Ouça: Those Darlins

As músicas e arte de Jessi Zazu precisam ser celebradas!

Conheci a banda de alt-country punk Those Darlins com a notícia de que sua vocalista, Jessi Zazu, morreu aos 28 anos depois de lutar contra um câncer cervical.

Ela era jovem e liderava uma banda (quase) só de mulheres há 10 anos. Ela era compositora, guitarrista e vocalista. Faziam poucos anos que a banda havia começado a ser ficar mais conhecida. No decorrer de três álbuns, Those Darlins ganhou a atenção da crítica especializada e uma bela base de fãs graças à capacidade do grupo de misturar elementos de alt-country, punk e garagem rock em sua música.

A estréia oficial da banda foi em 2009 com um álbum de mesmo nome, que chamou a atenção da cena. Misturada à atitude punk, o som também trazia um mix inteligente do pop com elementos country mais “tradiças”.

Em 2011 veio o álbum Get Loose (meu favorito), com mais peso nas guitarras elétricas e letras do universo feminino, que lembra um pouco da incrível Holly Golightly.

O último álbum lançado em 2013, Blur the Line, expandiu sua sonoridade com texturas mais suaves e baladas mais diretas que casavam bem com a voz de Jessi Zazu.

A notícia do câncer veio cinco anos depois de descartar a suspeita de um tumor, que levou Zazu a escrever a música Ain’t Afraid:

There’s a tumor growing on my body
I don’t know what lays in store
But I ain’t afraid
I ain’t afraid anymore

Na época, não era nada. Mas isso levou Jessi Zazu a mudar seus hábitos em busca de uma vida mais saudável. A descoberta do câncer veio no fim da turnê de despedida da banda e exatamente três anos depois de decidir viver sóbria, sem álcool nem drogas. O vídeo abaixo foi a revelação sobre o câncer contada pela própria Zazu para seus fãs. Ela aproveitou o momento para raspar a cabeça e contar que ela não tinha medo da luta que ia travar pelos próximos meses:

Jessi Zazu também fazia arte além da música. Antes de morrer, ela pintou uma série de quadros com mãos vestidas de luvas de boxe coloridas e estampadas com flores. Cada obra leva o nome de uma pessoas, sendo a maioria mulheres. Sua arte simbolizou o quanto Zazu foi guerreira e lutou até o fim.

Obrigada por sua arte, Zazu. Você nos ensinou a não temer.

 

Those Darlins: Spotify / Deezer / Facebook

Jessi Zazu: Site / Instagram
 

Tags relacionadas
, , , ,
Mais de Nina Grando

Uma animação pra quem tem gato

Okay. Se você ama gatos, desenhos e Bee & PuppyCat vai pirar...
Leia mais