Links da semana

'Reclamation' (Foto: Tess Altman)

Olá, ovelhitas!

Mais uma semana com um monte de coisas legais, importantes e inspiradoras que vimos e achamos que merecem a atenção de vocês.


// YANDÊ

A Noisey fez uma matéria sobre a primeira rádio indígena online do Brasil. Leia aqui.

A cantora maranhense Zahy Guajajara. Foto: George Magaraia
A cantora maranhense Zahy Guajajara. Foto: George Magaraia

 


// DOMINATRIX

Karmenife Paulino tinha 22 anos quando foi estuprada por um cara de uma fraternidade da Universidade de Wesleyan, em Connecticut, Estados Unidos (aliás, assistam ao documentário “The hunting ground”, no Netflix).

Com a fotógrafa Tess Altman, ela criou uma série de fotos chamada “Reclamation”, em que ela posa de dominatrix em frente à fraternidade em que foi violentada. Leia mais aqui.

 


// VIOLÊNCIA NA USP

Residência estudantil da USP, o Crusp, tem pelo menos um agressor de mulher por andar. Leia aqui.

 


// BATEKOO

Matéria sobre a Batekoo, festa para gays, lésbicas e transexuais negros que acontece em SP. Aqui.

 


// MERCADO DE TRABALHO

Entrevista com Angela Christina Lucas, professora de gestão de pessoas e comportamento organizacional no Centro Universitário FEI, que aponta como os RHs cometem injustiças contra as mulheres.

 


// QUANDO?

A revista Select fez uma edição bem boa sobre feminismo. Eu destaco essa resposta da Eliane Robert de Moraes, que foi minha professora na PUC-SP e é musa da vida.

O mundo deixará de ser machista quando nós, mulheres, formos todas respeitadas. O mundo deixará de ser machista quando formos todas respeitadas nos espaços privados e nos espaços públicos. Todas, sem exceção: as que usam biquíni e as que usam burca. E também as que usam outras vestimentas. E ainda as que preferem não usar nada. O mundo deixará de ser machista quando as mulheres usarem biquínis ou burcas ou qualquer outra vestimenta ou mesmo nada por desejo próprio. E o mundo esquecerá que um dia terá sido machista quando o respeito dos homens e das instituições pelas mulheres for não mais uma obrigação, mas um desejo de todos. Todos, sem exceção. Vai ser festa.

http://www.select.art.br/8410-2/

 


// NEGRA NO CINEMA BR

Juliana Gonçalves e Renata Martins entrevistaram Adélia Sampaio, a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem. “Cinema é, sem dúvida, uma arte elitista, aí chega uma preta, filha de empregada doméstica e diz que vai chegar à direção, claro que foi difícil! Até porque me dividia entre fazer cinema e criar meus dois filhos”.

Vale a leitura!

 


// PILAR

A “TPM” publicou uma entrevista com a jornalista Pilar del Río, viúva do escritor José Saramago. E é uma das coisas mais lindas que eu li essa semana. Clique aqui.

Cena do filme 'José e Pilar'
Cena do filme ‘José e Pilar’

 


// LITERATURA

Sobre mulheres escritoras, por Luisa Geisler, no blog da Companhia das Letras.

 


// KIERNAN SHIPKA

“Mad men” pode ter acabado, mas Sally Draper sempre estará nos nossos corações. Veja esse ensaio maravilhoso e uma entrevista com a atriz Kiernan Shipka feita pela “Dazed”.

 


// LEIA MULHERES

A “Time” divulgou uma lista das 100 escritoras mais lidas em faculdades norte-americanas. Vamos ler mais mulheres!

 


Até a próxima semana! Força \o/

Tags relacionadas
Mais de Letícia Mendes

Como chorar muito com um filme

Cheguei à conclusão de que os filmes que mais me fizeram sentir...
Leia mais