Links da semana

Foto: Justin Bishop

Hey, ovelhitas!

Mais uma semana com um monte de coisas importantes e inspiradoras que achamos que merecem a atenção de vocês.


// JODIE FOSTER

No Festival de Cannes, que estava rolando essa semana, a atriz e diretora falou sobre o sexismo na indústria de cinema. Dá para ler a entrevista toda aqui e, no vídeo abaixo, ela critica roteiristas homens por criarem personagens femininas cuja saída emocional é já ter sido estuprada:

 


// DILMA

Não dá para escapar do noticiário político. Nem queremos escapar, né. Ainda mais quando a Dilma Rousseff, em uma de suas últimas aparições públicas antes da decisão do impeachment, durante a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília, declarou que o processo para o seu afastamento também tem elementos de machismo.

A Barbara também já escreveu sobre esse tema aqui na Ovelha. LEIA.

Ilustração feita com exclusividade por Sarah Assaf
Ilustração feita com exclusividade por Sarah Assaf

 


// LEIA MULHERES

A escritora Tatiana Salem Levy deu uma entrevista sobre seu novo livro e falou sobre a violência contra as mulheres no Brasil.

“Todas as mulheres no Brasil passam por isso, desde pequenas, nem que seja uma coisa de você sair na rua e ter homens em cima de você falando “ai que linda, que gostosa”. Mas também tem coisas muito mais violentas. A gente cresce com medo.”

 


// ANSEIOS FEMINISTAS

O Nexo publicou um prefácio escrito pela socióloga Maria Lygia Quartim de Moraes para o texto clássico da escritora inglesa Mary Wollstonecraft. Publicado originalmente em 1792, a obra foi fundamental para a inauguração do feminismo como movimento social. LEIA.

reivindicaccca7acc83o_capa-frente

 


// DENÚNCIA

Alunas da PUC-SP dizem que o assédio e a violência estão longe de ser uma raridade na região da universidade.

Link.

 


// BELEZA

O Buzzfeed fez uma LISTA de 10 famosas brasileiras que deram bons exemplos de aceitação do corpo.

 


// MAQUIAGEM

As maquiadoras Vanessa Rozan e Fabiana Gomes lançaram uma websérie bem divertida, dirigida pelo Studio Camila Guerreiro.

 


// RIHANNA

A cantora criou um programa internacional de bolsas de estudos e as inscrições vão até 10 de junho no site da fundação. Saiba mais.

 


// ATIVISMO

Aconteceu no começo desse mês, mas sempre bom olhar novamente essa foto (ou você que ainda não viu) da ativista Maria-Teresa Tess Asplund enfrentando uma marcha neonazista em uma cidade no interior da Suécia.

 


// POLÍTICA 1

O blog Agora é que são elas está publicando um especial sobre o espaço da mulher na polícia. Recomendo esse texto da Stephanie Ribeiro e Manoela Miklos.

 


// POLÍTICA 2

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, disse que a democracia só se realiza com participação feminina. Leia a entrevista.

 


// GERALDINE ROMAN

Ela é a primeira política transexual a ser eleita nas Filipinas e vai atuar como deputada, representando Bataan, província ao norte de Manila.

 


// MÚSICA

Perfil de Bibi Bourelly, garota que faz letras para Rihanna, Usher e Selena Gomez. Aqui.

 

Beste.🇩🇪

Uma foto publicada por Bibi Bourelly 🇺🇸🇩🇪🌹 (@bibibourelly) em


Até a próxima semana! Força \o/

Tags relacionadas
, ,
Mais de Letícia Mendes

Links da semana

Hey, ovelhitas! Mais uma semana com um monte de coisas importantes e...
Leia mais