Guia Ovelha para o Galentine’s Day

Colagem feita por Bárbara Malagoli (Baby C)
É apenas o melhor dia do ano

Enquanto o Valentine’s Day tem sido comemorado por séculos (famoso dia dos namorados gringo, sempre comemorado dia 14 de fevereiro), o Galentine’s Day tem apenas alguns anos de idade. Mas o que é exatamente?

O Galentine’s Day, comemorado um dia antes do Dia de São Valentim, é um dia para as mulheres celebrarem suas amizades femininas. O conceito foi cunhado primeiramente no amado sitcom Parks & Recreation (saudades), em 2010.

Leslie Knope, personagem de Amy Poehler, explica o que o Galentine’s Day: “É apenas o melhor dia do ano. A cada 13 de fevereiro, minhas caras amigas e eu deixamos nossos maridos e namorados em casa para nos reunir e arrasar no estilo café-da-manhã. Mulheres que comemoram mulheres.”



 
O que começou como uma gracinha da série acabou se transformando em uma celebração feminista anual. Mulheres do mundo todo abraçaram a idéia de celebrar a amizade feminina, que pode ser até mais importante que muito relacionamento romântico por aí! Por isso que sim, mais do que merecem ser comemoradas.

Agora, como celebrar da melhor forma esta data especial com suas migas e manas? Temos algumas sugestões:
 

1. Galentine’s Day é sagrado: faça um chamado oficial

Faça um evento no Facebook. Bloqueie a agenda das suas amigas no Google Calendar. Pense que é como seu aniversário, que não pode passar batido mesmo que caia numa segunda-feira. FAÇA ACONTECER. Pode ser uma coisa mais íntima com sua melhor amiga ou um evento! Você pode reunir as migas mais chegadas que também se relacionam (colegas do trabalho, amigas do colégio/faculdade, enfim) e incluir também minas incríveis “de fora” que topam conhecer outras mulheres para um get together do amor (também conhecido por getchuguéda).


 

2. Galentine’s Day precisa de um ambiente especial

Pode ser na sua casa, num restaurante ou num bar ou até num salão de beleza. Porém, o local escolhido precisa passar pelo rigoroso critério do Galentine’s Day: segurança, intimidade, boas vibes e passe livre para a glutonisse. É dia pra mimar as amigas e de ser mimada por elas. O saldo precisa ser apenas positivo.


 

4. Galentine’s Day é uma celebração temática

Por mais que no nosso dia-a-dia a gente problematize os estereótipos do feminino, o Galentine’s Day é um dia para chutar o pau da barraca e aproveitar as manas reunidas para fazer feminices, como: pintar as unhas, fazer máscara hidratante no rosto é até ensinar as amigas a fazer o olho de gatinho. Também é dia para falar de copinho, DIU, TPM, ginecologista, sexo, masturbação, vibrador…

Mas cada Galentine’s Day é diferente, dependendo do que é importante para você e suas amigas. Podem reunir todas na frente da TV para jogar videogame, para ver um filme de terror ou de comédia romântica. Podem jogar jogos de tabuleiro. Podem fazer troca de roupas. Podem fazer karaokê só com música de mulheres. Enfim! Um milhão de possibilidades maravilhosas.


 

5. Galentine’s Day é dia de comer e beber sem culpa

Nós da Ovelha temos aversão a dietas e restrições (a não ser por causas nobres e pessoais, como veganismo, gravidinhas que não podem beber, religião ou alergias alimentares, por exemplo). Principalmente no Galentine’s Day. É dia de brigadeiro de panela, bolo, pizza, batata-frita e sorvete. É dia de vinho rosé, de cidra Cereser, groselha, vanilla coke e milkshake. HOJE É DIA.


 

2. Galentine’s Day é para amigas, apenas!

Lembre-se de que o foco são suas garotas! O dia da caça pode ficar pra outro dia, deixe o Tinder de lado. Ah, e mais uma coisa: esqueça do relógio e do celular. Você não tem hora pra voltar pra casa, não precisa ficar deixando recado. Não há nenhum crush ou namoradx que te tire dali. É o momento seu e das suas amigas.


 

6. Galentine’s Day é dia de Autoestima Delirante

A brincadeira mais fofa das galáxias é perfeita para o Galentine’s Day. Basicamente é fazer uma roda de elogios sinceros sobre suas amigas. Uma por vez, as garotas tem que dizer tudo de mais bacana e verdadeiro sobre o que a menina tem de tão incrível. Depois, passa para a próxima até que todas tenham sido devidamente elogiadas.


 

7. Galentine’s Day também é dia de presentear

Flores? Chocolate? Champagne rosé? Esqueça o Dia dos Namorados, isso é coisa para o Galentine’s Day! Você também pode presentear de forma mais autêntica e anti-capitalista, escrevendo uma cartinha de amor, dando uma foto de vocês num porta-retrato bonito, fazendo um desenho, uma suculenta que você plantou, um cachecol tricotado, enfim! O que vale é a simbologia por trás do gesto, que vira como um souvenir da amizade entre vocês.


 

8. Galentine’s Day não precisa ser Galentine’s Day

Sem criar polêmicas aqui, mas se Galentine’s Day não soar legal ao seu ouvido, você pode abrasileirar o nome do encontro anual entre amigas. Fica até mais inclusivo. Dia das Poderosas? Manas Naite? Não importa o nome, o importante é celebrar essa união FANTÁSTICA. O mesmo para a data: como disse Leslie Knope, dia 13 de fevereiro deveria ser o feriado oficial do Galentine’s Day. Mas você pode fazer este encontro oficial em qualquer outro dia do ano. Só faça!
 

Celebremos a amizade entre as mulheres!

 

Mais de Nina Grando

♪ 00’s Child ♪

Clipe de borboleta, calça baggy cintura baixa, sombra prateada, gloss, Buffy, Charmed...
Leia mais