Links da semana

Fati Abubakar/Reprodução

Olá, ovelhas!

Aqui veremos coisas inspiradoras que merecem a atenção de vocês. Se quiserem compartilhar mais assuntos interessantes, é só comentar lá no fim do post. <3


// FATI ABUBAKAR

Entrevista da Folha com a fotógrafa nigeriana Fati Abubakar. Ela fala sobre as ações terroristas do Boko Haram e sobre o perfil que criou no Instagram Bits of Borno (foto acima), inspirado no Humans of New York.

 


// ZIANNA

Zianna tem 9 anos é de Charlotte, Estados Unidos. São dela as palavras mais emocionantes sobres os últimos casos de mortes de negros pela polícia: “Não devíamos derramar lágrimas”. Veja o vídeo:

 


// DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO

Matéria do Nexo sobre a mobilização das mulheres pela descriminalização do aborto na América Latina, tema que é discutido todo dia 28 de setembro.

 


// FOTOGRAFIA

A Dazed entrevistou a fotógrafa Anna Mascarenhas sobre seu projeto com as irmãs Sheila, Lara e Mara, que moram em uma favela de São Paulo com a mãe (o pai as abandonou) e sonham em ser modelos.

Foto: Anna Mascarenhas, Styling: Suyane Ynaya
Foto: Anna Mascarenhas, Styling: Suyane Ynaya

 


// LE CLITORIS

Trailer do documentário animado sobre essa nossa partezinha querida do corpo. O filme sai em 2017.

 


// SOBRE ABORTO

A entrevista é de maio deste ano, mas vale super a pena ler. A Galileu falou com o obstetra Jefferson Drezett, que fez mais de 600 abortos.

 


// UM TERÇO

Sim, UM TERÇO dos brasileiros culpa as mulheres pelos estupros sofridos. Essa pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi divulgada na semana passada. Mesmo entre as mulheres, 30% concorda com este raciocínio, que culpa a vítima pela violência sexual sofrida.

O The Intercept BR logo fez uma análise dessa pesquisa: Até quando vamos negar que existe cultura de estupro no Brasil?

 


// DEA FERRAZ

O Brasil Post entrevistou a cineasta que decidiu investigar como os homens enxergam as mulheres e o resultado está em “Câmara de Espelhos”.

 


// ESCOLA SEM MACHISMO

A ONU Mulheres lançou no início de setembro um Currículo de Gênero para discutir sobre educação de gênero dentro das salas de aula.

 


// SASHA FROLOVA

Entrevista da revista Paper com a fotógrafa nova-iorquina sobre sua série “Busts” e mamilos como polêmica.

980x

 


// MARIA DA PENHA

‘Como sobrevivi a duas tentativas de assassinato pelo marido e mudei as leis do Brasil’ – Entrevista da BBC Brasil com a Maria da Penha.

 


// ESPORTE

De acordo com o novo estatuto da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), todos os times que disputarem a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana deverão ter uma equipe feminina a partir de 2019.

 


Até a próxima semana, menines! Força \o/

Tags relacionadas
Mais de Letícia Mendes

♪ Mulheres do jazz ♪

Divas instrumentistas e cantoras desse estilo maravilhoso
Leia mais