Conheça: A fotografia de Émilie Régnier

Um registro da estética e percepção da beleza feminina no oeste da África sob influências afro-americanas

Emilie Regnier é uma fotógrafa canadense de Montreal, que já morou na África – em Gabon, Senegal e Cote d’Ivoire – e hoje vive em Paris.

Ela já cobriu diversos eventos pela África, Europa e Caribe, tendo ainda trabalhos publicados em grandes jornais e revistas como The New York Times, Le Monde Magazine, Elle França, entre outros.

Mas o que me chamou a atenção em especial foi a série Hair, que você vê ao longo deste post. Neste projeto, Émilie explora a estética e a percepção da beleza feminina no oeste da África. Nas fotografias vemos algumas mulheres posando com perucas ou apliques em diferentes estilos e cores, que aliás, são bastante marcantes nas composições.

Eu amo [Hair] porque é ousado e divertido ao mesmo tempo.

– Rena Effendi, fotógrafa do Azerbaijão.

A fundação World Press Photo publicou em 2014 um video (em inglês) com um breve depoimento de Émilie sobre seu trabalho. Nele, ela explica seu interesse em capturar a estética da mulher africana como um visual único, resultado de influências afro-americanas.

Quando eu perguntava para essas mulheres por que elas escolhiam esses estilos de cabelo, a primeira coisa que elas me diziam era ‘porque eu quero parecer como a Rihanna ou a Beyoncé. […] Para mim era incrível, estar no oeste da África e ter essa enorme influência afro-americana. […] E é doloroso, é caro; elas compram cabelos brasileiros, cabelos de verdade que custam 150 dólares…

Siga: @emregnier no twitter também ;)

Mais de Fernanda Garcia

Conheça: Lottie Pencheon

Lottie Pencheon é uma artista inglesa de Macclesfield que explora seus sentimentos...
Leia mais