Links da semana

Olá, queridas!

Mais uma semana com um monte de coisas legais, importantes e inspiradoras que vimos e que achamos que merece atenção.


// PARA OS HATERS

O grande assunto dessa semana com certeza foi Beyoncé! O clipe de “Formation” e a apresentação no Super Bowl (começa no minuto 7) abalaram as estruturas dos norte-americanos. Rolou um quadro maravilhoso no “Saturday Night Live” (“O dia em que os brancos descobriram que Beyoncé é negra”), mas vamos destacar aqui os comentários que a Jessica Williams fez no “Daily Show”.

“Prepare-se, você pode querer se sentar para isso, mas Beyoncé é negra. E como uma pessoa negra, você anda por aí todos os dias constantemente sendo lembrada de que é negra – estamos mais propensas a receber menos, estamos mais propensas a sermos mandadas para a prisão, e nós estamos mais propensas a ganhar uma competição de dança. (O que? Não é de todo ruim)”. Veja o vídeo.

 


// MAIS BEYONCÉ

A antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz fez uma análise da apresentação de Beyoncé no Super Bowl. “Dançar dessa forma, num evento viril como esse, transformou a performance em ato político”. Leia aqui.

Uma foto publicada por Beyoncé (@beyonce) em

 


// CARNAVAL SEM ASSÉDIO

Apesar de campanhas nas redes sociais, pedindo respeito às mulheres e esclarecendo a diferença entre paquera e assédio, o desrespeito durante o carnaval continuou o mesmo. Nem terminada a festa, surgiam relatos de agressões no Rio, São Paulo e Salvador, onde 461 casos de violência contra mulheres foram registrados por órgão municipal. Leia depoimentos aqui.

 


// MAIS CARNAVAL

Quando a a música “Paredão Metralhadora”, da banda Vingadora, explicita a babaquice das letras de Bell Marques. Leia!


// GLOBELEZA

O “Guardian” fez um vídeo muito bom para contar a história de Nayara Justino, atriz e modelo que foi selecionada por voto popular para ser Globeleza em 2013. Porém, ela foi considerada “negra demais” e, no ano seguinte, derrubada de seu posto por uma “mulata”. Vamos falar sobre racismo no Brasil.

 


// ALL BY MYSELF

A ilustradora mexicana Idalia Candelas (aqui o instagram dela) fez uma série de desenhos sobre mulheres que vivem sozinhas e os momentos íntimos, às vezes raros, que tanto valorizamos.

Idalia Candelas
Idalia Candelas

 


// AMANDLA

Uma entrevista com Amandla Stenberg sobre a forma sexista como a mídia trata as jovens atrizes. Aqui.

 


// FEMINISMO NEGRO E FILOSOFIA

A mestra em Filosofia Política e militante do feminismo negro Djamila Ribeiro participou da vídeo aula Mulheres na Política, curso de formação livre do labexperimental.org. Assista ao vídeo:

 


// SUSAN SARANDON

Os peitos da atriz levantaram um debate sobre como é difícil envelhecer, especialmente se você é sexy aos 69 anos em Hollywood. Leia aqui.

 


// MERCADO DE TRABALHO

Um estudo do Peterson Institute for International Economics divulgado neste mês aponta que ter mulheres em altos cargos executivos pode estar diretamente relacionado a uma maior rentabilidade da empresa. Companhias que aumentaram a presença de mulheres em até 30% em cargos de alta hierarquia viram, em média, um crescimento de 15% em sua rentabilidade. Leia aqui.

 


// MIRANDA JULY

Dez motivos para amar a escritora, cineasta e artista Miranda July. Aqui.

miranda july

 


// ADELE

Entrevista bem compridinha com a cantora na edição de março da “Vogue” americana, com ensaio fotográfico de Annie Leibovitz. Leia mais aqui.

 


Até a próxima semana, ovelhitas! Força \o/

Mais de Letícia Mendes

Conheça: Mag Magrela

A Mag Magrela é uma grafiteira, de 30 anos, que nasceu em...
Leia mais