Ouça: Ibeyi

IBEYI – divulgação

Ibeyi, em iorubá, significa gêmeo. É o nome perfeito para a dupla franco-cubana composta pelas irmãs gêmeas Lisa-Kaindé Diaz e Naomi Diaz. Nascidas em Paris e criadas em Havana, as duas conseguem canalizar com equilíbrio perfeito a fluidez de suas raízes. Seu pai, o famoso percussionista Anga Díaz, integrante do Buena Vista Social Club, e a mãe venezuelana foram duas grandes influências para a dupla que afirma que a criação musical não tem nada a ver com o som delas, e sim a ligação espiritual que têm com a música.

Naomi aprendeu a tocar seu primeiro instrumento musical aos onze anos de idade, logo após a morte do pai em 2006. “Eu acho que teve uma coisa espiritual acerca da coisa toda. Era o instrumento novo do nosso pai, o instrumento no qual ele ainda queria se aperfeiçoar. [Naomi] ainda não sabia disso sobre o instrumento, e mesmo assim ela começou a tocá-lo… então tem algo ai” disse Lisa-Kaindé em entrevista para o The Guardian a respeito de sua irmã aprendendo a tocar o cajón do pai falecido.

 

 
Naomi é responsável pela percussão e pela produção da dupla, enquanto Lisa-Kaindé atua como cantora principal e compositora. Elas cantam em inglês e em iorubá, língua falada na Nigéria. Suas músicas misturam jazz com batidas eletrônicas, e o canto lento e ritmado das irmãs nos remete a cantos religiosos. Seu primeiro disco, o homônimo Ibeyi, foi lançado em 2015.

 

 
Esse ano também lançaram o single River. O clip da música mostra as duas irmãs se revezando para respirar enquanto cantam. Parafraseando River, é o som perfeito para quem está precisando lavar a alma.
 

Site / Facebook / Twitter / Instagram

Tags relacionadas
, ,
Mais de Barbara Mastrobuono

Visibilidade Trans

Existe uma expressão que diz que o “T” de LGBT na realidade...
Leia mais