Uma Piscina de mulheres artistas

Rachel Denti para a Piscina

 
A Piscina é uma nova plataforma que reúne e divulga os trabalhos de mulheres artistas de diversos segmentos. Os materiais publicados no site passam por uma curadoria e são revezados de tempos em tempos. Depois são divulgados no Instagram e Facebook.

 

Pôster do trabalho de Ana Luiza Fortes e Nataly Callai
Pôster do trabalho de Ana Luiza Fortes e Nataly Callai
 
A Piscina é formada por Ana Luiza Fortes (atriz, 29), Nataly Callai (cineasta/escritora, 27) e Paula Franchi (arquiteta, 27) que fazem a curadoria do site. Conversei com a Nataly que me contou sobre o projeto e a equipe:

“A gente se conheceu quando todo mundo morava em Florianópolis, mas hoje em dia a Ana tá em Madri e a Paula em São Paulo.”

 

Fotografia de Ana Luiza Fortes
Fotografia de Ana Luiza Fortes
 
Arte de Camila Novello para a Piscina
Arte de Camila Novello para a Piscina
 
“Nós sempre fomos muito entusiastas dos trabalhos umas das outras, e de outras meninas das quais a gente ouvia falar ou descobria na internet – e isso sempre foi tão inspirador, e encorajador, e necessário. Então quando a ideia da Piscina apareceu (inspirada em outros coletivos de Londres e NY) foi tudo muito simples e rápido. A gente não precisou explicar ou defender a ideia uma pra outra. De cara pareceu incrível que a gente pudesse canalizar toda essa girl crush e realmente fazer algo com isso – dividir nossos achados com outras pessoas, descobrir artistas novas e ajudá-las a mostrar o trabalho pra um público maior, e ainda inspirar outras meninas a criarem suas coisas.”

 

Bordado de Paula Franchi – uma das curadoras – na Piscina
Bordado de Paula Franchi – uma das curadoras – na Piscina
 
Há alguma ideia, ainda bem abstrata, de produzir material gráfico com os trabalhos das artistas participantes, mas como a Piscina é jovem (começou em julho) os processos desse projeto ainda estão sendo estudados.

 

Fotografia de Juliana Coelho
Fotografia de Juliana Coelho
 
“A Piscina começou como uma plataforma exclusivamente online, mas há uns meses apareceu o convite para participar de uma feira de publicações independentes e a gente tá bem animada pra ainda esse ano conseguir viabilizar a nossa participação com as produções individuais das meninas. Tem várias artistas que estão longe do circuito de SP, onde acontece a maioria desses eventos, e pareceu um jeito legal de colocá-las ‘na roda’ também. Vamos ver.”

 

Arte de Anastasia Pugacheva
Arte de Anastasia Pugacheva
 
Arte de Gisela Navarro
Arte de Gisela Navarro
 
Colagem de Pauline Zenk
Colagem de Pauline Zenk
 

Se você também é artista, mande o link de seu porfolio + seu nome, idade e cidade para: minasnapiscina(arroba)gmail.com!

Confira todos os trabalhos e acompanhe o projeto aqui.

Mais de Fernanda Garcia

Sete entre todas de Sorocaba

Eu conheci a Naíra em meados de 2008, em uma comunidade do...
Leia mais