#MulheresNoYoutube

Já falamos aqui sobre uma iniciativa super interessante que o Youtube criou para comemorar o mês da mulher chamada Youtube Spaces Women’s Program, destinada a empoderar mulheres tanto na frente como atrás das câmeras.

O programa selecionou vlogueiras influentes de diversos países para atuar como diretoras criativas e colaborar com a produção de diversas youtubers e estimular mais a participação feminina na plataforma.

No Brasil, essa tarefa ficou a cargo de Jout Jout e ela correu atrás de mulheres maravilhosas não para ensinar, mas para aprender e entender diversas vivências do feminismo e empoderamento feminino. Entre as colaboradores, Jout Jout fez vídeos com as minas lacradoras do Canal das Bee, Afro e Afins, Malena, Liliane Prata, Julia Petit entre outras.

O resultado foi uma lista de conteúdos riquíssimos, discutindo feminismo negro, mulheres em games, empoderamento e protagonismo feminino.

Um destaque para o vídeo fantástico com Nataly Neri, do canal Afros e Afins, no qual ela explica da maneira mais didática possível conceitos como feminismo negro, as raízes do feminismo branco e a apresentação de pautas exclusivamente brancas, deixando de lado minorias que são duplamente oprimidas. Enquanto as sufragistas do começo do século XIX reivindicavam o direito ao voto e a participação no processo político; as mulheres negras lidavam com outras problematizações: lutavam contra a hipersexualização de seus corpos e com outros mitos como o da Tia Anastácia, Mulata Exportação e o mito da mulher negra barraqueira.

 

 

Confira todos esses vídeos e outras produções de outras vlogueiras do programa ao redor do mundo clicando aqui. Para ver as produções nacionais, assista a playlist:

 

 

Escrito por
Mais de Fabi Oda

Murakami, querido, continue com o que sabe

O eterno candidato ao prêmio Nobel de Literatura Haruki Murakami rompeu os...
Leia mais