recomendamos a leitura do texto: Estética negra empodera, sim. Porque não dá para enfrentar o racismo quando você ainda se odeia

 


// BLOCKBUSTER

O filme da Mulher Maravilha, que deve estrear em 2017, será o primeiro dirigido por uma cineasta mulher em Hollywood a ter um orçamento de US$ 100 milhões. Sim, o primeiro!

 


// PEDOFILIZAÇÃO

“A sociedade convoca os olhares para que desejem essas meninas”, diz a professora Jane Felipe de Souza, que desenvolveu o conceito de “pedofilização”, em entrevista à Galileu.

 


// CULTURA DO ESTUPRO

 

Dois textos que falam sobre o fim da cultura do estupro. Este da Paula Soprana, na Época, e este da Debora Diniz.

 


// LEITURA

A Djamila Ribeiro escreveu um texto para a TPM sobre as desigualdades de gêneros ainda existentes na sociedade.

 


// ARTE E MODA

Matéria sobre o projeto Naked Lady, comandado por mulheres.

naked lady

 


// VAGINA ARTÍSTICA

A artista Rokudenashiko, que foi presa no Japão por obscenidade, fala por que ela não vai parar de fazer sua arte de vagina.

VÍDEO.

s492111324249470954_p2_i1_w1504

 


// NOS YOUTUBE

Clipe novo da MØ para finalizar e dar uma dançadinha de leve

 


Até a próxima semana! Força \o/

Tags relacionadas
,
Mais de Letícia Mendes

Links da semana

Bom dia, ovelhas! Mais um links da semana com várias coisas inspiradoras...
Leia mais