Por uma maquiagem sem crueldade

Maquiagem? Só #crueltyfree

Quando eu era pequena, sempre que o raro assunto “teste em animais” era citado eu imaginava um monte de animaizinhos sendo maquiados num tipo de camarim, hahaha! Infelizmente não é bem assim que acontece.

Mas calma, esse post não é pra colocar fotos chocantes de coelhinhos machucados e te fazer chorar, é apenas para conscientizar que SIM, existem muitas marcas que amamos do fundo do nosso coração que fazem testes em animais e que talvez a gente pudesse parar 10 minutos da nossa vida pra pensar neles e enxergar opções #crueltyfree (sem crueldade aos animais) no mercado.

Se você acha que não tem salvação e já está lacrimejando só de pensar no seu batom da MAC, fique calma, existem muitas marcas incríveis que são #crueltyfree.

Separei 5 marcas e os produtos que mais gosto de cada uma:
 

1) Granado

Além de ser 100% bazuca (vamo ajuda os brothers) tem as embalagens vintages mais lindas.

granado
 

2) Natura

Outra marca brazuca que taí ajudando o meio ambiente e trazendo produtos super bons pra gente num preço bacana.

natura
 

3) Lush

A marca inglesa chegou ao Brasil pra alegria de todos. Vale a pena ir á loja e ficar com vontade de esfregar todos aqueles sabonetes cheirosos na cara hahaha Hoje em dia prefiro guardar uma graninha a mais e comprar tudo lá :)

lush
 

4) Nyx

Uhu! E você aí chorando por causa da sombra quebrada. A Nyx tem as melhores sombras em bastão que eu já usei.

nyx
 

5) Contém 1g

Ah lá as opções de batom pra você que tava tristona. As cores são super fortes e sempre tem umas sombras em pó malucas com glitter, amo <3

contem1g
 

Outras marcas bacanas que são #crueltyfree mas nunca usei muito: Smashbox, Urban Decay, bareMinerals e Stila (essas quatro você encontra na SEPHORA) e Éh Cosméticos.

cachorro2

Tá, não precisa se sentir a pior pessoa do mundo por comprar uma máscara da Maybeline na farmácia, mas olha só, agora você já sabe um monte de marcas legais que não machucam nossos preciosos. Um passo de cada vez :)
 

E aqui vão alguns links úteis:

Empresas nacionais que não testam em animais:
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

Lista oficial da PETA que:

TESTAM
http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest.pdf

NÃO TESTAM
http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdonttest.pdf

Ilustrações e imagens por Bárbara Malagoli (Baby C)

Tags relacionadas
, ,
Mais de Bárbara Malagoli

♪ E aí, broto? ♪

A música de 2015 poderia aprender muito com a música dos anos...
Leia mais
  • Daniele Cyrino

    Nao sei se é problema no meu navegador mas o link das internacionais que não testam abre a página das que testam

    • Corrigido, Daniele! Era erro nosso mesmo! (;

  • Thamara Silva Araújo

    Vi em muitos lugares fazendo o disclaimer da Nyx, por exemplo, que é cruelty-free mas pertence a um grupo que faz testes, como a L’Oreal. Na verdade, acho que isso talvez seja até um motivo a mais para consumir. No mundo ideal, a empresa começaria a ver (e $entir) o poder de engajamento de uma marca cruelty-free frente às outras e começa cada a vez mais a investir em iniciativas assim. Não é essa a idéia, no fim? :)

    • Bárbara Malagoli

      Pois é, num mundo perfeito nenhuma empresa de fato faria testes,essas marcas fazem parte de grupos maiores, mas não entram na onda e tentam lutar contra a crueldade. Acho errado boicotar, temos que apoiar essas marcas mesmo :) né?

  • Carol

    Eu já ouvi falar que existe aquelas marcas que tem serviços terceirizados. Tipo, ela não faz testes em animais mas ~usa~ de quem faz. Uma coisa assim, ou seja, acaba que ela não leva a “culpa”, vamos dizer assim, mas ~indiretamente~ ela faz testes em animais. Não sei se é bem assim e nem como funciona, mas já ouvi falar disso. Vocês podem explicar? E se existe isso mesmo, quais são essas marcas?

  • Carol

    Eu já ouvi falar que existe aquelas marcas que tem serviços terceirizados. Tipo, ela não faz testes em animais mas ~usa~ de quem faz. Ou seja, acaba que ela não leva a “culpa”, vamos dizer assim, mas ~indiretamente~ ela faz testes em animais. Não sei se é isso e nem como funciona, mas já ouvi falar. Vocês podem explicar? E se existe isso mesmo, quais são essas marcas?

    • Oi Carol! Sim, isso existe! Na verdade foi assim que muita empresa européia foi desmascarada, dizendo que não faziam testes mas mandavam seus produtos para terceirizadas fazerem. Essa cadeia produtiva terceirizada só tende a piorar a qualidade dos produtos, a vida dos trabalhadores envolvidos e a transparência das empresas com seu consumidor. Este post aqui do site “The Vegan Women” (em inglês) que explica sobre a terceirização de testes da indústria cosmética e como podemos realmente comprar produtos verdadeiramente #crueltyfree http://www.theveganwoman.com/why-your-cruelty-free-cosmetic-purchase-may-still-support-animal-testing-and-exploitation/

  • Isabela Bandeira

    Diz na matéria que Stila é cruelty free, mas na lista de marcas que testam, ela está lá. Não sei se estou viajando na maionese, mas MAC havia parado de testar há algum tempo, não? :(

  • Isabela Bandeira

    A matéria diz que Stila é #crueltyfree, mas está na lista de marcas que testa… Ou eu que estou pirando? Fico triste em saber que marcas mais populares e que mais têm ramificações de produtos no mercado são as que mais testam, como a L’Oreal. Não que seja surpresa, mas fiquei triste em saber que a M.A.C. e a Aussie também testam. É bom começar a investir em marcas mais caras, mas que não fazem uso dessa prática. :)

    • Oi Isabela! Pois é, em 2013 a Stila afirmou não ser mais #crueltyfree para atingir clientes que antes não compravam da marca por conta disso. Porém, como respondi pra Carol lá em cima, é uma marca que, em alguns países, terceiriza estes testes por exigências locais. No site deles diz assim: “Stila Cosmetics não testa nenhum de seus produtos em animais, nem pedimos terceiros pra fazer isso em nosso nome, a menos que isso seja exigido por lei nos países em que nossos produtos são distribuídos.” Então ela não é REALMENTE uma marca sem crueldade. Para saber mais: http://www.maquiagemdebonita.com/2014/09/marcas-polemicas-em-relacao-aos-testes.html

      • De todas as marcas ali em cima eu compro sem medo os produtos da Lush, Granado e Natura. Essa terceirização de testes é o que mata a transparência de muita empresa.

      • Isabela Bandeira

        Ah, sim! Entendi bem agora. Pena que, mesmo com essas listas divulgadas, a gente nunca sabe bem o que acontece ~por baixo dos panos~, né? Aí entra a questão da transparência. Mas, bem, pelo menos as marcas nacionais estão ganhando bastante espaço aí, né? Servem como opções substitutivas, hehe. Só sei que esse é o alerta para deixar de comprar (ou, pelo menos, evitar) cosméticos da L’Oreal e Maybelline, por mais que sejam bem acessíveis.

        • Bárbara Malagoli

          Nem me diga! #todaschora tô comprando só Granado e Lush <3 que virou minha nova marca do s2

    • Bárbara Malagoli

      Pois é, uma tristeza. Muitas marcas como a M.A.C também me deixaram deprê ; ( Stila Cosmetics não testa nenhum de seus produtos em animais, nem pede terceiros pra fazer isso no nome dela.O fato de algumas pessoas considerarem ela fora da lista é que ela permitiu a venda em países em que isso é OK mas que não apóia. Existem muitas empresas que usam a bandeira “cruelty free” mas as vezes terceirizam.Essa marca por exemplo está em varias listas que não fazem testes em animais nos produtos distribuídos no Brasil. As vezes algumas fazem partes de ramificações que testam, mas acho importante que pelo menos levantem essa bandeira e sejam contra.