Um tapa na autoestima com Frances Cannon

Frances Cannon
Simples e motivacionais, seus desenhos ajudam a dar um boost na autoestima e confiança das mulheres

Dia desses estava eu naquele passeio sem volta chamado Pinterest, quando me deparei com uns desenhos simples, mas muito incríveis com mensagens empoderadoras. Claro que segui por aquele atalho sem volta e fui clicando cada vez mais e achando cada vez mais imagens incríveis da mesma artista. Quando consegui sair do Pinterest, acabei caindo no Google para descobrir quem era Frances Cannon, a artista de desenhos tão necessários e simples. Acabei apaixonada, mais um passeio sem volta. Minha vontade foi sair mandando as ilustrações de Frances (minha miga já ela) para todas as minhas amigas.

Frances Cannon é uma jovem artista de 24 anos, que cresceu na Tailândia ao lado dos seus pais. Atualmente, Frances estuda arte em Melbourne na Austrália. Frances conta em uma entrevista que seus desenhos começaram como pequenos lembretes para si mesma, uma forma de se encorajar a aceitar o próprio corpo e tratar a si mesma com mais carinho e amor. Como a grande maioria das mulheres, Frances não tem um corpo capa de revista. Seu caminho para romper com os padrões e iniciar sua própria revolução foi sua arte. O resultado são desenhos simples, diretos e muito necessários.

 

 
De pequenas notas para si mesma, seus desenhos acabaram ganhando o mundo e se mostrando excelentes ferramentas para outras mulheres caminharem em rumo a aceitação de seus corpos. Foi assim que cheguei até Frances Cannon. Como eu falava, em uma das minhas buscas pelo labirinto do Pinterest, me deparei com um desenho e uma frase que mexeram comigo. No desenho aparecia a seguinte frase: “Olá, corpo. Você está ótimo hoje e eu prometo te tratar com amor”. A imagem era tão simples e tão amável, que fiquei desconcertada. Levantei da cadeira e me olhei no espelho: Sim, meu corpo é ótimo, é ele quem me leva para tantos lugares incríveis, é ele quem experimenta a vida comigo, é através dele que sinto cada pequena molécula desse mundo.


Frances Cannon nos relembra da necessidade de olhar para si mesmas com afeto. Um corpo perfeito é aquele que sustenta seus sonhos e não aquele que agrada uma sociedade com padrões totalmente deturpados. Com desenhos que levam mensagens positivas buscando a aceitação dos corpos femininos, Frances começou em si uma pequena revolução.

A vontade de mandar mensagens com desenhos de Frances Cannon para minhas amigas segue tão forte que achei melhor reunir aqui os desenhos dessa artista tão fundamental. Com 24 anos, Frances Cannon já salvou muita autoestima por aí. Como ela mesma diz:

“Todos os meus desenhos são lembretes diários (para mim e para os outros) de que é normal ter funções corporais, é normal ter emoções, é normal ter corpos diferentes do padrão de beleza da sociedade. É normal ser humano.”

Segura esse tapa na autoestima, garota!

É super normal ser você mesma!

 

 
Você poder conferir o trabalho da Frances Cannon aqui e dar aquele like esperto na página do Facebook dela. Se quiser saber mais sobre ela, abaixo linkamos algumas entrevistas (em inglês):

    Using illustration to combat taboos around the female body

    Interview with artist Frances Cannon

    Frances Cannon And The Push For Body Positivity In Art

 

Mais de Estela Rosa

Estante das minas: Matilde Campilho

Conheci a Matilde Campilho quando, em uma quinta-feira qualquer, fui trabalhar na...
Leia mais